Buscar

AD2 Aval Apren rosa 2014.1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2
Prezados alunos,
Neste momento gostaríamos de sugerir a leitura da Aula 20 - A Avaliação em uma perspectiva histórico-crítica, com a intenção de promover uma reflexão sobre os paradigmas que orientam nossas práticas avaliativas.
Neste sentido solicitamos que você  após a leitura da aula identifique as principais características deste paradigma e realize uma análise apresentando as principais diferenças entre os paradigmas subjetivista e histórico-crítico.
Sua análise deverá conter no máximo 15 linhas e no mínimo 10 linhas.
Um grande abraço e ótimo estudo!!
Equipe de AA
O paradigma histórico-crítico surgiu em contraposição aos mesmos ( paradigmas: subjetivistas e objetivista), com princípios, visões de homem e de mundo e concepções de avaliação bastante diferentes.Caracterizamos este paradigma e o associamos ao sociointeracionismo de Vygotsky e ao construtivismo interacionista de Piaget.
No paradigma subjetivista a predominância do sujeito sobre o objeto do conhecimento, o homem é visto como ser autônomo criado para liberdade, o aprendente é o centro do processo educacional com ampla liberdade para escolher as suas metas em um clima de aceitação e comunicação, desvalorização das metodologias de ensino, pesquisas centradas nos indivíduos: - implicações educacionais, - provas discursivas de questões abertas, - valorização da auto-avaliação, - utilização da pedagogia não diretiva.
No paradigma histórico-crítico: a avaliação é redefinida na dimensão histórico e social, -entendimento do indivíduo no contexto social, - a avaliação é qualitativa e quantitativa, implicações educacionais: utilização de diferentes instrumentos de avaliação, objetivos e subjetivos, extinção do poder primitivo da avaliação, utilização dos princípios construtivistas. 
A aprendizagem acontece pela interação que ele estabelece entre os diversos componentes do seu meio ambiente, que inclui as informações disponíveis (saberes científicos e saberes práticos).

Continue navegando