Buscar

skinner condicionamento operante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
 O comportamento humano sempre foi algo muito interessante, como, onde, e por que as pessoas agem de algumas maneiras. Há muito tempo o comportamento humano foi objeto de estudo da psicologia, e uns dos psicólogos que mais contribuiu para esse estudo da análise do comportamento foi, B. F. Skinner, depois de ter contato com os livros de Pavlov e Watson, Skinner então desperta um interesse mútuo pelo assunto, e procura ir mais além, cria então a sua própria teoria (comportamento operante, reforço, extinção operante, modelagem). E com objetivo de demonstrar e analisar sua teoria, Skinner então desenvolve uma caixa de condicionamento operante (caixa de Skinner).
 Esse relatório tem como objetivo descrever um experimento laboratorial feito por nós, alunos de psicologia, baseando-nos nas teorias de Skinner. O experimento teve como objetivo observação de um rato dentro da câmera de condicionamento, registrando o seu comportamento antes e depois de nossas intervenções de reforço, e modelagem sobre ele. 
O trabalho realizado é baseado em um experimento comportamental, analisando o comportamento de um rato virtual em laboratório. 
Analisamos alguns comportamentos do nível operante ou em outras palavras em seu repertorio natural, condicionamos diferentes comportamentos do rato, por exemplo, pressionar a barra para obter alimento, usando o reforço positivo, analisamos também a extinção do reforço, para o comportamento de pressão a barra, através de gráficos com o tempo e números de respostas acumuladas do experimento, mostrando números, resultados de testes, e diferenças de resultados de um reforçamento dado pelo experimentador, com 3 tipos de gráficos e tabelas diferentes. 
Realizado o trabalho em um computador, baseado na caixa de Skinner e seus conceitos, 
tais como Nível operante (forma de como o sujeito age sobre o ambiente antes de qualquer intervenção experimental), Treino ao comedouro (utilizando comida para consequência de seus comportamentos), Modelagem (reforçamento de um comportamento desejado, ao ensinar o rato a pressionar a barra para obter o alimento) e Extinção (a diminuição da taxa de resposta ao retirarmos o reforço). 
 Desenvolvimento
 No laboratório o propósito do nosso experimento era condicionar o rato na câmara assim como skinner, perceber então cada comportamento dele, analisando quantas vez por minuto o rato, levantava, farejava, se limpava, bebia agua, e pressionava a barra, para que pudéssemos enfim utilizar as teorias de Skinner. Para que a comida fosse entregue ao rato era preciso acionar uma barra, o nosso objetivo então era que o próprio rato acionasse esse barra para que pudesse receber o seu alimento, e para conseguir com que isso aconteça, utilizamos como base o “reforço” de Skinner. Cada vez que essa barra era acionada um som também era acionado, então primeiro passo era fazer com que o rato percebesse isso, no início acionávamos a barra para que ele pudesse emparelhar isso ao seu raciocínio, depois de certo tempo só acionávamos a barra quando o rato chegava perto da barra, reforçando sempre isso, se ele não chegasse perto da barra não teria o seu alimento, depois disso ocorrido, o rato já tinha emparelhado a comida ao som, e a sua atitude de chegar perto da barra, então prosseguimos, cada vez que o rato levantava próximo a barra dávamos comida a ele, sempre reforçando mais, e mais, até que ele mesmo, sozinho acione a barra e receba seu alimento.
 Para que pudéssemos obter esse resultado, tivemos como base, os principais conceitos de Skinner, o “comportamento operante”, que seria o comportamento que modifica o ambiente e é afetado por suas modificações (o comportamento é mantido por suas consequências), o conceito “reforço”, que seria um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer (o reforço diminui a variabilidade da topografia da resposta reforçada),e pôr fim a modelagem, que é uma técnica usada para se ensinar um comportamento novo por meio de reforço diferencial de aproximações sucessivas da comportamento alvo ( nossos comportamentos surgem de comportamentos anteriores).
Conclusão
O experimento feito, nos fez enxergar o quão interessante é abordar a analise do comportamento, principalmente abordando os conceitos de Skinner, e o quanto podemos nos surpreender analisando cada um deles. O experimento visa comprovar a pratica relacionada a teoria. Nós por exemplo nos surpreendemos quando finalmente conseguimos condicionar o rato, por meio dos conceitos de Skinner, após passar pelo condicionamento operante, que se refere ao procedimento que, modela uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas, onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente.
O Trabalho efetuado nos apresentou diversas formas de como observar os conceitos de Skinner, em um rato virtual . 
Abordando o conceito aprendemos a analisar e usar o nível operante, treino ao comedouro, reforço positivo e a extinção . 
Aprendemos que para um comportamento ter mais chance de ocorrer é necessário reforçarmos positivamente, e para o comportamento ter uma taxa de diminuição, ou melhor, voltar a seu nível “operante” usarmos a extinção. Através dos gráficos nos possibilita uma melhor forma de ver os resultados apresentados pelo rato, o trabalho elaborado foi uma experiência nova e de fácil acesso os seus resultados e as formas possíveis de trabalhar. 
Ao concluir esse trabalho, nós formamos um conceito da teoria de Skinner e sua visão ficou mais clara e objetiva para nós.

Continue navegando