Buscar

Exercício Gestão de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��
��
	
	Matriz de atividade individual
	Disciplina: Gestão de Pessoas
	Módulo: Módulo 4 – Liderança: tendências e desafio
	Aluno: Carolina Caetano Oliveira Santos
	Turma: Gestão de Pessoas-1017-7_2
	Introdução
	
Líderes e gestores vivem num ambiente empresarial que exige de cada um deles diversos tipos de liderança para conseguir seus objetivos e metas junto com sua equipe. Ser um bom líder emana em melhores resultados de seus funcionários e também da organização em que atua. A procura por líderes qualificados é cada vez maior, com isso, eles estão mais favoráveis à treinamentos que aperfeiçoem ainda mais o conhecimento que já possuem. Gerir e conduzir pessoas requer muita disciplina.
A discussão sobre líderes e os tipos de liderança da atualidade surgiu da necessidade de compreender estes profissionais e a sua seriedade nas organizações. Toda empresa necessita de alguém que consiga acompanhar, motivar e gerir equipes com eficácia. O líder dentro do ambiente empresarial conduz os demais funcionários, assegurando que os processos estejam sendo executados de maneira assertiva e com os resultados planejados dentro dos prazos determinados.
É indispensável visualizar a diferenciação entre o conceito de líderes com gerentes ou diretores. Apesar de ser necessária a participação da liderança em todos os níveis hierárquicos de uma empresa, nem sempre um líder será um gerente. Abaixo, são citados os tipos de liderança: como podem influenciar diretamente no desenvolvimento e comportamento de seus colaboradores.
	Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança
	Perfil de liderança
Características
Vantagens
Desvantagens
Coercitivo
É um tipo muito comum nas empresas. Comanda amedrontando as pessoas. Estilo mandão, do tipo "faça como eu mando".
É movido por resultados, tem habilidades para lidar com colaboradores problemáticos.
Muito voltado a dar feedbacks negativos.
Democrático
Cria consenso por meio da participação do grupo. Esse estilo considera que os membros da equipe têm uma certa maturidade e conhecimento para poder participar.
Consegue cooperação da equipe, confia na mesma e é muito comunicativo.
Ajuda a desenvolver as capacidades de todos. Os empregados sentem que controlam o próprio destino e sentem-se motivados para trabalhar com afinco por algo mais do que a mera compensação financeira.
Às vezes é indeciso.
Autoritário
É do tipo que motiva as pessoas a fazerem algo juntamente com ele. Comanda com firmeza.
Provoca mudanças na equipe, está à frente, mobiliza as pessoas para um ideal.
Muito crítico com quem não apresenta resultados.
Marcador de ritmo
É de alto desempenho, do tipo que lidera pelo exemplo, voltado a resultados rápidos. No entanto, o resultado geral pode ser negativo, nem sempre as pessoas estão no mesmo patamar de energia. 
Lidera pelo exemplo, gosta de resultados rápidos.
Muito impaciente com pessoas de ritmo mais lento, costuma ter problemas com essa característica.
Paternal
Constrói laços fraternais, coloca a necessidade das pessoas em primeiro lugar, e é capaz de construir uma equipe voltada aos relacionamentos. 
É muito bom em resolver conflitos internos.
Cria pessoas dependentes emocionalmente. Tem dificuldade de dar feedback negativo.
Treinador
Costuma desenvolver muito bem as pessoas, líder de muita ação, tipo: "tente de novo", "você pode".
Capaz de identificar pontos fortes e fracos com extrema rapidez. 
Geralmente alega falta de tempo e acredita que tudo se resolva numa sala de treinamento. 
Centralizador
As decisões são normalmente tomadas pelo líder. Este estilo pode ser utilizado em momentos de urgência e principalmente quando os profissionais envolvidos possuem baixa maturidade para caminhar sozinhos, ou seja, estão em processo de capacitação para tal. Esse líder pede para ser copiado em todos os e-mails e quer estar em todas as reuniões
Tomada de decisões mais rapidamente – pois não existe necessidade de grandes consultas antes de avançar – e os liderados podem ser mais rápidos e produtivos, desde que o líder esteja presente.
A falta de delegação nas atividades pode desestimular a equipe e causar queda no rendimento final da tarefa. Um líder centralizador não só gasta seu tempo em coisas que não deveria, como desestimula a sua equipe.
Liberal
O líder delega domínios para um ou mais membros da equipe e fica disponível para o que for necessário. O nível de maturidade e conhecimento das tarefas pelos profissionais da equipe, nesse caso, precisa ser bem alto para que possam desenvolver um bom trabalho. Este tipo de liderança pode funcionar bem quando os seguidores são pessoas instruídas e maduras.
Funcionários têm maior autonomia para desenvolver as atividades sem necessidade constante do aval do líder. A liderança liberal funciona em equipes onde os indivíduos têm muita experiência e espírito de iniciativa válido.
Caso não exista um acompanhamento constante do líder na orientação e monitoramento das atividades, a equipe pode ficar completamente perdida e o projeto final se comprometer.
Inspirador
Serve de exemplo para os empregados. Raramente precisa dar ordem, cada um sabe o que fazer e aonde ir. 
Traz inspiração para equipes muito motivadas.
Estes profissionais possuem necessidade de status, por isso, em alguns casos, acha que o seu caminho traçado é o melhor e perde a oportunidade de ouvir seus comandados. Pode ter problemas com profissionais mais experientes ou talentos jovens de personalidade forte.
Visionário
Para ele, o futuro é que dá sentido à ação do presente. 
Cria projetos em longo prazo construtivos e atraentes para a organização. Liderança capaz de reconhecer talentos com facilidade.
Pode ter problemas na realização de tarefas em curto prazo e de manter a motivação constante em sua equipe.
	Considerações finais 
	De acordo com pesquisa da revista Exame (2013), foram observados vários estilos de liderança, entre os quais se destacam como principais no Brasil:
Liderança Centralizadora: Nessa liderança, o líder é centralizador, ou seja, concentra em si todas as decisões, não sendo possível aos liderados a chance de expor suas ideias e pontos de vista.
Liderança Liberal: Na liderança liberal, os liderados possuem total autonomia, com tímida intervenção do líder.
Liderança Democrática: Na liderança democrática, todos os assuntos são discutidos coletivamente, estimulados e acompanhados pelo líder.
Pôde-se perceber nesse estudo, que todos os tipos de liderança estudados têm suas características próprias, suas vantagens e desvantagens. Estimular condutas de liderança envolve capacitar de maneira alinhada os colaboradores que estão nos papéis de gestão e autoridade. Proporcionar treinamentos internos ou conceder consultorias especializadas é o caminho para que as capacidades desses líderes sejam desenvolvidas. Um mesmo líder, se devidamente organizado, pode demonstrar diversas maneiras de liderança em situações diferentes, conforme a situação exigir. 
Proporcionar capacitação, oferece a esses dirigentes ou aspirantes a gestores, que aperfeiçoem suas competências e que sejam capazes de conduzir suas equipes para a produtividade e sucesso da organização.
A forma como a liderança é exercida pode influenciar muito na produtividade do trabalhador e no clima da empresa. 
	Referências bibliográficas
	ESPÍNDOLA, Rafaela. Tipos de liderança: quais os tipos e como funcionam? Edools, 2017. Disponível em: https://www.edools.com/tipos-de-lideranca/. Acesso em: out 2017.
JESUS, Antônio. Conhecer Os Diferentes Estilos De Liderança. Portal RH, 2015. Disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/conhecer-os-diferentes-estilos-de-lideranca/ Acesso em: out. 2017.
MELO, Luísa. Os estilos de liderança mais e menos adotados no Brasil. Exame, 2013. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/os-estilos-de-lideranca-mais-e-menos-adotados-no-brasil/ Acesso em: out.2017.
MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores, 2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/. Acesso em: out. 2017.
��PAGE \* MERGEFORMAT�1���
�PAGE \* MERGEFORMAT�2� ���

Outros materiais