Buscar

Relatório 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Experimento 1: Síntese de um sal duplo
Jussara do Santos, Letícia Guimarães, Monique Biazon
Sal duplo, caracterização, síntese
Universidade Federal de Goiás
Síntese em Química Inorgânica
 
 
Síntese em Química Inorgânica, 20 semestre 2016, Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão
	NTRODUÇÃO
	Os sais encontram-se espalhados pela natureza, no reino animal, vegetal, mineral. Os duplos são sais que contêm cátions provenientes de duas bases diferentes ou ânions provenientes de dois ácidos diferentes. A síntese de um sal duplo é uma operação pela qual se compõe uma espécie química definida, a partir de elementos mais simples.
 É possível obter cristais sintéticos, com o objetivo de melhor compreendermos suas propriedades e utilizá-los em aplicações tecnológicas. Utiliza-se métodos espectroscópios, por meio de radiações eletromagnéticas para analisar composições químicas, como o infra-vermelho e ultra-violeta .
	SESSÃO EXPERIMENTAL
Dissolveu 5g de sulfato cúprico pentahidratado e 2,6g de sulfato de amônio em 10,0 ml de água. Aqueceu suavemente até que os sais se dissolvessem. Deixou a solução resfriar lentamente até a temperatura ambiente até formarem os sais. O complexo foi caracterizado no infra-vermelho. Colocou uma pequena porção de cristais anidros de sulfato cúprico num pequeno tubo de ensaio seco, e juntou 2,0 ou 3,0 ml de água. Adicionou então, aos poucos, solução de amônia 6 mol.L-1 até perfazer 5,0 ml. Foi feito UV antes de adicionar a amônia e depois, e fez as caracterizações.
	RESULTADOS E DISCUSSÃO
O íon Cu2+ possui apenas 3e- dos orbitais eg para evitar a dupla possibilidade de ocupação desses orbitais. Isso faz com que ocorra uma distorção da geometria do complexo. As moléculas de H2O não são ligantes tão fortes com isso o desdobramento do campo cristalino não e tão grande e as transições de banda d-d ocorrem através da absorção de quantidades pequenas de energia. Na faixa do comprimento de onda maiores do espectro visível por conta do valor de ∆o. O composto reflete o Azul claro na faixa do vermelho (620 – 750nm).
Ao adicionar NH3 na solução de sulfato cúprico observou uma mudança dessa coloração para azul escuro, isso acontece porque ocorre a substituição do ligante através da remoção das moléculas de água e a entrada do NH3 que é um ligante forte. Assim o desdobramento do campo cristalino é maior portanto a absorção de energia será mais intensa na faixa do amarelo (570 – 590 nm).
Figura 1: Espectro de UV- Vis e Infravermelho.
Com base no espectro da amostra pura é possível analisar que os picos do espectro da amostra sintetizada são semelhantes ao da amostra pura. Com isso pode– se dizer que ocorreu a complexação do metal ligante.
	CONCLUSÕES
Foi concluído que a complexação M-L foi efetivo a partir dos resultados obtidos no espectro de Infravermelho e UV-Vis. Portanto é possível através das técnicas realizadas identificar os constituintes do sal duplo através da analise dos picos de um espetro e a faixa de comprimento de onda.
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1-VOGEL,A.I. Química analítica qualitativa, Rio de janeiro, Editora LTC, 1992. Paginas 23-24
2-Espectroscopia no Infravermelho. Disponivel em<http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/4432/4432_4.PDF> Acesso em: 30 Setemb. 2016
3-Espectrocopia uv/ visível. Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectroscopia_UV/vis%C3%ADvel> Acesso em: 30 Setemb. 2016

Continue navegando