Buscar

SIMULADO CLÍNICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO CLÍNICO 
1- A Caxumba é uma doença sistêmica, caracterizada pelo edema de uma ou mais glândulas salivares, usualmente a parótida (ocorre em torno de 30 % das pessoas infectadas). O aumento da glândula ocorre dentro de 2 dias após o começo dos sintomas e pode apresentar-se como dor no ouvido ou sensibilidade à palpação no ângulo da mandíbula. Em homens adultos, ocorre orquiepididimite em aproximadamente 20% a 30% dos casos, em mulheres, pode ocorrer ooforite com menor frequência, acometendo cerca de 5% dos casos. Estima-se que, na ausência de imunização, 85% dos adultos sejam acometidos de Parotidite infecciosa, e 1/3 dos infectados não apresentem sintomas. A doença é mais grave no adulto. Após a introdução da vacina, a maioria dos casos de caxumba ocorre em adolescentes, adultos jovens e estudantes universitários.
https://www.infectologia.org.br/admin/zcloud/principal/2017/05/CAXUMBA_finalizado_06052017.1.pdf
Devido ao edema de parótida, quais estruturas vão estar comprometidas?
2- Paciente do sexo feminino, aposentada, com 78 anos, com queixa de dor malar (região maxilar) com irradiação para arcada dentária superior à esquerda há cerca de seis meses. Realizou avaliação com dentista e, apesar de ter tratado endodônticamente o nº 26 no passado, foi liberada. Relatou que após exposição a alterações climáticas apresentou um quadro compatível com infecção de vias aéreas superiores e recebeu um tratamento com antibiótico que aliviou temporariamente os sintomas. Seu único fator de alívio era o uso frequente de antiinflamatório não esteroidal (AINE; ex: nimesulida, ibuprofeno). A radiografia trazida pela paciente apresentava velamento completo de seio maxilar esquerdo. Ao exame físico e endoscopia nasosinusal, constatou-se um desvio de septo e a presença de secreção purulenta em meato médio esquerdo. Solicitou-se uma Tomografia Computadorizada (TC) de face que apresentou lesão com calcificação do seio maxilar esquerdo. Foi indicada uma sinusotomia maxilar endoscópica à esquerda com anatomopatológico e cultura específica para fungos. A evolução pós-operatória transcorreu sem intercorrências. 
Descreva quais são os seios paranasais, relações anatômicas em caso de infecções qual o local que se procura secreções.
3- Paciente do sexo masculino, 24 anos, atendido no Hospital Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Tubarão, SC, com queixa de odinofagia (dor ao engolir) leve iniciada há três dias, com importante piora, associado à disfagia (dificuldade de engolir), febre (38º C), calafrios, mal estar, queda importante do estado geral e vômitos pós-alimentares. História mórbida pregressa de DM1 há cinco anos, insulinodependente, em acompanhamento regular com endocrinologista. Referiu calendário vacinal completo. Ao exame físico: regular estado geral, taquicárdico, desidratado, toxêmico, com temperatura de 38º C. Sem adenopatia cervical. Sem sinais de rigidez de nuca. Oroscopia (exame da cavidade oral) apresentando hiperemia (vermelhidão) e presença de placas pseudomembranosas branco-acinzentadas, aderentes na região de úvula e pilares.
 
Paciente evoluiu com piora clínica, intensa toxemia, prostração e descompensação do diabetes. Colocado em isolamento de aerossóis em ambiente de terapia intensiva, iniciado tratamento clínico com soro antidiftérico (120 mil UI endovenoso) e antibioticoterapia (Penicilina G 2 milhões de UI EV 6/6hs). Após cinco dias evoluiu com importante melhora e regressão da lesão. Diagnóstico: DIFTERIA. A doença se manifesta mais caracteristicamente por placas pseudomembranosas branco-acinzentadas, aderentes, uniformes com implantações de preferência sobre as amígdalas, pilares anteriores, úvula ou retrofaringe. Essas placas podem ainda se localizar na faringe, laringe e fossas nasais; e mais raramente observadas na traqueia, conjuntiva, pele, conduto auditivo, e até em vulva, pê- nis (pós-circuncisão) ou cordão umbilical
Sendo a faringe um dos locais de maior acometimento da difteria, descreva suas partes, musculatura e inervação. 
Descreva o trajeto e ramos dos nervos da faringe.
4- Paciente do sexo masculino, JOS, 56 (cinquenta e seis) anos de idade, relatou aumento de volume progressivo em palato há mais ou menos um ano. No momento referia ausência de dor na região da lesão e constante mal cheiro em boca. Ao exame físico evidenciou-se lesão ulcerada em região póstero-lateral esquerda de palato, apresentando consistência firme, base séssil, assintomática a palpação e medindo 3,0 x 3,0 cm em seu maior comprimento.
https://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/viewFile/6941/6654
Foi realizada biópsia incisional da lesão em região de hemimaxila esquerda,sendo que o exame histopatológico revelou presença de fragmentos de neoplasia maligna glandular, sendo encaminhado ao serviço de cirurgia de cabeça e pescoço. O adenocarcinoma comporta-se agressivamente, com forte tendência para metástases (NEVILLE et al, 2002; OGAWA et al, 2008) e rapidez no desenvolvimento da lesão, com história de crescimento total em um ano, entretanto, é mais frequente na parótida (NEVILLE et al, 2002; OGAWA et al, 2008; BARBOSA et al, 2005; RAMOS, 2010). As glândulas salivares menores, embora apresentem menor prevalência deste tumor, também são alvo de ocorrência, sendo as localizadas no palato as mais afetadas.
Sendo o palato (duro e mole) um sitio importante de neoplasias, descreva-o, citando nervos, artérias, acidentes ósseos e relações anatômicas.
5- Descrever o olho ( túnicas, músculos, câmara)
6- Descrever musculatura do esôfago, constrições.
7- Descrever traquéia e suas relações anatômicas.
8- Descrever trajeto e ramos do vago e que eles inervam.
9- Descrever ramos e trajeto do nervo facial
10- Descrever orelha e qual a relação com a cavidade oral 
11-Descrever inervação da língua 
12- Linfonodos cervicais profundos e superficiais e o que drenam.
13- Músculos ciliares inervação qual nervo q chega e fibras de onde 
14- Descrever atm lig, músculos, tipo de art elementos especiais 
15- Descreva a laringe.
16- Descrever músculos do pescoço e sua ação 
17- Relações entre olho e nariz
18- Relações do escaleno anterior.

Outros materiais