Buscar

ESTUDO DIRIGIDO.P2 nutrição.

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO -NUTRIÇÃO ANIMAL -P2.
LIPÍDEOS
O que são lipídeos?
São compostos orgânicos caracterizados por serem insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos , são fontes concentradas de energia , por exemplo , 1 g de lipídeo possui 9,45 kcal de Energia Bruta, já carboidratos possuem 4,2kcal . São fontes dietéticas de acido graxo
Quais são as funções dos lipídeos ?
Eles são fontes de energia e de ácidos graxos essenciais que são aqueles que o organismo não é capaz de suprir sua necessidade , podem ser divididos em ácidos graxos saturados e insaturados , dependendo da quantidade de hidrogênio ligado á cadeia e as dupla ligações entre carbonos .
Eles promovem proteção física ao animal por meio do isolamento , alguns animais utilizam sua gordura como modo de proteção térmica e mecânica , como animais provenientes de temperaturas mais frias , utilizam a gordura marrom .
São precursores de vitaminas lipossolúveis e de ácidos graxos essenciais como o acido linoleico , todo animal necessita ser suplementado com acido linoleico pois a partir dele pode-se formar ac araquidônico , os ácidos graxos essenciais são linoleico , linolênico e araquidônico e fornecendo o linoleico na dieta é possível formas todos esses outros .
Os ácidos graxos participam da secreção de bile e síntese de prostaglandinas que é um importante mediador inflamatório .
Além da formação de água metabólica.
Qual o destino metabólico dos lipídeos na dieta?
Os lipídeos da dieta (triglicerídeos) são digeridos e absorvidos basicamente no intestino delgad , neste segmento do TGI ,ocorre a emulsificação e a hidrólise do triglicerídeo , formando micelas com ácidos e sais biliares que serão absorvidas através das microvilosidades do intestino , na mucosa intestinal ocorrerá a reesterificação dos ácidos graxos com o glicerol , formando os quilomicrons .
Nas aves a absorção se dá pelo sistema porta -hepático e em suínos através de vasos linfáticos , todos levando parao fígados .
VLDL quando a molécula de gordura sai inteira o suíno deposita nas gorduras dele o tipo de gordura que lhe foi dado , conferindo as vezes cheiro característico.
O lipídeo ou gordura é armazenado como forma de energia no organismo
Seu metabolismo envolve mecanismos de síntese e degradação , sua síntese é denominada lipogênese e permite a produção de triglicerídeos utilizáveis pelo organismo.
A degradação b-oxidação permite a liberação de grandes quantidades de atp ,síntese citosol ; b oxidaçãomitocondria
A lipogênese no homem ocorre no fígado , em aves no fígado e no tecido adiposo , ela ocorre no tecido que possui a enz. Glicerol quinase,enz que ativará o glicerol fosfato e a síntese de TG.
Como é feita a regulação da lipogênese? 
• Insulina, estimula a síntese de AG a partir de carboidratos no fígado. Glucagon e jejum inibem a lipogenêse. • Citrato, que ativa a acetil CoA carboxilase (enzima limitante) 
Uma vez sintetizado o AG pode ser esterificado com glicerol, formando o triglicerídeo (membrana do retículo endoplasmático liso)
Como é feito o catabolismo de ácidos graxos ?
A b oxidação , do acido graxo pode ocorrer em diversos tecidos do orgamismo em função da demanda.
Em situações de escasses como jejum prolongados os TG armazenados no tecido adiposos são hidrolisados a, mediante ação da lipase .
A demanda em outros tecidos determianrá se os AC vão passar para o sangue ou se permanecerão no tecido adiposo para resintese de TG. Os ácidos graxos que passam para o sangue são transportados até o fígado ligados á albumina.
Quais os problemas mais comuns decorrentes do metabolismo dos lipídeos ?
Sindrome do fígado gorduroso em galinhas poedeiras por exemplo , ela não consegue mobilizar a gordura que fica armazenada no fígado , causando esteatose hepática , pode promover a mortalidade , hemorraguas , palidez do fígado ,queda na postura de ovos , aumento de 60% da gordura na matéria seca do fígado .
As causas mais prováveis para a ocorrência dessa doença é a deficiência no transporte de gorduras , falta de fatores lipotrópicos como metionina,colina,biotina)
Excesso de energia na ração. E em frangos de corte cursando com fígado e rins gordurosos devido deficiência de biotina.
Quais as vantagens do uso de óleos nas rações ?
É o modo mais fácil de aumentar a densidade energética das rações , muitas vezes usa-se óleo para aumentar a palatabilidade , quanto menos saturado o óleo mais facilmente digerido ele será , , então para aumentar a digestibilidade do óleo usa-se insaturado.
Reduz-se as perdas com poeiras e melhora o ambiente da fabrica , promove agregação de pequenas partículas , e também evita o desgaste de equipamentos , facilita a peletização.
Quais fatores afetam a absorção de gorduras pelo intestino delgado sabendo que essas são altamente digeríveis , porém possuem diferenças quanto a absorção de AG e TG no ID.
O Comprimento da cadeia carbônica do AG quanto , o numero de duplas ligações (saturações) quanto menos insaturados melhor a digestão , a presença ou ausência da ligação éster (glicerol/AG) Relação AG saturados e insaturados
O que é rancidez da gordura , qual sua importância com relação ao valor energético ?
Racidez é a oxidação da gordura adicionada a ração fazendo com que seu valor energético seja alterado.Há dois tipos de rancidez : a hidrolítica que ocorre no tubo digestivo pela ação das lipazes e a oxidativa que ocorre fora do organismo e provoca perda do valor energético 
9) Quais são os fatores da rancidez oxidativa ?
Temperatura , umidade do ambiente , minerais (Ca,Co,Ni,Cu,Zn,Fe) que são elementos que catalisam reações oxidativas , aeração excessiva . rações com uso de óleos não devem ser preparadas para períodos maiores que 7 dias em condições ambientais desfavoráveis
Para prevenir isso nas rações há o uso de antioxidantes como Etoxiquina , vit.E e selênio que consumirão as hidroxilas livers na ração formando agua
Pq não é interessante suplementar a ração dos ruminantes com grandes quantidades de lipídeos ?
Pois lipídeos em excesso podem ser tóxicos ao organismo do ruminante pois prejudica a fermentação e promove efeitos físicos pois há recobrimento de partículas alimentares com gordura , reduzindo o contato dessas partículas com os agentes de digestão , a dieta dos herbívoros em gral são pobres em lipídeos pois as forragens são pobres destes. o lipídeos são alterados pela fermentação ruminal e os lipídeos absorvidos são diferentes dos ingeridos , a síntese de lipídeos nos ruminantes é feito no tecido adiposo , diferentemente dos não ruminantes em que há lipogênese no fígado .
A gordura é biohidrogenada no rumem e no Id já é absorvida em quantidades adequadas , dentro dos limites,melhora a conversão alimentar.
PROTEÍNAS
O que são proteínas ?
Proteínas são moléculas de alto peso molecular contendo C,H,O,N e as vezes S. São compostas por unidades estruturais básicas(aa), ligadas por ligações peptídicas (o grupamento amino de um aminoácido se liga ao grupo carboxílico de outro aa) a unidade morfofuncional das proteínas são os aminoácidos e esses não podem ser armazenados , em excesso essas aminoácidos são catabolizados á amônia (peixes) , uréia (suínos) acido úrico (aves)
Para que serve o balanço de nitrogênio ? 
Ele é utilizado para verificar o estado da nutrição proteica do animal , quando o balanço é positivo , significa que a retenção de proteínas é maior que a excreção , isso é benéfico para a produção , quando o balanço é negativo significa que a excreção é maior que a retenção e isso compromete a produção , um balanço negativo pode ser provocado por estresse metabólico , dieta deficiente em aa essencial e dieta baixa em proteínas.
O que distingue uma proteínas de outra?
Sua composição em aa.
Quantos aa são necessários ao bom funcionamento do metabolismo animal ? o que são aa essenciais e não essenciais ?cite exemplos.
20 aa fazem parte das proteínas e nem todos podem ser sintetizados pelos animais dividindo-se assim em aa essenciais que são aquelesque os animais não sintetizam ou sintetizam em pequenas quantidades que são insuficientes para a síntese proteica normal , já os aa não essenciais são aqueles que o organismo consegue sintetizar normalmente.
Por exemplo a tirosina e a cistina (não essenciais) são sintetizados a partir da fenilalanina e metionina (essenciais)desde que esses precursores estejam em níveis adequados na dieta.
No que diz respeito quando a necessidade de aa essenciais , cite as diferenças entre aves e suínos 
Arginina (aves não possuem síntese significativa de uréia )
* Glicina aves para excretar aa em excessso necessitam de uma glicina 
lisina único aa que não forma glicose 
metionina+cistina formas a queratina das penas
Como se da a biossíntese de aa não essenciais ?
O organismo pode sintetizar muitos aa , porem deve ter uma fonte de N disponível 
O esqueleto carbônico disponível dos aa sintetizados organicamente são provenientes de intermediários do metabolismo de carboidratos.
 Quais são as funções das proteínas ?
 Estrutural – para formação e manutenção dos tecidos como o colágeno forma cartilagens , couro e a queratina unhas ,penas pelos 
Formação de hormônios e enzimas , fonte secundária de energia por meio da gliconeogenese 
albumina , transporte e armazenamente de gorduras (HDL,LDL)
Reprodução com a formação de espermatozoides e óvulos 
Efeito tampão e regulação da pressão osmótica -albuminas, globulinas do sangue
Constituintes dos produtos de origem animal -carnes e ovos.
8) explique quais são as interações entre aa .
Imbalanço : situação em que a menos um aa esteja abaixo da exigência (aa limitante ) altera transporte de aa ,reduz a síntese proteica e aumenta degradação.
Antagonismo:situação em que o nível de um aa influencia o metabolismo de outro aa , exemplo lisina com arginina 
TOXIDEZ – geralmente quando o aa está muito acima da exigência , a metionina é aa mais tóxico .
Explique a lei do mínimo
O aa que estiver abaixo das necessidades para o máximo crescimento será o aa limitante .É IMPORTANTE PARA QUANDO SE TRABALHA COM PROTEINA IDEAL 
QUAIS SÃO AS FORMAS DE SE ADEQUAR AA NAS RAÇÕES?
Por meio de combinação de ingredientes , uso de aa sintéticos como DL-metionina,L-lisina ,L-triptofano ,L-treonina 
Aumentando o nível de proteína da ração 
Quais são os fatores que influenciam nas exigências de aminoácidos para os animais?
A idade do animal influencia , de modo que quanto mais jovem o animal maiores são as exigências nutricionais e apesar deste comer menos é necessário colocar maior concentração de aminoácidos , o nível de energia da dieta de modo que as exigências da rção são diferentes das exigências do animal , em geral uma ração requer cerca de 20% de proteína bruta e o animal requer 10g/metionina/dia .
A temperatura do ambiente influi nas exigências de proteína ,pois afeta o consumo do animal , em dias mais frios os animais comem mais , diferentemente do que ocorre em dias mais quentes , sendo necessário assim fazer-se correções nos nutricionais . O sexo do animal por exemplo, suínos ou frangos de corte apresentam ganho de peso superior ao das fêmeas nas mesmas condições de alimentação , fêmeas apresentam curva de crescimento diferenciada principalmente no final do período de criação , e o estado sanitário em que esse animal se encontra.
NITROGENIO NÃO PROTEICO
DISCORRA SOBRE O METABOLISMO RUMINAL DO NITROGENIO 
O Metabolismo de nitrogênio no rumem pode ser resumido em dois processos simultâneos: o de degradação da proteína e o de síntese de proteína microbiana , o ruminante possui grande quantidade de ureia na saliva , essa ureia serve como fonte de nitrogênio , as células da mucosa ruminal possuem nitrogênio , e a mucosa ruminal sofre descamação , quanto há essa descamação , juntamente com o nitrogênio é reabsorvido .
A proliferação do substrato pode ser por aminoácidos verdadeiros da proteína po por nitrogênio verdadeiro N livre que se encontra no rumem , dentro do rumem com a presença de nitrogênio tem a facilitação para a fermentação e proliferação microbiana. 
As fontes de aminoácidos verdadeiros provenientes ou da alimentação ou em forma de uréia e nitrogênio que vem da saliva do animal , a riqueza de ureia na saliva é importante pois o animal reingere esta saliva e há ressintese endógena através da saliva . O nitrogênio circulante pode deslocar-se para dentro do rumem e quando há descamação da mucosa desse rumem esse nitrogênio é reabsorvido.
A ureia provem do nitrogênio e esse necessita de encontrar fonte de energia e carbono , pois a partir disso o microorganismo conseguirá fazer a síntese de aa para que haja a síntese proteica . Esse mecanismo ocorrerá dentro do rumem , a uréia será degradada em amônia e depois essa amônia é utilizada pelos microorganismo da microbiota ruminal juntamente com energia e fonte de carbono para a formação da proteína microbiana que será vista na proliferação celular das microbiotas.
Quais são as fontes de nitrogênio alimentar ?
Ptnas da dieta que são degradas no rumem á peptídeos , aa e amônia nitrogênio não proteico , como nitratos , ácidos nucleicos , ureia 
Quais as fontes de nitrogênio endógeno ?
Saliva , sangue (representa um retorno de N ao rumem de 1 a 12 g para bovinos
Descamação da mucosa ruminal e do retículo para bovinos
Descreva quais são os aspectos da degradação ruminal 
 20 a 30% das forragens verdes são transformados em amônia pelas enzimas bacterianas , e parte da proteína do alimento é hidrolisada no rumem e o resto passa ao abomaso ( ptnas by-pass).
O aa qe são liberados na hidrolise do rumem são desaminados por desaminases bacterianas formando amônia e cadeia carbonada , essa amônia é formada no rumem e utilizada pela flora par síntese de seus próprios aminoácidos . e parte da amônia produzidas no rumem sofrerão absorção irão ao fígado por meio da circulação portal e lá será convertidos a ureia que cairá na circulação sanguínea novamente e pode ser excretada pelos rins ou voltar ao rumen por meio da saliva ou sangue através das paredes ruminais.
Quais são os fatores que afetam a degradação ruminal ? 
Estrutura química das proteínas , a solubilidade da proteína, potencial de hidrogênio , tempo de retenção no rumen , processamento e armazenamento , tratamentos químicos .
Sabendo-se que a síntese de proteínas microbianas possui um limite , cite quais são os fatores que influenciam a síntese proteica.
A quantidade de nitrogênio solúvel , quantidade de aminoácidos pre formados , quantidade de matéria orgânica fermentável no rumen que relaciona-se com energia e esqueleto de cabono , e presença de uma fonte de enxofre .
Em que períodos há indicação para utilização de nitrogênio não proteico ? dentrinche.
É bom utilizar em períodos de seca onde as gramíneas apresentam um baixo nível de nitrogênio , o NNP aumenta a produção de proteína bacteriana , diminuindo a deficiência proteica e economizando a utilização de concentrados , entre os fatores que afetama utilização da ureia , o mais importante é o fornecimento de energia , com baixa energia as bactérias não desenvolvem-se de maneira eficiente.
 
Qual a relação dos tipos de carboidrato com a eficiência da utilização da ureia ?
Carboidratos rapidamente fermetaveis eles fornecem energia inicial , mas são rapidamente degradados e fornecem poucos esqueletos de carbono para a síntese proteica.
Carboidratos mediamente fermentáveis no rumem , são os mais efetivos e fornecem energia e esqueleto de carbono para a síntese.
Carboidratos letamente fermentáveis no rumen , quando presentes em altas quantidades são limitantes a síntese de proteína microbiana e diminui a utilização da ureia. A Proporção adequada de CHO rapidamente fermentáveis e mediamente fermentáveis maximizam a utilização da uréia (que, por sua vez, aumenta a digestibilidade da fibra da dieta por um aumento na população de microrganismos ruminais).
Presença de proteína verdadeira na dieta aumenta a eficiência de utilização da uréia. Fornecimento de enxofre(formação dos aminoácidos sulfurados bacterianos) * Uréia alimentar (pecuária) não apresenta enxofre. 1 parte de S para cada 9 a 10 partes de N - sulfato de amônia. Deve-se aliar ao suplemento de enxofre.
Quais as recomendações para a suplementação de Ureia na dieta , como ela deve ser fornecida ?
NNP só poderá ser utilizado por animais com desenvolvimento ruminal completo. População microbiana deve estar adaptada para a utilização de uréia . 
A uréia deve ser misturada de forma homogênea aos alimentos, a fim de se obter uma ingestão regular desse alimento; - Deve ser fornecida misturada ao alimento diariamente, sem interrupções; - Usar cochos cobertos e com furos para dreno d’água; - Uma boa suplementação mineral quando se usa uréia é extremamente necessária, para se obter um bom desempenho dos animais; - Nunca use uréia dissolvida em água de beber dos animais ou em “sopões”;
Quais são os principais erros que levam a intoxicação por uréia ?
A toxidez ocorre quando a uréia é fornecida de forma rápida, ou quando os animais estão fracos ou não adaptados à dieta com uréia, ou ainda quando não há fontes de carboidratos solúveis na dieta, ou quando a mistura não está bem feita. 
12 
• A intoxicação é devida ao excesso de amônia no rúmen. • A melhor forma de adaptar o animal a dieta contendo uréia pelo aumento gradual semanalmente, até alcançar a ingestão da quantidade desejada. Deve-se iniciar com um quarto (25%), da quantidade total. 
Elevação dos níveis de NH3 sanguíneos, acima da capacidade de detoxificação do fígado. O tecido mais sensível à amônia é o cérebro (razão da sintomatologia nervosa) 
O excesso de amônia sanguínea pode, alem da intoxicação, levar a transtornos reprodutivos, modificando pH uterino e impedindo a nidação do óvulo.
Como a intoxicação por amônia deve ser tratada ?
com uso de ácidos que diminuirão as formas não ionizáveis de amônia formando acetato de amônia , acido acético ou vinagre e forçar a ingestão de agua fria ou gelada

Continue navegando