A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
DOENÇAS E PREVENÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Pré-visualização | Página 1 de 1

DOENÇAS E PREVENÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
A organização e limpeza do ambiente vêm sendo ensinado para os alunos desde o ensino infantil, e com o passar dos anos o estudo deve ser aprofundado. A higienização do ambiente é de grande importância, pois a mesma pode prevenir varias doenças causas pelas bactérias ou vírus que estão no ar ou local sujo. Algumas das doenças que podem surgir quando não há a higienização dos espaços são a Renite alérgica, a Conjuntivite alérgica, a Sinusite, a Bronquite, e a Asma. Essas doenças são perigosas e por isso deve se ter atenção redobrada pelo professor da sala de aula, para com a sala e também ensinar seus alunos a fazer uma boa higienização em sala, e também em casa onde passam maior parte do dia. 
A higienização pessoal também é abordada desde cedo nas escolas, mas já no ensino fundamental percebemos o descaso de algumas instituições, onde ao menos instruem sobre hábitos básicos de higiene pessoal para seus alunos. O simples habito de lavar as mãos pode evitar doenças como a infecção intestinal, infecção respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças na pele, espinhas, dor de garganta, e infecções nos ouvidos. Por isso é importante os professores instruírem aos alunos as maneiras corretas de se realizarem a higiene pessoal, com cuidados com as unhas, mãos, dentes trarão apenas benefícios para a saúde do aluno. Nas escolas á uma grande preocupação com os piolhos que as crianças trazem de casa e acabam passando para outros colegas, tornando uma epidemia em sala. 
A boa higienização dos alimentos é umas das formas de se prevenir contra doenças causadas por vírus ou bactérias. Ensinar os alunos as maneiras corretas de se escolher um alimento e a maneira correta de se fazer a limpeza dele é muito importante. Algumas doenças causadas pelo consumo de alimentos mal cozidos ou contaminados são o botulismo, toxoplasmose, cólera, salmonelose, gripes, febres, e mononucleose. Quando realização de atividades que envolvem alimentos, é sempre bom relembrar os alunos quanto à realização da higienização pessoal e também dos alimentos para que se previnam contras as doenças. 
A Camisinha é uma das formas de se prevenir algumas doenças infecciosas, que são transmitidas pela relação sexual, e nos dias de hoje os professores devem apresentar para os alunos os conteúdos relacionados ao uso da camisinha em suas relações sexuais como modo de preservação dos indivíduos. A sífilis, cancro mole, herpes genital, o HPV, a gonorreia, a hepatite b, a AIDS, e o HIV são algumas doenças causadas por vírus ou bactérias que podem ser evitadas quando se usam a camisinha. 
Os vírus e bactérias estão presentes na maioria dos ambientes, por isso a necessidade da instrução por partes dos professores complementando á dos pais, para que os alunos criem metodologias próprias para se prevenirem das doenças que os cercam no dia a dia. O tabu contra a discussão do uso dentro de sala de aula deve ser quebrado, pois a mesma traz apenas benefícios para os indivíduos, prevenindo-os das doenças sexualmente transmissíveis.