Buscar

Brinquedos, Brincadeiras e Jogos - pedagogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PROJETO FAMÍLIA – EDUCAÇÃO FÍSICA
JOGOS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS 
*
*
 BRINQUEDO, JOGO E BRINCADEIRA
Saberia você diferenciar as perguntas: 
	“Vamos brincar?” ou “Vamos jogar?”
Brinquedo - objeto destinado a divertir uma criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. É sempre suporte de brincadeira. É o estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil, seja ele industrializado, artesanal, feito pelas pessoas que convivem com a criança ou pela própria criança.
*
*
JOGO E BRINCADEIRA
Brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação. Desta forma, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança.
O jogo é qualquer competição ou desafio, para a qual as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou de imediato.
A palavra jogo refere-se, geralmente, àquele tipo de brinquedo ou brincadeira que termina em perdas e ganhos, isto é, ao jogo de regras. 
*
*
É através do brincar que a criança se encontra com o mundo de corpo e alma. Percebe como ele é e dele recebe elementos importantes para a sua vida, desde os mais insignificantes hábitos, até fatores determinantes da cultura de seu tempo.
*
*
Também é através do brincar que a criança vê e constrói o mundo, expressa aquilo que tem dificuldade de colocar em palavras. É brincando que a criança aprende que, quando se perde no jogo, o mundo não se acaba. Brinquedos aumentam o comportamento cognitivo e estimulam a criatividade. Auxiliam no desenvolvimento das habilidades físicas e mentais que são necessárias mais tarde na vida.
*
*
O brincar é algo tão espontâneo, tão natural, tão próprio da criança, que não haveria como entender sua vida sem brinquedo. 
É preciso ressaltar, no entanto, que não é apenas uma atividade natural. É, sobretudo, uma atividade social e cultural.
*
*
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO
O lúdico tem importância na formação da personalidade. 
Através da atividade lúdica e do jogo, a criança:
Forma conceitos; 
Seleciona ideias; 
Estabelece relações lógicas; 
Integra percepções; 
Faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e o desenvolvimento;
Se socializa;
Prepara a criança para a realidade.
*
*
Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.
Vários brinquedos contam um pouco da história da humanidade, suas descobertas, valores, formas de vida, trabalho e lazer, como pensavam , viam o mundo e interagiam com ele.
HISTÓRIA DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
*
*
 ORIGEM DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
De onde vem as brincadeiras? Muitas delas ninguém responde. Elas são universais e fazem parte da cultura popular, como a literatura oral, a música e a culinária.
Apesar de vários indícios na história, é impossível dar a palavra final sobre a origem de várias brincadeiras e brinquedos, pois elas ganham variantes e se transformam no tempo e no espaço. 
Homero fala de jogos infantis na “Odisséia” escrita no século VIII a.C. Em túmulos de crianças do século IV a.C., na Grécia, foram encontradas bonecas. 
*
*
ORIGEM DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS
As primeiras famílias européias que chegaram ao Brasil durante a colonização trouxeram a boneca, o pião e o soldadinho. E também monstros e gigantes, ogros , sereias e duendes, junto com canções de ninar e contos de fada.
A boneca Barbie, com traços adultos foi apresentada em1959 pela empresa americana Mattel, chocando muitos americanos que até então
 só conheciam bonecas com feições
 infantis.
 Dois anos depois a Estrela lançou
 a Susi, boneca brasileira.
*
*
Desde os tempos antigos que os brinquedos tiveram um importante papel na vida das crianças. Por milhares de anos crianças brincaram com brinquedos dos mais variados tipos. Na Grécia Antiga e no Império Romano, brinquedos comuns eram barquinhos e espadas de madeira, entre os meninos, e bonecas entre as meninas. Durante a Idade Média, os fantoches eram brinquedos muito comuns entre as crianças. Soldadinhos de chumbo tiveram sua origem em jogos de guerra da França e o jogo de damas e as bolinhas de gude vieram do Egito. 
*
*
Há 6.500 anos, as bolas já eram feitas
 de fibra de bambu no Japão e de pêlos 
de animais na China. Romanos e gregos
 usavam tiras de couro e até bexiga de 
boi para confeccionar suas bolas.
A pipa apareceu na China mil 1000 anos
antes de Cristo e, antes de ser brinquedo
era usada como sinalizador militar.
A história dos videogames começou em 1968 com o lançamento do Odyssey 100, primeiro console, que ligado à TV, permitia ver os jogos.
*
*
ORIGEM DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS 
No século XIX, vários inventores
 tentaram construir aviões, carros,
trens e até naves espaciais.
 Em pouco tempo, quiseram também
 transformar estas máquinas em miniaturas que se tornaram brinquedos muito cobiçados entre os meninos. 
*
*
ORIGEM DAS BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS 
 
Em 1949, na Dinamarca, uma marceneiro chamado Ole Kirk criou o LEGO : tijolinhos de plástico que juntos podiam se transformar em carros, casas, naves e tudo o que a imaginação permite.
O quebra-cabeça, foi inventado em 1763 
pelo inglês John Spilsbury , que fazia mapas. 
Ele fez um mapa dividido em peças de madeira
 para professores de geografia. As crianças 
gostaram tanto que virou um passa-tempo divertido.
*
*
 Até o final do século XIX, a maioria dos brinquedos eram artesanais. 
 A evolução tecnológica ocorrida nas indústrias afetou a forma de fabricação dos brinquedos.
 Atualmente, a grande maioria são fabricados em massa e comercializados, usando novas matérias e tecnologias.
 Além de retratar o desenvolvimento econômico mostra um momento histórico-social de valorização da criança.
*
*
Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade e a imaginação.
*
*
*
*
*
*
*
*
 BRINCADEIRAS 
QUADRO DE PIETER BRUEGHEL”JOGOS INFANTIS” DE 1560
*
*
PIETER BRUEGEL – “JOGOS INFANTIS”
Artista que viveu no século XVI (1560). 
Ao todo são 250 personagens participando de 84 brincadeiras, como bolinha de gude, corda, pião, pula carniça, bombolê, cinco –marias, maria-cadeira, cabra-cega, cabo de guerra, boca do forno.
*
*
CONCLUSÃO
Resgatar a história dos brinquedos, brincadeiras e jogos tradicionais infantis, como expressão da história e da cultura, pode nos mostrar estilos de vida, maneiras de pensar, sentir e falar e sobretudo, maneiras de brincar e interagir, configurando-se em presença viva de um passado no presente.
*
*
 Projeto Família – Educação Física
Professor Paulo Scapinello
Professora Lucimar Scapinello Baldo
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais