Buscar

ENGENHARIA DA QUALIDADE ATV.2

Prévia do material em texto

Engenharia da Qualidade – Prof. Cledinaldo - Atividade de Classe - 02
De acordo com o que foi discutido em sala, analise as situações abaixo:
Defina causas especiais e causas aleatórias e dê exemplo.
R: 
Causas Aleatórias: causas inerentes ao processo produtivo ou internas ao processo, são casa de difícil tratamento, em geral é economicamente inviável, são exemplos: variações de temperatura, trepidações, pequenas variações da matéria primas, etc;
Causas especiais: correspondem a causas externas ao processo produtivo, devem ser tratadas com a maior brevidade possível, são exemplos: erros na operação, inserção acidental de corpos estranho na matéria prima, etc.
Sobre o sucesso do desempenho de programas de qualidade, comente as proposições abaixo:
Não é necessário a promover a integração dos processos;
R: Errado, os programas de qualidade buscam integrar todos os processos da empresa, a melhoria contínua corresponde ao nível de integração entre os processos, o nível de padronização e o aprendizado organizacional.
A participação efetiva de “P a P” só é necessária na implantação;
R: Errado, a padronização dos processos e só ira ocorrer quando todos os responsáveis tiverem uma visão clara das suas responsabilidades / competências e a relação do seu processo com os demais. Logo, a participação de todos é primordial na implantação e na atuação contínua do programa. 
A GQT ou Gestão da Qualidade Total trata da qualidade apenas no nível tático e operacional e não estratégico;
R: Errado, pelo que foi exposto nos itens anteriores, todos os processos e todos os níveis devem está relacionados, sobretudo o estratégico que trata das diretrizes fundamentais do negócio.
Por proposta, os programas de qualidade concorrem entre si e com outros programas, por exemplo, não há compatibilidade da ISO com o BSC; MEG com custos ABC ou uma ERP;
R: Errado, os programas de qualidades devem ser integradores, ou seja, devem ser compatíveis com quais quer outros projetos, aliás, deve orientar e potencializar os demais.
Requisitos das partes interessadas correspondem às necessidades e expectativas das partes interessadas (colaboradores, fornecedores, acionistas, clientes e sociedade), porém somente cliente e acionistas devem ser considerados.
R: Errado, partes interessadas dizem respeito a todos os atores do negócio, todo devem ser considerados para o sucesso e perenidade do negócio.
Uma forma de entender o conceito e a importância dos sistemas de qualidade e de viabilizar a aplicação da padronização e da melhoria nesses sistemas é a aplicação do ciclo PDCA. Este dispositivo também fortalece que a busca pela qualidade é um processo contínuo. Assinale a alternativa que apresenta as fases do ciclo PDCA.
Planejamento, Divulgação, Correção e Aplicação; b) Planejamento, Execução, Verificação e Ação corretiva; c) Planejamento, Treinamento, Contratação e Atuação; d) Programação, Desenvolvimento, Compras e Ação corretiva; e) Programação, Desenvolvimento, Projeto e Construção.
A empresa AguaPura LTDA, fabrica e envasa a marca de água mineral Santa Límpida. Esta marca de água é direcionada ao público C, corresponde a uma daquelas marcas vendidas em sinais de trânsito. O grande diferencial desta marca é o preço, pois o cliente principal não é exigente. A demanda é tanta que não há sequer a formação de estoque; a produção sai direto para os caminhões de entrega. A empresa não dispõe de um programa de qualidade, cumpre apenas as obrigações legais; mantém um técnico encarregado de mensurar característicos de qualidade, tais como, PH, concentração de sais, turbidez entre outras. Analise a seguinte questão: A não qualidade não implica em fracasso da empresa? Por que esta empresa se mantém no mercado? Empresas como estas são “tubarões” ou apenas peixinhos em um mar sem tubarões? Comente.
R: A qualidade “ruim”, processos ineficientes, retrabalhos, entre outros podem não ser “fatais” no curto ou até mesmo médio prazo, a empresa pode se manter no mercado por fatores tais como: falta de concorrentes; ampla demanda, cliente não exigente, etc. Porém, tais fatores não são capazes de garantir a sobrevida da empresa a longo prazo. Se ela não se fortalece com seu mercado poderá facilmente sofrer com mudanças no ambiente de mercado, tais como mudanças na legislação, chegada de concorrentes, etc. Uma visão seria: um “peixinho” em um mar sem tubarões.
De acordo com análise de mercado e tomando como referência seu Benchmarking*, uma empresa que fabrica lâmpadas com a vida útil de 900 a 1100 horas decide fabricar com vida útil de 2000 a 2500 horas, supondo que esta alteração não implica em aumento de preço; ao mesmo tempo investiu em capacitação dos técnicos e na melhoria dos procedimentos de qualidade do produto, tendo como objetivo a redução de custos decorrentes de itens defeituosos. Estas ações estariam relacionadas com Qualidade de Projeto ou Qualidade de Conformação? Podemos dizer que neste caso há os dois tipos? Comente. (*) consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante.
R: Como se trata de uma melhoria nas características do produto (mudança na vida útil da lâmpada) e não apenas adequar as lâmpadas aos requisitos do projeto, trata-se de qualidade de Projeto e não de conformação, ou seja, qualidade Ofensiva.
Um processo produtivo é inspecionado em grupos de 500 peças; a mostra utilizada na inspeção é de 20 peças; a realidade dos lotes é o percentual de 2% de defeituosa; como critério de aprovação dos lotes adotou-se o limite de 2 peças defeituosas na amostra; um lote será considerado “bom” se apresentar no máximo 5% de defeituosas. Sobre o contexto, responda as questões seguintes:
Identifique todos os elementos de um plano de inspeção relacionados no texto;
R: N=500; n=20; p=2%; a=2 e NQA = 5%
Apresente conceito para todos os elementos de um plano de inspeção relacionados no texto;
Nível de Qualidade (NQ): Percentual de defeituosas no lote. Ex: o percentual de defeituosas observada em um lote de tamanho 1000 foi de 5%;
Tamanho da amostra (n): número de elementos investigados em processo de inspeção. Ex: inspeciona-se 100 peças de um lote de tamanho 500.
Número de aceitação (a): número máximo de defeituosas na amostra com objetivo de aceitar um lote. Ex: um lote será aceito se em uma amostra de tamanho 50 houver no máximo 2 defeituosas;
Número de rejeição (r = a+1): número máximo de defeituosas na amostra com o objetivo de rejeitar o lote. Ex: Um lote será rejeitado se em uma amostra de tamanho 50 houver 3 ou mais defeituosas;
Nível de Qualidade Aceitável (NQA): percentual de defeituosas aceitável para a média do processo, percentual máximo para classificar o lote como “bom”. Ex: um processo produtivo apresenta percentual médio de defeituosos igual a 5%.
Fração Defeituosa Tolerável (FDT): percentual de defeituosas tolerável para a média do processo imposta a cada lote, percentual mínimo para classificar o lote como “ruim”. Ex: um lote será considerado de má qualidade se NQ for superior ou igual a 10%.
O plano de inspeção indicado acima é por amostragem, quais as vantagens de um plano de inspeção por amostragem?
 R: Plano de inspeção por amostragem:
Mais rápido;
Não é 100% seguro, visto que apenas alguns itens dos lotes são inspecionados;
Adequado para produto em alta escala ou grandes volumes de itens;
Inspeção destrutiva, como avaliação em fogos de artifícios ou munição.
Baixo valor agregado doproduto.
A partir da Segunda Guerra Mundial, diversos fatores impuseram uma série de necessidades e desafios à indústria, tais como a expansão dos mercados, a exponencial inovação tecnológica e a integração econômica mundial. Dessas necessidades e desafios, certamente uma das mais notáveis é a evolução dos sistemas de gestão da qualidade. No contexto desse processo, forameditadas as sucessivas edições das normas ISO. A respeito da ISO 9001:2008, analise as questões a seguir como VERDDEIRAS ou FALSAS JUSTIFICANDO as indicações de falsas:
(F) A abordagem por processos é um dos pilares, podendo prescindir (dispensar) da participação da alta gerência;
De acordo com ideia mais atual: A qualidade é responsabilidade de todos, logo a participação de todos é de suma importância, sobretudo da gerencia;
(F) O sucesso de um sistema de qualidade de uma empresa está relacionado à qualidade dos produtos e serviços de seus fornecedores, apesar de não depender da qualidade do desempenho no fornecimento;
O sucesso do programa de qualidade será refletido no nível de integração e satisfação de todas as partes interessadas.
(V) Uma das suas principais diretrizes é a racionalização dos processos através da padronização das tarefas e atividades, minimizando-se o retrabalho e o refugo, promovendo, com isso, a melhoria contínua;
(F) Nem todos os StakesHolders* devem ser considerados, o foco nos clientes é seu princípio fundamental, sendo que o foco nos funcionários e acionistas é de importância secundária,
Idem justificativa do item b).
(*) Stakeholder é uma pessoa ou grupo que possui participação, investimento ou ações e que possui interesse em uma determinada empresa ou negócio Bom Trabalho!

Continue navegando