Buscar

Trabalho poluição do córrego

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO: LICENCIATURAS
DISCIPLINAS NORTEADORS: 
DIDÁTICA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE 
Tutora: Profª. Cristiane de Almeida Regazzo
Tânia Patrícia Lima de Jesus RA: 2801848877
Vagna Aparecida de Lima RA: 1788302714
Fernanda Milk Fougaça RA: 1016438020
Gionilza Teixeira de Carvalho RA: 1000413759
Silvia Tatiana Trevizoli RA: 2810806390
Santo Antônio de Posse – SP 2015
INTRODUÇÃO
A água é um dos bens mais preciosos para todo ser vivo, e freqüentemente tem sido tema de debate pelo mundo todo.
Seu uso irracional e a poluição, podem levar a sua falta se nenhuma medida for tomada. O esgoto doméstico é um dos poluentes que causam maior impacto no meio ambiente. 
A comunidade Boa Esperança vem enfrentando um grave problema com a poluição de um córrego, que corta o meio urbano, por isso pais e professores resolveram unir-se para que juntos possam encontrar uma solução e sanar este contratempo que incomoda a população.
2
Impactos da poluição do córrego no cotidiano e medidas para melhorar a qualidade da água.
Impactos causados pela poluição docórrego no cotidiano.
Medidas adotadas para a melhoria da qualidadedas águas do córrego.
Surgimento de insetos.
Realizar uma ação conjunta entremoradorese a vigilância sanitária para fazer uma limpeza preventiva do córrego retirando todos os entulhos que possam atrair os insetos e utilizar inseticidas naturais.
Doenças.
Projetos sobre conscientização de mudanças de hábitos como:filtrar todo água para consumo e em seguida ferve-la, pois somente assim todos os vírus , bactérias e parasitas causadores de doenças serão eliminados. Manter os recipientes para armazenamento da água sempre limpos e tampados.
Impactoscausados pela poluição no córrego no cotidiano.
Medidas adotadas para a melhoria da qualidade da água do córrego.
Mau cheiro.
Iniciar um processopela prefeitura para reverter a poluição por meio do tratamento que será aplicado ao esgoto, antes de ser depositado no córrego.
Alagamentos
Palestras realizadas porONGs ambientalistaspara conscientizaros moradores a não jogarem entulhos e detritos nas imediações do córrego. Evitando assim o transbordamento do mesmo em dias de chuva.
Definição dos grupos da sociedade e as ações a serem desenvolvidas 
Grupos dasociedade civil organizada.
Ações que podem ser desenvolvidas
Rádio Comunitária
Vinhetas com dias acessíveis relacionados a informação importantes àcomunidade , como dias que o caminhão pipa virá, ou como andam os projetos desenvolvidos pela prefeitura para que desta forma possa haver uma fiscalização e cobrança.
Cooperativas
Incentivos ao plantio de árvorese vegetais para que respeitem os cuidados relacionados a higiene e ao bem estar da população.
Grupos culturais
Apresentação de dança,música e filmes relacionados ao meio ambiente, sendo assim uma forma didática de modificar e adquirir hábitos saudáveis e higiênicos.
Grupos ambientalistas
Cursos e palestras que possam envolver a sociedade e educá-los sobre medidas necessárias para que as crianças e adultos nãopoluam mais e desta forma preservarem suas saúdes, como não jogar lixo no córrego , lavarem bem as frutas e vegetais, ferverem a água , lavar bem as mão.
Ações a serem desenvolvidas no âmbito escolar.
Açõesque podem ser desenvolvidas na escola.
Detalhamento das ações.
Reutilizacaodo papal
Incentivar funcionáriose também alunos a reutilizarem o papel. Confecção dos Coletores Seletivos Sea escola não tiver condições financeiras para adquirir os coletores seletivos,os próprios alunos poderão confeccionar,usando tambores de lata de tinta pintando corretamente com as cores do lixo coletivo.
Coleta seletiva
Realizamos caracterização dos resíduos sólidos gerados por determinada instituição, com o objetivo de que os dados sobre o lixo produzido subsidiem ações de educação ambiental e implantação de coleta seletiva.
Palestras ambientais
Realizar palestras ambientaisnas escolas, para alunos, professores e pais de alunos. As palestras
Sao realizadas com o apoio de slides, sobre o tema ambiental especifico, valorizando a participacao e o conhecimento do publico.
Açõesque podem ser desenvolvidas na escola.
Detalhamento das ações.
Distribuiçãode mudas de árvores
A escola realizará uma feira ambiental aberta a toda a comunidade, onde os alunos ficaram encarregados de distribuir um muda de árvore a cada pessoa que vizitar a mesma.
A feira ambiental contará com mais atrações como: Teatros, dicas de como separar corretamente o lixo doméstico, palestras sobre poluição, entre outras.
Passeata
Os alunos realizarãouma passeata pela comunidade, carregando cartazes, faixas, para conscientizarem a população sobre a poluição do corrego. Também foi distribuido placas de aviso “Proibido jogar lixo”, como também “preserve o meio ambiente. “
Problemas, especificidades e características da comunidade Boa Esperança e sugestões de melhorias.
Problemas,especificidades e caracteristicas da comunidade.
Sugestoes de melhorias que podem ser contempladas no plano diretor municipal.
Falta de saneamento basico
tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materias (através da reciclagem).
Faltade veiculo e equipamentos adequados para se realizar a coleta de lixo dos moradores.
Disponibilizar os equipamentosnecessarios para que possa ser feito a coleta de lixo na comunidade, e tambem veiculo para que possa ser atendido a necessidade de todos os moradores da comunidade.
A falta de lixeiras nas ruas e lugare publicos
Disbonibilizarlixeiras em varios pontos da comunidade inclusive em areas publicas como pracas, parques, pontos de onibus, entre outros.
Falta de garis para realizar a limpeza das ruas ou maquinas adequadas para o servico.
Realizar acontratacao de garis para realizar o servico e adquirir ao menos uma maquina para manter as ruas sempre limpas evitando que os lixos possam entupir boeiros.
Propostas de melhorias para a comunidade Boa Esperança.
A poluição da água é um dos maiores perigos à saúde, afinal , não podemos sobreviver sem beber água , e se ela estiver poluída pode causar sérios problemas a saúde ao ser ingerida.
A comunidade Boa Esperança enfrenta um sério problema, com a poluição de um córrego que corta o meio urbano.
A comunidade juntamente com o apoio da escola vem procurando um meio de mudar a situação, pois com a poluição tem surgido muitos insetos, doenças, mau cheiro e alagamentos. A população de Boa Esperança tem recebido apoio da vigilância sanitária e ONGs , para reverter esses problemas, e são instruídos a mudar seus hábitos. 
Grupos da sociedade também tem ajudado, rádio comunitária tem divulgado os dias em que o caminhão pipa estará passando para abastecer a comunidade , os grupos ambientalistas também tem ministrado palestras em espaços públicos para conscientizar os moradores.
A escola também tem desenvolvido seu papel com a reutilização de materiais recicláveis, coleta seletiva , incentivando os alunos com palestras, realizando projetos culturais como apresentações teatrais sobre o tema entre outras.
Mas a comunidade também enfrenta outros problemas, não só com a poluição do córrego mas também com a falta de sanemaneto básico , falta de lixeiras espalhadas pela rua e a falta de veículos adequados para realizar a coleta de lixo na comunidade.
O que se pode ser feito para melhorar a comunidade é solicitar as autoridades competentes que realizem o tratamento adequado da água, canalização e tratamento do esgoto, limpeza das vias públicas, equipamentos adequados, veículos e funcionários, para que a coleta d lixo seja feito de forma correta , disponibilizar lixeiras em diversos pontos da comunidade, inclusive em pontos de ônibus, e a própria população deve se conscientizar de que só as mudanças em seu hábitos poderá trazer melhores resultados e uma boa qualidade de vida para todos.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Apesar das condições críticas em que se encontra o córrego que corta a comunidade Boa Esperança, acredita-se na aplicação de técnicas capazes de promover uma significativa despoluição deste curso d’água .
Após análises podemos notar que com o auxílio da sociedade como um todo, a comunidade Boa Esperança encontra-se em uma situação que pode ser revertida , utilizando algumas medidas como: palestras ministradas por ONGs ambientalistas para que a população se conscientizem a não jogarem entulhos no córrego, Projetos de conscientização em relação as mudanças de hábitos de higiene para que se evite doenças, o envolvimento da população para cobrar as medidas precausíveis que devem ser tomadas pelo município para realizar o tratamento adequado do esgoto antes de ser depositado no córrego, entre outras medidas.
O maior problema enfrentado para a despoluição do córrego, é a dificuldade que as pessoas tem de se conscientizarem a mudar seus hábitos , de deixarem de jogar lixos e detritos no mesmo. E é importante que os novos administradores dêem continuidade aos projetos de preservação, que não haja interrupções ou abandono dos trabalhos .
Diante dos fatos apresentados , conscientizem -se e busquem desenvolver medidas que revertam o quadro de poluição do Córrego que corta a comunidade Boa Esperança.
REFERÊNCIAS 
ECYCLE: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/63/2945-poluicao-agua-perigos-riscos-saude-meio-ambiente-essencial-quatro-dias-potavel-categorias-pontuais-tipos-sedimentar-biologicas-detergentes-fezes-humanas-restos-alimentos-termica-quimica-fertilizantes-agrotoxicos-doencas-efeitos-humanos-meio-controle.html
FOLHA DO OESTE NEWS: http://www.folhadooeste.com.br/impressa/geral/corregos-poluidos-geram-transtornos-em-areas-urbanas-1.1149505#.ViTJuX6rTcc
JORNAL CRUZEIRO DO SU: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/576943/moradores-reclamam-de-mau-cheiro-e-sujeira-em-corrego
O NACIONAL: http://onacional.com.br/geral/47885/cheiro+insuportavel 
PROGRAMA DE QUALIDADE E CONSUMO RESPONSAVEL:
http://escoladeconsumoresponsavel.org.br/2011/12/07/atividades-desenvolvidas-pela-secao 
de-programas-de-educacao-ambiental/ 
REGIAO NOROESTE.COM: http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=48770
SUA PESQUISA.COM: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/saneamento_basico.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais