Buscar

Bioquimica

Prévia do material em texto

*
*
*
*
Hemácias (glóbulos vermelhos).
Leucócitos (glóbulos brancos).
Plaquetas. 
Plasma.
*
*
As células vermelhas, também conhecidas como hemácias ou eritrócitos, são as células mais abundantes do sangue. São elas que dão ao sangue a cor vermelha.As células vermelhas compõem de 40 a 45% do sangue. A relação das células em uma amostra de sangue comum é de 600 hemácias para cada leucócito e 40 plaquetas. 
*
*
Tem um formato de um disco bicôncavo redondo e achatado.
Não possui núcleo, que é expulso da célula durante o processo de maturação.
Podem mudar bastante de forma, sem quebrar enquanto se espremem pelos capilares.
As hemácias são produzidas na medula óssea dos ossos longos do corpo.
Contêm hemoglobina, uma molécula especialmente projetada para armazenar oxigênio e transportá-lo para as células. 
*
*
A principal função das hemácias é transportar oxigênio dos pulmões até as outras células do corpo. Elas conseguem fazer isso porque possuem uma proteína chamada hemoglobina, que é a responsável por transportar o oxigênio.
*
*
A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias, constituindo aproximadamente 35% de seu peso. É um pigmento presente no sangue responsável por transportar o oxigênio, levando-o dos pulmões aos tecidos de todo o corpo.
*
*
As células brancas, ou leucócitos, fazem parte do sistema imunitário (imunológico) e ajudam nosso corpo a lutar contra infecções. Elas circulam no sangue e o usam como meio de transporte até uma área infeccionada. No corpo de um adulto normal há de 4 a 10 mil células brancas por microlitro de sangue, e quando esse número aumenta, é sinal de que há uma infecção.
*
*
Existem cinco tipos principais de leucócitos: 
Neutrófilos 
Eosinófilos 
Basófilos 
Linfócitos 
Monócitos 
Os leucócitos são responsaveis por defender de bactérias, micróbios, vírus, toxinas e parasitas que possam invadir nosso corpo.
*
*
Os eosinófilos, por sua vez, matam parasitas e desempenham um papel nas reações alérgicas.
Os basófilos trabalham nas reações alérgicas liberando histamina.
Os monócitos são capazes de fagocitar bactérias, até 100 durante toda sua vida, existentes em todo o corpo. 
*
*
A coagulação sanguínea normal depende fundamentalmente da ação das plaquetas.
A plaqueta sanguínea ou trombócitos.
*
*
As plaquetas são fragmentos celulares bem menores que as células sanguíneas. 
As plaquetas atuam na coagulação do sangue .
*
*
O plasma é a parte líquida do sangue. As células sangüíneas, como as células vermelhas, flutuam no plasma. Também dissolvidos no plasma estão os eletrólitos, nutrientes e vitaminas, absorvidos pelo intestino ou produzidos pelo corpo, hormônios, fatores coagulantes e proteínas, como a albumina e imunoglobulinas (anticorpos que lutam contra as infecções)
Cerca de 55% do volume total de sangue 
*
*
Um grupo sanguíneo ou tipo sanguíneo se baseia na presença ou ausência de duas proteínas (A e B) na superfície das células vermelhas do sangue. Como duas proteínas estão envolvidas, há quatro combinações possíveis, ou seja, quatro tipos sanguíneos (grupos ABO):
tipo A - apenas a proteína A está presente;
tipo B - apenas a proteína B está presente;
tipo AB - ambas as proteínas estão presentes;
tipo O - nenhuma das proteínas está presente (aproximadamente 40% da população).
*
*
O +
O -
A +
A -
B +
B -
AB +
AB -
Além das proteínas A e B, há outra proteína envolvida chamada fator Rh. O fator Rh ou está presente (+), ou está ausente (-). Então, os tipos sangüíneos são descritos como tipo e fator Rh (como O+ , A+, AB-) 
*
*
tipo O : chamado de doador universal, pois pode ser doador para qualquer pessoa; não tem proteínas para causar coágulos;
Tipos: 
AB+ : chamado receptor universal, pois tem todas as proteínas e assim não formará coágulos. 
*
*
Tipos sangüíneos são determinados pela colocação de algumas gotas de sangue numa placa de vidro no microscópio. Sobre uma gota de sangue, adiciona-se uma gota de solução anticorpo à proteína A (anti-A). Sobre uma outra, adiciona-se uma gota de solução anticorpo à proteína B. As gotas de sangue e anticorpo são misturadas e examinadas para ver se formaram coágulos e o tipo sangüíneo é determinado. Coágulos significam que uma proteína particular (A, B, Rh) está presente.
*
*
É uma inflamação do fígado causada pelo vírus da Hepatite B (HBV). 
A hepatite B é uma doença infecciosa freqüentemente crônica causada pelo vírus da Hepatite B (HBV). É transmitida sexualmente ou por agulhas infectadas e pode progredir para cirrose hepática ou cancro do fígado (hepatocarcinoma).
O contato acidental de sangue ou secreções corporais contaminadas pelo vírus, com mucosa ou pele com lesões também transmitem a doença.
*
*
É uma inflamação do fígado causada pelo Vírus da Hepatite C (HCV). 
Situações de risco são as transfusões de sangue, a injeção compartilhada de drogas e os acidentes profissionais.
Diferentemente das hepatites A e B, a grande maioria dos casos de Hepatite C não apresenta sintomas na fase aguda.
Gestantes contamina das podem transmitir a doença para os bebês,
*
*
A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum adquirida por contato sexual com pessoa contaminada, por beijo ou por transfusão de sangue
Quando não tratada pode progredir, tornando-se crônica e com manifestações sistêmicas. Manifesta-se em três fases: primária, secundária e terciária. As características mais marcantes da infecção são apresentadas durante os dois primeiros estágios.
O diagnóstico é feito pelo médico através da avaliação clínica quanto às formas de contaminação e também pelo exame de sangue. 
*
*
É o conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana 
O HIV é um retrovírus, ou seja é um vírus com genoma de RNA, que infecta as células e, através da sua enzima transcriptase reversa, produz uma cópia do seu genoma em DNA e incorpora o seu próprio genoma no genoma humano, localizado no núcleo da célula infectada.
A infecção por HIV é por via sexual, intravenosa ou mãe-filho
*
*
O termo anemia vem do grego, an (privação), haima (sangue). 
O diagnóstico é feito pelo hemograma. 
Considera-se anemia taxas de hemoglobina abaixo dos 12 g / dL nas mulheres e de 13g/dL nos homens. 
A anemia pode ser aguda (perda súbita de sangue), ou crônica onde não há diminuição do volume sanguíneo total. 
*
*
É o nome dado a uma doença hereditária que causa a má formação das hemácias, que assumem forma semelhante a foices.
O único tratamento é o transplante de medula óssea.
Portadores são resistentes a algumas á malária.Isso ocorre pois os protozoários  Plasmodium se reproduzem no interior das hemácias humanas. 
*
*
 Causada por mutação pontual que resulta na substituição do 6º amino-ácido (valina por ácido glutâmico) na cadeia beta da globina. A proteína resultante, chamada hemoglobina S. As hemácias ficam rígidas, alongadas, recurvadas, com extremidades ponteagudas, lembrando uma foice. 
Tendem a agregar-se e bloquear pequenos vasos, resultando em agregação plaquetária, deposição de fibrina, isquemia e infarto.   
*
*
OBRIGADO!!!
*
*

Continue navegando