Buscar

Prointer Vinicius de Matos Frazao

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
NOME: VINICIUS DE MATOS FRAZAO
RA: 5490293452
PROJETO INTERDISCIPLINAR - PROINTER
Caso Da Locadora De Automóveis N2 - Relatório Final
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas II
Tutor (a) EAD: JOICE SIQUEIRA LIMA
UBERLÂNDIA / MG
2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
NOME: VINICIUS DE MATOS FRAZÃO
RA: 5490293452
PROJETO INTERDISCIPLINAR - PROINTER
Caso Da Locadora De Automóveis N2 – Relatório Final
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas II
Tutor (a) EAD: JOICE SIQUEIRA LIMA
Trabalho desenvolvido para o curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, disciplina projeto interdisciplinar aplicado a tecnologia em análise e desenvolvimento de distemas II, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade PROINTER , No 2º semestre 2017, sob orientação da tutor (a) EAD JOICE SIQUEIRA LIMA.
UBERLÂNDIA / MG
2017
RESUMO
O trabalho consiste em facilitar o controle e o trabalho dos funcionários de locadoras de veículos para organizar seu financeiro, controle de caixa e controle de veículos disponíveis para novas e futuras locações, como também coletar dados dos locatários para sempre divulgar promoções e também evitar possíveis casos de sinistro ou roubo.
PALAVRAS CHAVE: Software, Locadora, Financeiro
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	4
2. Desenvolvimento	5
3. Funcionalidade	6
4. Objetivo 	7
5. Tecnologias de Modelagem 	8
5.1. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) ....................................................................8
5.2. Dicionário de Dados...............................................................................................9
6. Fluxograma e Estruturas Básicas	10
6.1. Cadastro de clientes	10
6.2. Cadastro de automóveis	10
6.3. Cadastro de classificação de automóveis	10
6.4. Movimentação de locação	10
7. Responsabilidade Social e Meio Ambiente.	11
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS	13
REFERÊNCIAS 	14
APÊNDICE – Código Fonte em C - Locadora de Veículos .....................................15
1. INTRODUÇÃO 
Organização é muito importante para as empresas como locadora de automóveis, para facilitar o controle da quantidade e tipos de veículos disponíveis e veículos locados.
De acordo com a necessidade do controle de entrada e saída de veículos e regras estabelecidas pelas locadoras, venho através deste apresentar um sistema para facilitar o monitoramento desse trabalho no dia a dia e assegurar a locação dos veículos, ficando mais confortável para a empresa. 
Começando com cadastro de veículos que a locadora possuir e cadastrando os locatários, para que em possíveis acontecimentos a locadora possa entrar em contato com o mesmo, registros das datas de entrega (check-in) e recebimento (check-out) do veículo na locadora. 
Com isso podemos verificar detalhadamente os dados das pessoas para quem estamos locando o veículo, como também facilitar o monitoramento dos vencimentos das locações, quantidades de carros locados, quantidades de carros disponíveis no presente momento para futuras locações, e datas para as entregas futuras de veículos já locados. 
Assim facilitara o trabalho dos funcionários contendo todos esses dados registrados em um único sistema simples para este monitoramento.
2. Desenvolvimento 
Este projeto, denominado: “Locadora de Automóveis”, tem por objetivo apresentar uma solução em software para o controle de locação de automóveis classificados por tipo, número da placa, cor, ano, modelo, como também ter o controle dos locatários coletando os dados como rg, cpf e endereço . Os tipos de automoveis podem ser: básico, intermediário ou executivo.
3. Funcionalidade
Primeiramente, o software terá duas situações para liberação de funções, administrador terá acesso a todas as funções com prioridade na função de cadastros de veículos e controle de caixa financeiro, ou seja, será responsável por cadastrar todos os veículo e valores dos mesmos. Já os funcionários que irão fazer as locações, terá acesso as telas para cadastrar os clientes e tela para verificar veículos disponíveis para a locação, podendo passar os valores dos disponíveis, efetuando a locação deverá também colocar data de saída e de entrega do veículo para finalizar a locação e para que o controle de estoque seja bem monitorado.
4. Objetivo
O objetivo desse projeto é alcançar todos os tipos de locadoras de veículos, visando fornecer facilidade ao controle da empresa com as respectivas locações dos veículos. Será implantado na empresa seguindo de breves explicações aos usuários do sistema sobre como será os cadastros de clientes e carros locados com os respectivos valores. 
5. TECNOLOGIAS DE MODELAGEM
5.1. Diagrama de Fluxo de Dados (DFD);
 
Um diagrama de fluxo de dados (DFD) mapeia o fluxo de informações para qualquer processo ou sistema. Ele utiliza símbolos definidos, como retângulos, círculos e flechas, além de rótulos de textos breves, para mostrar entradas e saídas de dados, pontos de armazenamento e as rotas entre cada destino. Fluxogramas de dados podem variar de resumos de processos simples, até mesmo desenhados à mão, a DFDs profundos e de múltiplos níveis, detalhando de forma progressiva o modo como os dados são manuseados. Eles podem ser usados para analisar um sistema existente ou modelar um novo. Assim como os melhores diagramas e gráficos existentes, o DFD pode visualmente “dizer” coisas que seriam difíceis de explicar em palavras. O DFD funciona bem para o público técnico e não técnico, do desenvolvedor ao CEO. E é por isso que DFDs ainda são bastante utilizados depois de tantos anos. No entanto, embora ainda sejam funcionais para softwares e sistemas de fluxo de dados, hoje em dia são menos aplicáveis para visualizar software ou sistemas interativos em tempo real ou orientados a banco de dados.
5.2. Dicionário de Dados.
Relação organizada de todos os elementos de dados pertinentes ao sistema, com definições precisas e rigorosas. Registra todos os fluxos de entrada e saída, depósitos de dados, fluxos e depósitos de dados temporários.
Gramática “quase-formal” para descrição dos itens de dados. Notação útil para descrever dados de controle e valores permitidos (p.ex.: “on” e “off”). É um repositório que também pode conter informações sobre “quem-usa” e “como -usa”. Pode ser representada manualmente, mas é melhor se apoiada por ferramenta CASE.
Descreve o significado dos fluxos de dados e dos depósitos de dados. Descreve a composição de dados agregados Ex.: endereço. Especifica os valores e unidades relevantes. Descreve os relacionamentos entre depósitos de dados (diagramas E/R)
Elementos de dados simples: informações que não Elementos de dados simples necessitam de decomposição. Elementos de dados compostos: composições de Elementos de dados compostos elementos de dados simples e/ou outras estruturas de dados. Definição do DD: feita de forma TOP-DOWN.
Nome: o nome primário do item de dados composto. Aliás: outros nomes pelos quais o item é conhecido. Usado em: lugares (processos) que utilizam o item de dado. Forma de uso: como o item é utilizado (depósito de dados, entrada ou saída de dados.
Descrição: descrição do item de dado composto com uso da notação apresentada no próximo slide. 
Formato: informações específicas sobre tipos de dados e valores pré-definidos.
6. Fluxograma
6.1. Cadastro de clientes: código, nome, RG, CPF, endereço, carteirade habilitação. 
6.2. Cadastro de automóveis: Código do carro, Modelo, Marca, Placa, Cor, Código. 
6.3. Cadastro de classificação de automóveis com valores de locação: Código, Descrição da Classificação, Valor de Locação. 
6.4. Movimentação de locação destinada a um cliente com o cálculo do valor total, considerando a locação de um ou mais automóveis: código, cliente, automóvel (podendo ser mais de um automóvel com seu e no final o valor total da locação).
7. Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Revisão Veicular e Meio Ambiente
Os automóveis são responsáveis por 68% da emissão de poluentes na atmosfera. Por isso cuidar do seu carro e tomar algumas medidas preventivas pode fazer uma grande diferença, tanto para o meio ambiente quanto para o seu bolso.
A manutenção é importante para a sua segurança e para verificar se o seu carro não está poluindo o meio ambiente. A falta dela pode aumentar o consumo de combustível e consequentemente a poluição do meio ambiente. Verifique os filtros de ar e de combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas e velas de ignição desgastadas. Não esqueça de checar o catalisador, que é o principal agente antipoluente do carro.
Evite acelerar ou frear bruscamente quando não for necessário. Várias arrancadas com o motor frio podem aumentar o consumo de combustível.
Às vezes compensa pegar um caminho maior para evitar trânsito. Congestionamentos gastam mais combustível e poluem mais o meio ambiente.
O etanol é mais ecológico, pois é feito a partir da cana-de-açúcar, por isso emite menos poluentes do que a gasolina. Também é importante checar a procedência do combustível. O etanol é a escolha mais sustentável.
Calibre semanalmente os pneus, porque quando eles estão abaixo do indicado pelo fabricante do veículo, o consumo de combustível aumenta. Além disso, preste atenção à medida certa de ar, pois cada carro tem a sua. Também mantenha em dia o alinhamento do seu carro. Rodas desalinhadas exigem mais do motor.
O ideal é desligar o motor toda vez que o veículo for ficar parado por mais de dois minutos. Mantenha-o sempre regulado, especialmente quem possui carros antigos, que tendem a poluir mais.
Quando isso acontece, os resíduos que ficam no fundo do tanque são sugados para o motor, entupindo os bicos injetores. Além disso, quanto mais cheio ele estiver, menor será a evaporação de combustível.
Cada carro tem sua capacidade de peso máxima. Quando o veículo está muito pesado, o consumo de combustível aumenta, podendo acarretar no desgaste de suspensão dos freios e dos pneus.
Para conhecer mais o seu carro e evitar desgastes desnecessários, leia o manual de instruções dele.
Uma ótima forma de reduzir a poluição causada por automóveis são os carros elétricos e híbridos. Os veículos elétricos possuem um motor movido a eletricidade e não emitem gases poluentes, mas é necessário carregar a bateria para ele funcionar. Já os veículos híbridos além do motor elétrico, também possuem o motor de combustão, o mesmo dos carros comuns, que é usado quando a bateria do elétrico acaba.
Para estimular a população a investir nesses veículos menos poluentes, concessionarias e municípios pode adotar leis para redução de impostos sobre eles, sendo assim contribuindo para a não poluição do meio ambiente.
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo para apresentar um software que pode facilitar o trabalho dos funcionarios das empresas de locação de veiculos, podendo assim controlar ainda melhor o caixa financeiro da empresa e todos os carros que estão sendo locados, monitorando assim os devidos locatarios, como também o tempo e a quantidade de véiculos que estão locados e também os diponiveis para futuras e novas locações. 
Como formas explicativas, citei na demostração do trabalho o passo a passo de como será o desenvolvimento do sistemas para não haver duvidas em tempo e como será realizado o processo, contendo até mesmo a explicações de como será os cadastros e quais informações serão coletadas dos locatários e dos veiculos.
Sendo assim aproveitamos para mostras o quão importante é ter um veículo em dia com a empresa para assim ser revisados periodicamente para que sua mecanica não afete o meio ambiente. 
Com o controle todo detalhado no sistema podera obter dados que podem ser melhorados para ajudar no crescimento da empresa. 
	
REFERÊNCIAS 
Básicas
https://www.lucidchart.com/pages/pt/o-que-%C3%A9-um-diagrama-de-fluxo-de-dados. Acesso em 20 de outubro de 2017.
https://www.fabricaaberta.com.br/2015/10/09/dicas-para-evitar-que-seu-carro-polua-o-meio-ambiente/. Acesso em 23 de outubro de 2017.
http://www.casadaconsultoria.com.br/teoria-dos-sistemas/. Acesso em 23 de outubro de 2017.
https://www.lucidchart.com/documents/edit/4b55f638-29cd-4824-8bf2-0ac8417967de#. Acesso em 8 de novembro de 2017.
Complementares
UHLMANN, Günter Wilhelm. Teoria geral dos sistemas. Instituto Siegen, 2002. Disponível em: http://www.cisc.org.br/portal/biblioteca/teoria_sistemas.pdf. Acesso em 08 de novembro de 2017.
MARTHA, Luiz Fernando. Fundamentos de programação estruturada em C. PUC-RIO, 2001.Disponível em http://webserver2.tecgraf.puc-rio.br/ftp_pub/lfm/CIV2801ProgramC.pdf. Acesso em 08 de novembro de 2017.
APÊNDICE – Código Fonte em C - Locadora de Veículos
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
// Programa de locação de carros 
main ()
{
 float val, produto;
 int x = 0, esc, car = 0, sn, a;
 char y, n;
 
 do
 {
 printf ("\t===========================================================\n");
 printf ("\t===============LOCADORA AUTOMOTIVA FRAZAO==================\n");
 printf ("\t=========================================================\n\n");
 {
	printf ("\t ANTES DA LOCACAO TEMOS QUE CADASTRA-LO \n");
	printf ("\t Digite seu nome: \n");
	scanf ("%s", &n);
	printf ("\t Digite seu CPF: \n");
	scanf ("%s", &n);
	printf ("\t Digite seu RG: \n");
	scanf ("%s", &n);
	printf ("\t Digite seu CNH: \n");
	scanf ("%s", &n);
	printf ("\t Digite seu endereço: \n");
	scanf ("%s", &n);
 }
 printf ("\t Escolha o carro para ser alugado: \n\n");
 printf ("\t (1) Onix \n");
 printf ("\t (2) Fiesta \n");
 printf ("\t (3) Gol \n");
 printf ("\t (4) Siena \n");
 printf ("\t (5) BMW \n");
 scanf ("%i", &esc);
 system ("cls");
 printf
	("\t=============================================================\n");
 printf
	("\t====================LOCADORA AUTOMOTIVA FRAZAO====================\n");
 printf
	("\t=============================================================\n\n");
 printf ("\t Confirmacao do aluguel \n\n");
 printf (" \t(1) Confirmar e prosseguir. \n");
 printf (" \t(2) Voltar as escolhas. \n");
 printf (" \t(3) Sair da locacao de carros. \n");
 scanf ("%i", &car);
 if (car == 1)
	{
	 switch (esc)
	 {
	 case 1:
	 system ("cls");
	 printf
		("\t=============================================================\n");
	 printf
		("\t==================LOCADORA AUTOMOTIVA FRAZAO==================\n");
	 printf
		("\t=============================================================\n\n");
	 printf ("\t O modelo que voce escolheu e um Onix. \n");
	 printf ("\t Placa: GTS 6598 \n");
	 printf ("\t Cor Verde Ano 10/11 \n");
	 printf ("\t Valor da diaria: R$ 120,00 \n");
	 printf ("\t Quantos dias voce pretende ficar com o carro ? \n");
	 scanf ("%f", &val);
	 produto = 120 * val;
	 printf ("\t Seu aluguel vai ficar no valor de R$%.000f \n",
		 produto);
	 printf ("\t Deseja alugar o carro: \n");
	 printf ("\t (1) SIM \n");
	 printf ("\t (2) NAO \n");
	 scanf ("%i", &a);
	 if (sn == 1)
		{
		 printf ("\tSeu carro ja esta liberado. \n");
		 printf ("\t Volte Sempre. \n");
		}
	 else if (sn == 2)
		{
		 printf ("\t Seu carro nao esta liberado. \n");
		 printf ("\t Tenha um Bom Dia. \n");
		}
	 system ("pause");
	 break;
	 case 2:
	 system ("cls");
	 printf ("\t=============================================================\n");
	 printf ("\t===================LOCADORA AUTOMOTIVA FRAZAO==================\n");
	 printf ("\t=============================================================\n\n");
	 printf ("\t O modelo que voce escolheu e um Fiesta. \n");
	 printf ("\t Placa: GYH 2635 \n");
	 printf ("\t Cor Prata Ano 12/13 \n");
	 printf ("\t Valor da diaria: R$ 120,00 \n");
	 printf ("\t Quantos dias voce pretende ficar com o carro ? \n");
	 scanf ("%f", &val);
	 produto = 120 * val;
	 printf ("\t Seu aluguel vai ficar vai no valor de R$%.000f \n",
		 produto);
	 printf ("\t Deseja alugar o carro: \n");
	 printf ("\t (1) SIM \n");
	 printf ("\t (2) NAO \n");
	 scanf ("%i", &sn);
	 if (sn == 1)
		{
		 printf ("\t Seu carro ja esta liberado. \n");
		 printf ("\t Volte Sempre. \n");
		}
	 else if (sn == 2)
		{
		 printf ("\t Seu carro nao esta liberado. \n");
		 printf ("\t Tenha um Bom Dia. \n");
		}
	 system ("pause");
	 break;
	 case 3:
	 system ("cls");
	 printf
		("\t=============================================================\n");
	 printf
		("\t================LOCACADORA AUTOMOTIVA FRAZAO====================\n");
	 printf
		("\t=============================================================\n\n");
	 printf ("\t O modelo que voce escolheu e um Gol. \n");
	 printf ("\t Cor Branca, Ano 14/15 \n");
	 printf ("\t Valor da diaria: R$ 150,00 \n");
	 printf ("\t Quantos dias voce pretende ficar com o carro ? \n");
	 scanf ("%f", &val);
	 produto = 150 * val;
	 printf ("\t Seu aluguel vai ficar no valor de R$%.000f \n",
		 produto);
	 printf ("\t Deseja alugar o carro: \n");
	 printf ("\t (1) SIM \n");
	 printf ("\t (2) NAO \n");
	 scanf ("%i", &sn);
	 if (sn == 1)
		{
		 printf ("\t Seu carro ja esta liberado. \n");
		 printf ("\t Volte Sempre. \n");
		}
	 else if (sn == 2)
		{
		 printf ("\t Seu carro nao esta liberado. \n");
		 printf ("\t Tenha um Bom Dia. \n");
		}
	 system ("pause");
	 break;
	 case 4:
	 system ("cls");
	 printf
		("\t=============================================================\n");
	 printf
		("\t================LOCACADORA AUTOMOTIVA FRAZAO====================\n");
	 printf
		("\t=============================================================\n\n");
	 printf ("\t O modelo que voce escolheu e um Siena, ano 16/16. \n");
	 printf ("\t Valor da diaria: R$ 170,00 \n");
	 printf ("\t Quantos dias voce pretende ficar com o carro ? \n");
	 scanf ("%f", &val);
	 produto = 170 * val;
	 printf ("\t Seu aluguel ficar vai no valor de R$%.000f \n",
		 produto);
	 printf ("\t Deseja alugar o carro: \n");
	 printf ("\t (1) SIM \n");
	 printf ("\t (2) NAO \n");
	 scanf ("%i", &sn);
	 if (sn == 1)
		{
		 printf ("\t Seu carro ja esta liberado. \n");
		 printf ("\t Volte Sempre. \n");
		}
	 else if (sn == 2)
		{
		 printf ("\t Seu carro nao esta liberado. \n");
		 printf ("\t Tenha um Bom Dia. \n");
		}
	 system ("pause");
	 break;
	 case 5:
	 system ("cls");
	 printf
		("\t=============================================================\n");
	 printf
		("\t================= LOCADORA AUTOMOTIVA FRAZAO ==================\n");
	 printf
		("\t=============================================================\n\n");
	 printf ("\t O modelo que voce escolheu e uma BMW. \n");
	 printf ("\t Valor da diaria: R$ 400,00 \n");
	 printf ("\t Quantos dias voce pretende ficar com o carro ? \n");
	 scanf ("%f", &val);
	 produto = 400 * val;
	 printf ("\t Seu aluguel vai ficar no valor de R$%.000f \n",
		 produto);
	 printf ("\t Deseja alugar o carro: \n");
	 printf ("\t (1) SIM \n");
	 printf ("\t (2) NAO \n");
	 scanf ("%i", &sn);
	 if (sn == 1)
		{
		 printf ("\t Seu carro ja esta liberado. \n");
		 printf ("\t Volte Sempre. \n");
		}
	 else if (sn == 2)
		{
		 printf ("\t Seu carro nao esta liberado. \n");
		 printf ("\t Tenha um Bom Dia. \n");
		}
	 system ("pause");
	 break;
	 }
	}
 else if (car == 2)
	{
	 system ("cls");
	 printf
	 ("\t=============================================================\n");
	 printf
	 ("\t=================LOCACADORA AUTOMOTIVA FRAZAO================\n");
	 printf
	 ("\t=============================================================\n\n");
	 printf ("\t Escolha o carro para ser alugado: \n\n");
	 printf ("\t (1) Palio \n");
	 printf ("\t (2) Uno \n");
	 printf ("\t (3) Gol \n");
	 printf ("\t (4) Stilo \n");
	 printf ("\t (5) BMW \n");
	 scanf ("%f", &esc);
	}
 else if (car == 3)
	{
	 system ("cls");
	 printf
	 ("\t=============================================================\n");
	 printf
	 ("\t================= LOCADORA AUTOMOTIVA FRAZAO =================\n");
	 printf
	 ("\t=============================================================\n\n");
	 printf ("\t Voce saiu da locacao de carros. \n\n");
	 printf ("\t A LOCADORA AUTOMOTIVA FRAZAO AGRADECE. \n");
	 printf ("\t TENHA UM BOM DIA. \n");
	 printf ("\t VOLTE SEMPRE. \n\n\n");
	 system ("pause");
	}
 if (a == 1)
	{
	 printf ("\t ANTES DA LOCACAO TEMOS QUE CADASTRA-LO \n");
	 printf ("\t Digite seu nome: \n");
	 scanf ("%c", &n);
	}
 }
 while (car != 3);
 system ("pause");
}

Continue navegando