Buscar

ESTÁGIO SUP. GESTAO ESCOLAR

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 VERÔNICA NORMA DALBERTO BALDISSARELLI
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR
JARAGUÁ DO SUL – SC
2016
VERÔNICA NORMA DALBERTO BALDISSARELLI
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR
Relatório de Estágio Supervisionado de Gestão Escolar apresentado a UTA Organização Escolar do curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
JARAGUÁ DO SUL - SC 
2016
INTRODUÇÃO
Atualmente entende-se que o momento destinado à execução do Estágio Supervisionado é de suma importância, tratando-se de um período em que o docente do curso de Pedagogia adquire e aprimora os conhecimentos e habilidades primordiais ao exercício de um excelente profissional, tendo como principal função integrar toda a teoria aprendida durante a ministração das aulas e leitura dos livros didáticos a prática. Esta experiência proporciona ao estudante a vivência em situações reais do dia a dia do seu futuro contexto de trabalho.
 Tem como princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica “pôr em uso” conhecimentos adquiridos em todos os aspectos da vida humana. Além de se tratar de uma atividade de relacionamento humano comprometida com os aspectos afetivos, sociais, econômicos, políticos e culturais, exigindo do docente a construção de uma consciência crítica da realidade e suas articulações.
Sendo uma atividade de tal importância que é assegurada e determinada pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96. Além disso, de acordo com a Lei 11.788/2008, Art. 1º, 
Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa á preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (Lei 11.788/2008, Art.1º).
Assim, compreende-se o Estágio Supervisionado como via fundamental na formação do professor, o considerando essencial, e entendendo que o mesmo possibilita a relação teoria-prática, aprimora os conhecimentos do campo de trabalho, bem como amplia os conhecimentos pedagógicos, administrativos, além de conhecimentos da organização do ambiente escolar, assunto de maior relevância neste relatório.
Definimos então como objetivo principal de estudo os pressupostos da gestão escolar, percebendo assim que este período tem por finalidade nos fazer pensar e debater essencialmente a respeito dos fundamentos de gestão escolar, além de compreender os nexos que constituem os processos de gestão escolar e sua relação com os determinantes socioeconômicos, considerando a natureza e a especificidade da organização do trabalho pedagógico escolar; refletir sobre a prática pedagógica observada, enfatizando os elementos norteadores da ação do pedagogo nas unidades escolares (conselho de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada, hora- -atividade, planejamento de ensino, organização dos espaços); dialogar acerca dos fundamentos da gestão escolar; analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico no contexto. Escolar; compreender a importância de uma gestão escolar democrático-participativa para o contexto escolar.
Para o presente relatório, o Estágio Supervisionado foi realizado no período de 11/04/2016 a 13/05/2016 em instituição de ensino da rede particular denominada Centro de Educação Infantil Aprendiz, localizada na Rua Luiz Kienen, 112, Centro, Jaraguá do Sul-SC, CEP: 89.251-630, inscrita sob o CNPJ: 14.012.453/0001-42, pela docente do curso de Pedagogia Verônica Norma Dalberto Baldissarelli, RU: 1190505.
Tendo sido utilizada como metodologia, diversas visitas a instituição, conversas com pais, entrevista com a equipe, incluído direção, professores e auxiliares, observação da rotina escolar, leitura do PPP (Projeto Político Pedagógico), observação dos planejamentos, além de acompanhamento das atividades rotineiras, como reuniões com pais e professores.
Discutiremos aqui todo o conhecimento adquirido a respeito da gestão escolar da instituição acima citada neste período, relatando os pontos observados, bem como criticando e apontando soluções para os problemas encontrados.
	
CONHECENDO A ESCOLA
Características da escola estagiada.
O Estágio Supervisionado de Gestão Escolar foi realiza do no Centro de Educação Infantil Aprendiz, situado á Rua Luiz Kienen, , número 112, no bairro Centro, CEP 89.251-630, localizada na cidade de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (47) 3275-6603 e do e-mail marco@ceiaprendiz.com.br.
A escola oferece atendimento nos níveis de educação infantil, nos períodos matutino e vespertino.
A instituição atende ao número total de 107 (cento e sete) alunos, desse número, 3 (três) são alunos em processo de inclusão.
O Estágio foi realizado no período de 11 de Abril de 2016 a 13 de Maio de 2016, em sua maior parte no turno matutino, sendo observadas as turmas de Berçário a Jardim.
Concepções Pedagógicas
Através das observações do contexto escolar, e utilizando como ferramenta base o PPP do Centro de Educação Infantil Aprendiz, pode-se perceber que entre suas concepções pedagógicas estão valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social; estimular o desenvolvimento da criança respeitando seu nível de maturação; priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem; garantir a formação continuada aos professores e demais componentes da equipe; fortalecer a participação dos pais nas atividades escolares; fornecer apoio pedagógico para crianças acima de seis anos.
Por se tratar de uma instituição de ensino baseada por princípios cristãos – onde a Bíblia é ferramenta primordial no planejamento de todas as atividades pedagógicas- podemos perceber a valorização do homem como ferramenta essencial para construção de uma sociedade sadia, priorizando o cuidado e fortalecimento da instituição familiar como base para formação da criança.
A autoeducação é fortemente desenvolvida, construindo através dela o caminho para a educação dos princípios humanos, na síntese do saber, sentir e agir. Sendo o trabalho da instituição fornecer uma educação contextualizada que respeita as etapas do desenvolvimento infantil, entendendo que as situações problema são uma oportunidade para que as crianças assimilem os conceitos e criem seu próprio contexto, valorizando assim as inter relações, compreendendo que a educação é um processo individual tanto quanto coletivo.
O comprometimento da instituição com a sociedade e comunidade da região onde está inserida objetiva assegurar a existência de condições adequadas ao desenvolvimento da criança, buscando contribuir para o surgimento de cidadãos conscientes de si mesmo e do outro, interagindo no sentido de busca, descobertas, motivação e construção do conhecimento. 
O papel desenvolvido pelo Pedagogo
Dentro deste contexto, o professor se torna a peça principal para o funcionamento desta grande máquina de construção do futuro cidadão. Através do professor, as crianças recebem essa ação formativa, que atua no âmbito pedagógico, social, emocional e também familiar. Neste trabalho executado em parceria escola/ família, a instituição tem como principal papel social, formar um cidadão de caráter que valoriza a educação e a família.
No que diz respeito a gestão da instituição, o papel do pedagogo é valorizado por toda a equipe, entendendo-se que sua vivência em sala de aula promove uma melhor concepçãoda realidade.
Este profissional tem um papel de extrema importância em várias situações do dia a dia da escola, como por exemplo, nas reuniões com os pais, ele se torna a ponte mais forte no relacionamento família/escola. Tem participação na elaboração do calendário escolar, é o principal condutor das avaliações, bem como na construção do PPP (Projeto Político Pedagógico).
PLANO DE AÇÃO
Tema: Enriquecer o PPP (Projeto Político Pedagógico) a partir da vivencia diária.
Justificativa: A partir da leitura do PPP, e da observação da rotina escolar, pode-se perceber que a riqueza de ações proporcionadas pelos pedagogos e demais membros da equipe é muito mais rica e detalhada do que a descrita no PPP.
Objetivos: Este plano de ação tem por objetivo principal descrever de maneira clara no PPP o contexto do dia a dia escolar, para que qualquer cidadão que o acesse compreenda de maneira mais abrangente o contexto escolar. Desta maneira, tem como segundo objetivo, envolver de maneira mais profunda toda a equipe de funcionários da instituição.
Proposta de trabalho: Para que os objetivos acima citados sejam alcançados com eficácia, faz-se necessário um meio de comunicação onde a equipe pudesse registrar as observações pertinentes ao assunto, de maneira livre e informal; utilizando-se desta ferramenta, a equipe se reúne para discussão e debates, construindo em comunhão os conceitos que já são aplicados na pratica, porém, precisam ser elucidados ao público que acessa o PPP.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De maneira geral, o período de realização do Estágio Supervisionado foi gratificante e edificante para minha formação. A vivência da relação teórico/prática foi de suma importância. 
Estar presente nos momentos de conflitos, e de tomada de decisões faz com que toda a teoria aprendida venha à tona.
As situações vivenciadas demonstram um ambiente de trabalho sadio, onde existe uma busca contínua de crescimento mútuo e melhoria ao atendimento aos alunos. Toda a teoria apresentada pela escola é incessantemente colocada em prática por parte de toda a equipe de funcionários.
A base dada nos livros desta disciplina foi um papel norteador na observação e entendimento de como se deu a construção do PPP desta instituição, bem como a observação dos pontos considerados negativos no mesmo.
Por fim, posso descrever este momento como um despertar maior para a profissão, uma realidade que se descortina dos livros didáticos, textos e artigos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Retirado da internet:
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação. Disponível em:
http://escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_1.pdf
O papel do pedagogo na gestão escolar. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/papel_pedagogo_gestao_seed.pdf
Silva, Nilson Robson Guedes. Gestão escolar democrática: uma contextualização do tema. Disponível em: 
http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/306/340
Livro:
Da Silva, Mônica Caetano Vieira; Urbanetz, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia- vol. 2, Editora Saberes, 2014. Soares, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo ea organização do trabalho pedagógico- 2ª Ed.,Editora Saberes, 2014.

Continue navegando