Buscar

AV Consultoria Interna de RH

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: GST0341_AV_201201201331 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201201201331 - ELISÂNGELA FERREIRA RIOGA SILVA 
	Professor:
	ANA CLAUDIA MAIA
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 3,5        Nota de Partic.: 1        Data: 09/06/2014 09:11:24 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201454231)
	sem. N/A: Relacionamento consultor-cliente
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Filipe é consultor interno de RH da empresa de seguros MaisVida. Certo dia Filipe foi abordado pela assistente técnica de sinistro Carolina que queria expor-lhe alguns aspectos do seu trabalho. Carolina explicou que estava com algumas dificuldades de relacionamento com a sua chefia. Estas dificuldades estavam provocando a perda de rendimento, portanto, atrapalhando o seu desempenho. Depois de alguns minutos de relato, Filipe interrompeu Carolina dizendo que não poderia interferir no assunto, pois se tratava de algo particular entre ela e seu gestor. Um assunto pessoal que ela deveria tratar diretamente com o gestor. Carolina esclareceu que já havia feito várias tentativas de conversar expondo a ele as dificuldades de relacionamento, mas o gestor não se mostrava receptivo e, quase sempre, agia com rudeza encerrando a conversa. Mesmo com estes argumentos de Carolina, Filipe manteve sua postura e disse que não poderia se envolver. Analisando a situação exposta, verificamos que o CI de RH não agiu corretamente. Explique clara e objetivamente por que o comportamento do sr. Filipe não foi adequado e o que se busca quando, em casos como este, o CI de RH se comporta da forma correta.
		
	
Resposta: O comportamento de Sr Filipe não foi adequado pois a CI de RH vem para solucionar problemas, elaborar um plano ou projeto para melhorar o ambiente de trabalho.
	
Gabarito: 
PADRÃO DE RESPOSTA: em seu discurso o aluno deve ser capaz de: a) Identificar que o sr. Filipe deixou de cumprir importante atitude do CI de RH que é a parceria, a relação de ajuda que deve-se estabelecer entre o consultor e o cliente. b) apontar que o CI de RH precisa analisar e buscar em conjunto com o cliente as possíveis soluções para cada caso. c) concluir que agindo corretamente estas atitudes pretendem reduzir as distorções ou falhas nos processos (ou relacionamentos) que provocam perda de desempenho ou afetam o clima organizacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201450674)
	sem. N/A: Perfil de um consultor interno de recursos humanos
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Quando observamos as características do perfil profissional e pessoal de um consultor interno de RH, é identificado um profissional que busque agir meticulosamente na composição de um perfil profissional que possa atuar realmente como um ajudador, um conselheiro, um solucionador de problemas com as habilidades e atitudes compatíveis com o papel.
Com base na afirmação do enunciado, descreva as formas usuais de como achar/buscar/selecionar este profissional, que atenda as especificidades narradas.
		
	
Resposta: perfil técnico,confiança.
	
Gabarito: 
O aluno deve citar as duas formas usuais utilizadas, sendo: Dentre as muitas empresas que adotaram a consultoria interna de RH, algumas admitiram que esses consultores internos poderiam ser os próprios executivos e técnicos, selecionados dentre os que tivessem mais competência e motivação para o exercício do papel.
 
Outras empresas optaram por selecionar os mais aptos e predispostos e submetê-los a um treinamento específico e intensivo de modo que seus conhecimentos, habilidades e atitudes fossem potencializados em proveito da atuação profissional de um efetivo consultor interno.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201318219)
	1a sem.: objetivos da consultoria
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O serviço de consultoria ao cliente se realiza por meio do diagnóstico e processo de intervenção técnica. Os objetivos do serviço de consultoria são, exceto:
		
	
	Formular e propor soluções 
	
	Recomendar ações pertinentes 
	
	Todas as respostas estão corretas 
	
	Decidir e aplicar soluções sem consultar o cliente 
	
	Identificar as necessidades do cliente 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201317879)
	2a sem.: Consultoria interna
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em relação a consultoria interna é correto afirmar que:
		
	
	Visa solucionar problemas sendo exercida por empresas do ramo em assuntos de sua especialidade
	
	São um grupo de consultores especialistas que transferem as metodologias e técnicas administrativas para empresas contratantes
	
	Seus profissionais atuam na forma de ¿network¿ , dispondo de escritórios próprios e conduzindo projetos no âmbito de sua empresa
	
	Pode ser exercida por um ou mais profissionais do quadro, formando um grupo especializado.
	
	Trata-se de atividade paralela exercida por um profissional autônomo sob liderança de um gestor devidamente qualificado e integrante do quadro de funcionários
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201317890)
	3a sem.: Consultor interno
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O Consultor Interno possui como principal papel o de oferecer ao seu cliente interno o melhor serviço, com qualidade e dentro de suas reais necessidades. Porém, para alcançar esse objetivo, ele precisa ter ou desenvolver competências, exceto : 
		
	
	Ter uma atuação restrita e perfil especialista definindo as áreas de conhecimento que darão sustentação ao seu trabalho 
	
	Ser multidisciplinar
	
	Reconhecer suas próprias limitações para gerar credibilidade 
	
	Demonstrar isenção e racionalidade 
	
	Possuir um perfil negociador por excelência 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201317900)
	4a sem.: Consultoria interna
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Segundo a consultora Elizenda Orlickas ,¿Prover a organização de informações descentralizadas de um projeto de consultoria interna de Recursos Humanos¿. Este conceito refere-se : 
		
	
	Ao papel do consultor interno de RH
	
	A uma fase de implantação de uma consultoria interna de Rh 
	
	Ao objetivo de uma consultoria interna de Rh 
	
	A visão generalista de uma consultoria interna de Rh 
	
	A metodologia de uma consultoria interna de Rh 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201317903)
	5a sem.: IBCO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Para os propósitos do IBCO(¿ INSTITUTO BRASILEIRO DOS CONSULTORES DE ORGANIZAÇÃO DO CONSULTOR ORGANIZACIONAL),entende-se por Consultoria de Organização a atividade: 
		
	
	De fomento a pesquisa e de desenvolvimento de instrumentos e técnicas de administração e produção de programas de treinamento adequados às necessidades de uma empresa 
	
	De mapeamento e reengenharia de processos de negócios integrando serviços de alta qualidade 
	
	Exercida individualmente, ou através da direção técnica de empresas compostas de profissionais com formação adequada para essa atividade, dedicadas à prestação desses serviços especializados para terceiros 
	
	De prestação de serviços especializados para terceiros feita coletivamente por consultores com formação adequada para essa atividade
	
	De cooperar com outras empresas do País ou estrangeiras, na prestação de serviços especializados de consultoria 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201317922)
	6a sem.: Gestão de pessoas
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Encontram-se dentre os objetivos da Gestão de Pessoas,exceto:
		
	
	Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados. 
	
	Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.
	
	Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho. 
	
	Desenvolver a ênfase na especialização 
	
	Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201450970)
	sem. N/A: A consultoria interna de R.H. e seus benefícios
	Pontos: 0,0/ 1,0 
	Na perspectiva da consultoria interna de RH e seus benefícios, foi observado os amplos benefícios da consultoria interna de RH para o desenvolvimento da empresa. No decorrer do estudo sobre este tema, o cenário subjacente tem sido a mudança acelerada que se observa em todos os aspectos da sociedade humana globalizada. Essa transformação afeta diretamente a dinâmica das organizações empresariais, onipresentes no contexto econômico mundial. Fica evidente que essa dinamização, por sua vez, determina a competitividade acirrada que as organizações enfrentam em busca de sobrevivência e expansão, uma em função da outra, em condição de complementaridade. Diante da contextualização, faça a leitura de algumas razões ponderáveis que tornam a consultoria interna de RH particularmente benéfica para a melhoria contínua dos processos internos da empresa e assinale a única questão opção que responde plenamente a questão: (I) Descentralização da execução das políticas e procedimentos de RH para as demais áreas funcionais da empresa ¿ diretorias, gerências e setores operacionais ¿ uma vez que estas áreas são objetos dessas orientações. Neste caso, a atuação da consultoria interna de RH junto a essas áreas-clientes permite o apoio imediato e competente para dirimir dúvidas, fazer as adequações oportunas e ajudar na solução de problemas que possam decorrer dessa implementação necessária. (II) A ajuda do consultor interno de RH não se limita ao esclarecimento em caso de dúvidas, à formulação de opções para a solução de problemas específicos ou ao aconselhamento nas decisões das chefias em assuntos de RH, mas na elaboração e implementação de projetos dessa natureza que sejam do imediato interesse dessas chefias. (III) Um aspecto compensador do emprego de consultores oriundos dos quadros da empresa é o aproveitamento eficiente do potencial desses colaboradores especializados e que, como consultores internos, eles podem ter acesso a uma nova carreira em que se tornarão profissionais evolutivamente multidisciplinares e com sólida visão sistêmica da participação da função RH na estratégia de negócios da empresa. (IV) A disponibilidade de uma equipe de consultores internos de RH, devidamente qualificados e com a experiência que o desempenho oferece, significa ainda a oportuna redução do custo em relação ao mesmo serviço contratado externamente. (V) A presença dos consultores internos junto aos seus clientes, os diretores, gerentes e chefes das diversas áreas na organização, também faculta a transferência de ideias sobre a moderna tecnologia de gestão de pessoas, gerando uma convergência de conhecimentos e atitudes que afetam positivamente o desempenho desses líderes executivos. 
		
	
	Todas as opções atendem ao enunciado
	
	As opções II e III atendem ao enunciado
	
	Apenas a opção I atende ao enunciado
	
	As opções I, II e V atendem ao enunciado
	
	As opções II e IV atendem ao enunciado
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201456523)
	sem. N/A: AULA 9
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	É um fator complicador para o sucesso nos processos de mudanças nas organizações:
		
	
	O exercício multidisciplinar da função gerencial.
	
	O treinamento prévio de consultores internos para cada projeto.
	
	A predominância de uma cultura organizacional baseada na inovação.
	
	A centralização na execução das políticas e procedimentos de Recursos Humanos pelas diferentes áreas funcionais.
	
	A validação integral dos projetos de mudança pela alta direção.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Continue navegando