Buscar

Cianocobalamina e hipervitaminose

Prévia do material em texto

Cianocobalamina e hipervitaminose:
Fonte: Doença de Crohn: novas perspectivas - Horácio Oliveira (http://ddcnovasprespectivas.blogspot.com.br/search?q=cianocobalamina 
Hipervitaminose B12
Hipervitaminose B12
Vitaminas são elementos nutritivos essenciais à vida ( VITA ) que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados ( AMINAS ) não sintetizadas no organismo humano e que se faltarem na alimentação, provocarão manifestações de carência no organismo.
Hipervitaminose B12 é causada por ingestão excessiva de vitamina B12, ou cianocobalamina, e pode causar reacções alérgicas e alterações esplénicas.
A hipervitaminose, ou envenenamento por vitaminas, ocorre quando o indivíduo ingere altas doses de vitaminas que podem levar à intoxicação. O quadro clínico irá depender da substância, sendo geralmente mais grave a intoxicação por vitamina A e D do que por outras vitaminas, já que com as outras não é tão habitual visto serem eliminadas normalmente pela urina.
A hipervitaminose dificilmente se deve a consumo excessivo de alimentos ricos em vitaminas e sim é causada pela ingestão de suplementos vitamínicos de forma indiscriminada.
A tolerância à vitamina B12 é geralmente boa, tendo sido ocasionalmente relatados casos de reacções alérgicas que podem ter sido causadas por impurezas proteicas levadas pela sua biossíntese. Casos muito raros têm sido reportados de lesões orgânicas tóxicas causadas pela cianocobalamina. Alterações esplénicas têm sido relatadas desde activação do sistema retículo endotelial, enfraquecimento das estruturas celulares especialmente nas zonas marginais, vacuolização dos linfócitos, reacções que indicam libertação e aumento da depressão dos linfócitos.
Em geral, vitaminas do complexo B actuam sobre o sistema nervoso e ajudam na absorpção de gorduras, proteínas e carbohidratos. São um componente fundamental da dieta humana, mas em excesso podem causar dano no sistema nervoso.
A vitamina B12 pode, em excesso, ser causa de diarreia com fezes líquidas, situação esta que pode levar a distúrbios hidro-electrolíticos.
O excesso de vitamina B12 pode causar alteração da coagulação sanguínea, com formação de coágulos sanguíneos. Sensação de inchaço, que no entanto não é conseguida a vizualização desse mesmo inchaço ( apenas há a sensação ), pode ocorrer por intoxicação com vitamina B12.
Reacções alérgicas com urticária ou mesmo surgimento de lesões de feridas de coceira podem ser resultado da intoxicação por vitamina B12.
A hipervitaminose B12 é um marcador de hipereosinofilia primária com valores de eosinófilos superiores a 1500 eosinófilos/μl. A hipervitaminose B12 é um marcador clássico de risco oncológico.
A cobalamina é essencial para o funcionamento normal do metabolismo de todas as células, especialmente do tracto gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. A concentração mais elevada de cobalamina encontra-se no fígado e é libertada no rim consoante as necessidades da medula óssea e outros tecidos.
As fontes mais ricas de vitamina B12 são fígado e rim, seguidas pelo leite e derivados, ovos, peixe e carne.
A vitamina B12 é essencial ao normal funcionamento das células do sangue e do sistema nervoso. Casos de doentes com síndrome de má absorpção podem causar hipovitaminose B12. A vitamina B12, em conjunto com o ácido fólico, serve para a normal formação das células sanguíneas.
A dose diária recomendada da vitamina B12 é de 6 μg/dia. Doses superiores a 100 μg/dia são eliminadas pela urina e dessa forma não são utilizadas.
A vitamina B12 é absorvida no íleo distal, ligada ao factor intrínseco, e este complexo liga-se à cubilina que se liga por sua vez ao amnionless. Na falta de transcobalamina a vitamina B12 liga-se a haptocorrina, proteína esta que não transporta a vitamina B12 aos órgãos hematopoiéticos, pelo que apesar de poder haver vitamina B12, em quantidade normal ou alta, não está disponível para a normal hematopoiese se processar.

Continue navegando