Buscar

Aula 10

Prévia do material em texto

Projeto político pedagógico
Compreendendo autonomia como a possibilidade e a capacidade da instituição de elaborar e implementar um projeto político pedagógico que seja relevante à comunidade e à sociedade a que serve, coloca-se esse tema como relevante no que diz respeito ao compromisso social dessas instituições.
O Projeto Político Pedagógico nasceu após a Constituição de 88, para dar autonomia às escolas na elaboração da própria identidade e nada mais é do que a organização das práticas pedagógicas, considerando todos os agentes envolvidos: alunos, professores, coordenadores, comunidade etc. Esse projeto é o referencial de quaisquer instituições de ensino. Regido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Ou seja, o marco do Projeto Político Pedagógico é a LDB, que intensifica a elaboração e autonomia da construção de projetos diferenciados de acordo com as necessidades de cada instituição.
�
Planejar e construir um PPP, é ter compromisso com uma educação de qualidade e participativa, é a união entre ensino e comunidade, comunidade e ensino, pois ambos são indissociáveis. Na Universidade cada curso expressa a sua leitura de mundo e deve contribuir, em seu conjunto, para uma discussão sobre os rumos da sociedade. É preciso, então, pensar a construção do conhecimento a fim de elaborar um saber sobre a prática que realiza.
O Projeto Pedagógico de uma instituição de ensino é elaborado a partir de um conjunto de leituras e informações sobre as diretrizes que fundamentam os princípios e métodos da prática educativa, seu compromisso social de maneira contextualizada. O currículo de um curso representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam determinada área de saber. Na atividade de planejamento do PPP são definidas as finalidades e necessidades dos alunos, professores, enfim, dos cursos de graduação, e compreende a forma como a Universidade pretende realizar seu ideal pedagógico e, assim, configura o material básico que direciona a ação de todas as unidades acadêmicas, orientando suas práticas pedagógicas, em especial os projetos pedagógicos dos cursos que a integram, pensando sempre na construção do conhecimento, habilidades e atitudes que constituem a competência do aluno em formação.
A autonomia científica, como garantia do desenvolvimento da ciência básica, sem a qual a pesquisa aplicada não encontra suportes científicos adequados, implica em autonomia de organização interna e de gestão financeira, para garantir a existência de áreas de pesquisa que não possuam relevância política ou econômica imediata. A autonomia didática significa capacidade de selecionar alunos, definir os cursos que devem ser ministrados, avaliar o desempenho desses alunos e conceder os títulos correspondentes ao grau de domínio do conhecimento atingido por eles. A autonomia administrativa, ou seja, a liberdade de organizar-se internamente é condição para o exercício pleno das dimensões didática e científica. A contrapartida é a responsabilidade pela eficiência na utilização de recursos humanos e materiais para cumprimento de sua missão.
Padrões referenciais são aqueles que expressam a visão de sociedade, da instituição, bem como a determinação e análise das necessidades e problemas prioritários da área de estudo no país. Quando se pensa em padrões conceituais focaliza-se o perfil e as competências do profissional a ser formado. Nessa ótica, quando observamos os padrões estruturais, repensamos conteúdos, métodos e sistema de avaliação em sintonia com as concepções construídas nas etapas anteriores. Sem desconsiderar a relação entre ensino, pesquisa e extensão.
Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. A essa modalidade estrutural dá-se o nome de CHA, que significa Conhecimento, Habilidades e Atitudes.
As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do “saber fazer” relacionado à prática do trabalho mental. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências. 
Emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas.
Atitudes: saber ser, aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação.
Habilidades estão ligadas a atributos relacionados ao saber conhecer, saber fazer, saber conviver, saber ser.
Exemplo: Você viu que a palavra projeto vem do verbo projetar, lançar-se para frente, denotando o sentido de movimento ou mudança. Porém, este termo assume sentido diferente quando pensamos no papel da Universidade, certo? Então, marque a única opção abaixo que oferece uma informação errada acerca do Projeto Político Pedagógico:
( ) Projeto Político Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano.
( ) É um estudo que deve ser consciente, sistematizado, orgânico e participativo.
( ) É uma metodologia de trabalho que possibilita ressignificar a ação de todos os agentes de uma instituição de ensino.
(X) É o mesmo que extensão, ou seja, ações da Universidade junto à comunidade, disponibilizando o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa.
Exemplo 1. Modalidades estruturais da inteligência. Competência
Exemplo 2. Representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam determinada área de saber. Currículo
Exemplo 3. Sigla do instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano. PPP
Exemplo 4. Expressam a visão de sociedade, da instituição, bem como a determinação e análise das necessidades e problemas prioritários da área de estudo no país. Padrões referenciais
Exemplo 5. No CHA, saber fazer está relacionado à: Habilidade
Exemplo 6. No CHA, atitude está ligada ao: Interesse
	
	1.
	O projeto político pedagógico é um instrumento norteador de uma instituição escolar que tem na sua caracterização o dinamismo, sempre consoante com o espaço cultural, social, geográfico, econômico que a escola, universidade, instituto de educação etc. que se insere.
Leia as assertivas abaixo e marque a ÚNICA opção que não corresponde às finalidades do projeto político pedagógico:
	Quest.: 1
	
	
	Detalhar objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na universidade, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
	
	
	Estabelecer diretrizes básicas de organização e funcionamento da instituição de ensino, integradas às normas comuns do sistema nacional e do sistema ou rede ao qual ela pertence.
	
	
	Criar parâmetros de acompanhamento e de avaliação do trabalho escolar.
	
	 
	Servir como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades adjacentes.
	
	
	Possibilitar ao coletivo da instituição, a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.
	
	2.
	Assinale a opção abaixo que melhor define a proposta apresentada neste texto: o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na instituição educacional, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
	Quest.: 2
	
	
	Plano Nacional de Educação.
	
	
	Plano de aula.
	
	 
	Projeto Político-Pedagógico.
	
	
	Diretrizes Curriculares Nacionais.
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
	
	3.
	Segundo Vasco Moreto, num projeto político pedagógico, o mais importante é o compromisso das instituições de ensino com uma reflexão sobre sua intencionalidade educativa. A partir dessa concepção, pode-se concluir que:
	Quest.: 3
	
	
	o projeto deve ser elaborado pelo Ministério da Educação.
	
	 
	o projeto deveser elaborado, considerando todos os agentes envolvidos: alunos, professores, coordenadores, comunidade etc.
	
	
	o projeto deve ser elaborado pelo supervisor pedagógico.
	
	
	o projeto deve ser elaborado pelos alunos com os professores.
	
	
	o projeto deve ser elaborado pelo gestor administrativo.
_1461860349.unknown
_1461860351.unknown
_1461860352.unknown
_1461860350.unknown
_1461860345.unknown
_1461860347.unknown
_1461860348.unknown
_1461860346.unknown
_1461860343.unknown
_1461860344.unknown
_1461860341.unknown
_1461860342.unknown
_1461860339.unknown
_1461860340.unknown
_1461860338.unknown

Continue navegando