Buscar

Estudo dirigido Perio 1

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
PERIODONTIA I
Responda as seguintes perguntas:
A doença periodontal, é considerada uma infecção? Justifique sua resposta.
 R: Sim. A causa da doença são os microrganismos patogênicos que estão dentro do biofilme. Em condição de saúde, nosso organismo consegue se defender deste microrganismos patogênicos, pois dentro da boca temos bactérias benéficas e patogênicas. Quando ocorre um desequilíbrio gera a doença (infecção), por exemplo : Aumento dos patógenos no biofilme, resposta inflamatória exacerbada tendo efeito negativo cronificando, os mediadores inflamatórios aumentam tanto que além de defender contra o organismos atacam o próprio hospedeiro, resposta imunológica reduzida.
Ela é uma doença infecciosa mista, o desequilíbrio é causado por muitos tipos de patógenos. 
O que foi a hipótese da placa não-específica e porque ela foi questionada?
R: 1950 e 1970 = Queriam voltar a provar que a causa era microbiana, começavam inocular patógeno nos animais para mostrar a doença, assim voltou a ideia de etiologia microbiana. Ainda não entendiam qual microrganismo, acreditavam que qualquer acumulo de biofilme levava a doença periodontal.
Nessa época um professor fez experimento em seus alunos 1* zerou placa em todos os alunos 2* deixou um período sem escovar os dentes para formar novo biofilme 3* percebeu clinicamente o tecido ficando doente em 21 dias gengivite e acompanhando a composição do biofilme com alteração nos microrganismos, começou com cocos, depois bacilos e 21 dias espiroquetas.
Avanço para procurar o microrganismo !! 
Defina biofilme. Cite as principais características desse tipo de estrutura bacteriana e como ela pode interferir no tratamento periodontal. 
R: estrutura microbiana que vai se formar sobre estrutura dura, lisa e não descamativa. Os biofilmes são comunidades biológicas com um elevado grau de organização, onde as bactérias formam comunidades estruturadas, coordenadas e funcionais. Estas comunidades biológicas encontram-se embebidas em matrizes poliméricas produzidas por elas próprias. Os biofilmes podem desenvolver-se em qualquer superfície úmida, seja ela biótica (formada por espécies vivas) ou abiótica (minerais). A associação dos organismos em biofilmes constitui uma forma de proteção ao seu desenvolvimento, favorecendo relações simbióticas e permitindo a sobrevivência em ambientes hostis.
Causar doença capaz de colonizar se : Permanecer no ambiente! Chegar e ADERIR, MULTIPLICAR, COMPETIR COM OUTRAS BACTERIAS que vão chegar nesse ambiente, DRIBLAR AS DEFESAS DO HOSPEDEIRO, precisa conseguir ser mais forte que nosso sistema imunológico. 
Descreva o processo de formação do biofilme subgengival. Inclua os seguintes conceitos (Coagregação, película adquirida, sequência de colonização, et...) 
R: COAGREGAÇÃO= fase de maturação do biofilme. As associações bacterianas em biofilmes mistos não são ao acaso, tem afinidade química pra isso. Cada espécie tem um numero definido de parceiros de coagregação, RECONHECIMENTO DE CELULA A CELULA
PELICULA ADQUIRIDA DO ESMALTE : Biofilme só vai se formar quando tiver está película a.e., Dente superfície lisa tem esta camada fina formada pela adsorção seletiva de GLICOPROTEINAS SALIVARES= MUCINAS, saliva tem essa substancia por afinidade química colam ao esmalte, aderência frágil, quando escovamos os dentes ela se desfaz. Porem se forma com muita facilidade. A tensão superficial fica mais eficiente para adesão bacteriana. Os pioneiros só conseguem colonizar a superfície do dente pq antes disso tem a película, se nossa boca fosse livre desta películas, a formação do biofilme seria dificultada. Controle é do paciente
Os patógenos periodontais anaeróbios estritos estão localizados só em bolsas periodontais profundas? Justifique sua resposta.
Não, eles também ficam na supragengival porem na camada mais interna da matriz. E tem pouca circulação de O2, possui nutrientes passando pelos canalículos e coagregação com outras bactérias. Se ficam muito para o exterior não conseguem se aderir pois não possuem seus fatores determinantes para proliferação. língua ( por causa da superfícies irregular, micro invaginações das papilas e dorso da língua, tornam o ambiente anaeróbios) mucosa, palato e tecidos gengivais.
Qual é a importância dos complexos microbianos (Socransky et al. 1998)? Classifique os complexos e os relacione com saúde e/ou doença periodontal. Explique as principais diferenças entre os perfis microbiológicos dos indivíduos com saúde e doença periodontal.
Existem espécies pioneiras essencialmente começam pelos streptoccus azuis, depois roxo verde. São esses que tornam o ambiente ecologicamente favorável para a colonização dos secundários complexos laranjas, e patógenos verdadeiros vermelhos. 
Biofilme supra gengival = azul amarelo verde roxo. Maturando = laranja, patógeno= vermelho (maturado), os iniciais vão diminuindo de numero conforme os patogênicos chegam. 
Subgengival = actnomyces, streptos, formam os primários como precisam de carboidrato e O2 ficam na parte mais superficial e supra, o sub ficam abaixo chegam o complexo roxo e verde, depois do laranja dentro ( já é anaeróbico estrito, não gosta de O2), mais pro interior terei vermelho no sugengival.
Que é um fator local? Cite ao menos 3 exemplos e descreva a sua influência na etiologia das doenças periodontais.
Descreva as composições e as principais diferenças entre o cálculo supragingival e subgengival. 
Calculo supragengival – acima da gengiva, cor branca amarelada, ou amarela acastanhada raramente chega ao marrom. De dureza moderada, densidade mineral moderada. O calculo é o biofilme calcificado ( mineralizado), biofilme bem antigo. Pacientes formam mais fácil que outros, pois ele se distribui próximo a saída dos ductos das gls salivares maiores submandibulares, sublingual e parótidas. Saliva tem mucinas e glicoproteínas, tem sais minerais que levam a calcificação do biofilme lingual inferiores e vestibular dos molares superiores. Geralmente o dente fica solto no alvéolo quando tiramos o calculo. A partir da SALIVA. Mineral 37%. Preso em esmalte mais fácil de retirar
Subgengival – escondido dentro da gengiva . não enxergo visualmente. Dentro das bolsas periodontais, só detecto com sondagem. Raiox aparece porque é calcificado. Coloração mais escura, difícil remoção. A partir de fosfato de cálcio e hidroxiapatita mineral 58%. Ligado ao cemnto e mais difícil de sair, calcificação mais escura porque vem de substancias do sangue e degradação de células.( mais proteicas) por isso fica mais escuro.!
Quais são os fatores predisponentes da doença periodontal?. Descreva 3 exemplos. 
Projeções de esmalte ( região de furca) difícil acesso. 
Fissura palatina ( incisivos laterais ou centrais, fenda entre esmalte, se estender ao cíngulo ao terço médio e apical da raiz) 
Má posição dentaria ( apinhamento)

Continue navegando