Buscar

Medicalização de consumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Isabella de Oliveira 
Medicalização de consumo 
	Gilles Lipovetsky, em "A felicidade paradoxal", faz uma análise sobre a medicalização de consumo que parte de uma sociedade que não consome apenas medicamentos, mas consome informações médicas que hoje estão muito acessíveis. Da mesma forma que procura-se consultas e tratamentos, busca-se um cuidado pela saúde através de conselhos médicos e prevenção. Sendo assim, a saúde e o bem estar são uma preocupação onipresente em nossas vidas. 
	A medicalização não pode ser entendida fora de um contexto biopolítico, uma vez que é um dispositivo de individualização do poder e de comando da população, em meio a esse contraste, os corpos são controlados individualmente e programas e políticas de saúde pública são utilizados de maneira universal para uma população, ainda que apresente diversidade. Como abordado por Foucault, a biopolítica consiste na ação do Estado ao controlar os corpos da mesma forma que controla a população. Os programas de higienização na Europa nos séculos XVII representam claramente o início desse processo que aliou a medicalização com a política. 
	Entretanto, o dispositivo da medicalização dá a falsa impressão de que as tecnologias em si estão dominadas e que as mesmas podem controlar nosso humor, por exemplo, e criou-se um ciclo de gestão de problemas existenciais através de medicamentos. Neste sentido, a medicalização instala a tolerância e, enquanto as emoções estiverem controladas, dificilmente serão instaladas formas de resistência coletivas - um dos motivos pela qual a medicalização de consumo é um dos pilares biopolíticos. Por esta razão, tal dispositivo é entendido simultaneamente como princípio inibidor e mantenedor de uma forma específica de poder.
	Em meio a esse contexto, a saúde se tornou uma religião dogmática, que estabelece padrões comportamentais e induz ao uso de medicação e exames. Ocorre uma mobilização total de diversos setores da sociedade contra fatores de risco, como obesidade, por exemplo. Da mesma forma que a mídia e a propaganda tentam vender os alimentos gordurosos e pouco saudáveis, elas exigem que o indivíduo seja magro e sadio. O homem está, cotidianamente, diante da pressão por superar a si mesmo e sentir-se bem ao mesmo tempo, o que culmina na medicalização não apenas do corpo, mas também das sensações. Juntamente desse conflito, o corpo se tornou uma matéria a ser corrigida e transformada, com o auxílio das intervenções cirúrgicas e do consumo de psicotrópicos para a gestão de problemas existenciais. 
	Existe uma inquietação e uma busca utópica pela saúde, que não se restringe à cura, apenas. Cabe à indústria farmacêutica, aos profissionais de saúde e ao sujeito, a premonição do futuro, uma vez que o consumo funciona como um antidestino, pois o neoconsumidor deixou de preocupar-se apenas com a visibilidade social e, hoje, procura também o controle do seu corpo e luta contra a fatalidade natural. Evita-se, então, envelhecer, engordar, adoecer, poluir e procura-se cultuar a saúde. Paralelo a isso, cresce uma angústia relacionada ao corpo, a saúde e a doença. Então, o consumo perpassa as aquisições materiais e chega ao domínio das subjetividades.

Outros materiais