Buscar

QUESTIONÁRIO SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO: SEMIOLOGIA NEUROLÓGICA
1. Propedêutica da região cervical. Inspeção (movimentos voluntários: flexão, extensão, lateralização E e D, rotação horária e anti-horária); palpação; ausculta (15 segundos de cada lado para a ausculta de frêmitos ou sopros, de origem respiratória ou cardíaca); provas especiais: Brudzinski e rigidez de nuca).
2. Como é feita a prova de Brudzinski? Paciente em decúbito dorsal e membros estendidos, o examinador repousa uma das mãos sobre o tórax do paciente e, com a outra mão na região occipital, executa flexão forçada da cabeça. Positiva se o paciente fletir os membros inferiores.
3. Como se realiza a prova de rigidez de nuca? Paciente em decúbito dorsal, examinador coloca uma das mãos na região occipital e, suavemente, tenta fletir a cabeça do paciente. Nuca livre ou rígida.
4. Propedêutica da coluna lombossacra. Inspeção, provas especiais (Lasegue, Kernig).
5. Como se executa a prova de Lasègue? Paciente em decúbito dorsal e os membros inferiores estendidos, o examinador levanta um dos membros inferiores estendidos. A prova é positiva se o paciente reclama de dor na face posterior do membro a cerca de 30º de elevação).
6. Como se realiza a prova de Kernig? Extensão da perna, estando a coxa fletida em ângulo reto sobre a bacia e a perna sobre a coxa. Positiva: paciente sente dor ao longo do trajeto do nervo ciático.
*Lasègue e Kernig: meningite, hemorragia subaracnóidea e radiculopatia ciática.
7. Como se executa a prova de Romberg? Paciente em posição vertical com os pés juntos permanece alguns segundos e depois se pede que o paciente cerre as pálpebras. 
8. Como se avalia a motricidade voluntária? Por meio de técnicas para se avaliar a motricidade espontânea e a avaliação da força muscular.
9. Como se avalia a motricidade espontânea? Pede-se que o paciente realize uma série de movimentos, tais como abrir e fechar a mão, estender e fletir o antebraço, fletir a coxa, estender a perna. 
*Redução ou abolição do movimento voluntário: lesão dos neurônios motores e/ou de suas vias.
10. Como se avalia a força muscular do paciente? Os mesmos movimentos mencionados no exame de motricidade espontânea, porém, com oposição aplicada pelo examinador.
11. Semiologia do tônus muscular. 
Estado da musculatura em movimento e repouso.
Convencionalmente se verifica na face interna da coxa.
Lesão do sistema nervoso central: hipertonia (passividade diminuída, extensibilidade diminuída, resistência aumentada); 1° neurônio motor (elástica, eletiva) ou 2° neurônio motor/extrapiramidal (hipertonia, plástica/sinal da roda-dentada).
Lesão do sistema nervoso periférico: hipotonia (passividade aumentada, extensibilidade aumentada, resistência diminuída).
Miotonia: diminuição da velocidade de relaxamento após contração voluntária.
Distonia: contratura simultânea da musculatura agonista, antagonista e sinérgica; cãibra; posição involuntária.
*Hipertonia piramidal (espasticidade): (1) eletiva, postura de Wernicke-Mann; (2) elástica.
*Hipertonia extrapiramidal (rigidez): (1) não é eletiva; (2) plástica, sinal da roda dentada (interrupções sucessivas do movimento).
12. Como se faz o exame da coordenação? Prova dedo-nariz, prova calcanhar-joelho, prova dos movimentos alternados (diadococinesia). 
13. Como se faz o exame dos reflexos superficiais? Reflexo cutâneo-plantar (resposta normal: flexão dos dedos; extensão dos dedos (Babinski indica lesão da via piramidal ou corticoespinal); reflexos cutâneo-abdominais (normal: contração da musculatura); reflexo córneo-palpebral. 
14. Quais são os reflexos profundos? MMII: reflexo patelar e reflexo aquiliano; MMSS: reflexo bicipital e reflexo tricipital. Obs: manobra de Jendrassik (para facilitar pesquisa de reflexo nos MMII).
15. Como se avalia a sensibilidade superficial? Sensibilidade tátil: algodão roçado levemente em várias partes do corpo; sensibilidade térmica: tubos de ensaio com água gelada e quente; sensibilidade dolorosa: estilete rombo.
16. Como se avalia a sensibilidade profunda? Sensibilidade vibratória: diapasão 128 vibrações por segundo, colocado em saliências ósseas; sensibilidade à pressão: compressão digital ou manual em qualquer parte do corpo; cinético postural ou artrocinética; sensibilidade dolorosa profunda: compressão moderada de massas musculares e tendões.
*Verificação de estereognosia: a perda dessa função é chamada de astereognosia ou agnosia tátil, indicativa de lesão do lobo parietal contralateral. 
17. Sinal de Hoffman: Babinski para membro superior.
18. Sinal do Canivete: resistência inicial no movimento de estender o antebraço sobre o braço, seguida por uma diminuição dessa resistência conforme o ângulo-arco do movimento aumenta.

Outros materiais