Buscar

comunicacaço de mkt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gincana
COMUNICAÇÃO DE MARKETING V ou F
1. ( ) Na comunicação de marketing podem-se utilizar diversas plataformas de comunicação, tais como propaganda, promoção de vendas, relações públicas, marketing direto e vendas pessoais.
2. ( ) Promoções de vendas é uma forma paga de apresentação de produtos ou serviços, como por exemplo, anúncios impressos, cartazes, outdoors.
3. ( ) A Propaganda utiliza uma variedade de incentivos de curto prazo para estimular a experimentação ou a compra de um produto ou serviço.
PREÇO
4. ( ) O estágio em que o produto se encontra no ciclo de vida pode determinar diferenças na política de preços da empresa. 
Marque um “X” na alternativa mais adequada às frases formuladas a seguir:
1. O perfil dos tipos de mídia destacados abaixo:
a. Revista: boa circulação de leitores e o espaço não precisa ser comprado com muita antecedência 
b. Jornal: alta credibilidade e vida curta
c. Mala direta: uso em massa e custo relativamente alto
d. Rádio: seletividade de público e custo baixo
2. A determinação de preços mais elevados na introdução de um produto, visando atingir determinada camada da população, caracteriza uma estratégia de:
a. Desnatação
b. Preços psicológicos
c. Penetração
d. Preços discriminatórios
3. Tradicionalmente, o preço funciona como o principal determinante na escolha dos compradores. Esse ainda é o caso nas nações mais pobres, entre grupos mais pobres e para produtos
a. idênticos
b. na internet
c. do tipo commodity
d. similares
e. nenhuma das anteriores
No texto abaixo, cite qual item do composto de marketing ou mix de marketing ou 4 P´s que foi explorado e identifique as ferramentas utilizadas.
Em 1998, a indústria farmacêutica Schering do Brasil sentiu o quanto a vida fica complicada com uma crise de imagem. A empresa foi acusada de permitir que cartelas do anticoncepcional Microvlar contendo placebo (farinha de trigo) chegassem ao mercado. Pelo menos oito mulheres teriam engravidado ao usar o produto inócuo. A empresa teve a fábrica interditada e tomou uma multa de 3 milhões de reais. Curiosamente, o episódio respingou num laboratório homônimo da Schering, o norte-americano Schering-Plough – apesar da origem comum, na Alemanha da pré-Segunda Guerra Mundial, hoje são independentes. Mas a Schering-Plough não tardou a reagir. Os operadores de telemarketing receberam um treinamento relâmpago para explicar aos consumidores que eram duas empresas diferentes e sem relação entre si. Os representantes de vendas falaram com os médicos para esclarecer dúvidas. E ainda foram veiculados anúncios impressos e eletrônicos em torno de 1 milhão de dólares (compatível com o lançamento de um produto). “Graças a essa ação rápida nossas vendas não foram afetadas”, disse depois Rubens Marques Pedrosa, diretor da Schering-Plough.
Responder
1. Cite 3 elementos do processo de comunicação:
2. O que é marketing de guerrilha?
3. Qual é a diferença entre propaganda e publicidade?
4. O que são canais de comunicação pessoais?
Administração de Marketing
Curso Administração – Profa. Élida Boeck

Outros materiais