Buscar

Objetivas E Discurssivas fundamentos e metodologias étnos

Prévia do material em texto

Objetiva étnos-raciais Questão 1/10
“Se pensássemos nos costumeiros apelidos que circulam nos lábios infantis: ´rolha de poço`, ´azeitona no palito`, ´pau-de-sebo`, ´nanico`, ´crioulo doido`, ´quatro olhos`, ´surdinho`", ´ladinho`, ´cegueta`, ´mula manca` (...) estaríamos muito perto da resposta: a presença de preconceitos e a decorrente discriminação vivida, ainda com mais intensidade, pelos significativamente diferentes, impedindo-os (...) de vivenciarem não só seus direitos de cidadãos, mas de vivenciar plenamente sua própria infância.”
AMARAL, L. A. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.
Assinale a alternativa que explica corretamente a diferença entre preconceito e discriminação:
	A	
Discriminação pressupõe violência, enquanto preconceito não.
	B	Preconceito é uma atitude, enquanto discriminação é um juízo de valor.
	C	
Discriminação é ter ideias antecipadas sobre alguma coisa ou alguém, enquanto preconceito é colocar estas ideias em prática.
	D	
Preconceito é um juízo de valor, enquanto discriminação é uma atitude.
“Enquanto o preconceito corresponde a um juízo de valor antecipado, a discriminação é o ato de estabelecer diferenças, distinções e separações.” (p. 147).
	E	
Discriminação implica em conhecimento do objeto discriminado, enquanto preconceito independe do conhecimento que se tenha deste objeto.
Questão 2/10
“O tema do preconceito é, sem dúvida, um dos mais relevantes e contundentes de nossos tempos. Minimizar os efeitos do preconceito, seja na subjetividade, quanto nas relações objetivas já é uma forma de discriminação.”
SILVA, R. E. L. Por uma visão social e concreta acerca do preconceito nosso de cada dia. Revista Espaço Acadêmico, v. 14, n. 165, 2015. (p. 101)
A que conjunto de palavras está ligada a definição de preconceito?
	A	
Conceito reflexivo – intolerância.
	B	
Reflexão a partir da experiência – atitude hostil.
	C	
Julgamento prematuro – atitude tolerante.
	D	
Julgamento reflexivo – atitude tolerante.
	E	Atitude hostil – opinião sem reflexão.
Você acertou!
“No seu sentido usual, o preconceito implica um julgamento prematuro e inadequado sobre determinada coisa, ou ainda uma opinião formada sem reflexão. (...) O preconceito pode ser definido como uma atitude hostil contra um indivíduo, simplesmente porque ele pertence a um grupo desvalorizado socialmente” (p. 144).
Questão 3/10
“O pensamento político está sob a jurisdição da práxis. A práxis, entretanto, não é um feixe caótico de instintos, mas de ideias.”
FAORO, R. Existe um pensamento político brasileiro? Estudos avançados, v. 1, n. 1, 1987. (p. 15)
Considerando o exposto no livro-base, relacione as diversas correntes de pensamento político quanto à sua posição frente à igualdade. Depois, assinale a alternativa com a sequência correta.
 
Conservadores
Liberais
Socialistas
Comunistas
 
( ) Para eles a maior igualdade de renda é um valor fundamental.
( ) Pregam igualdade total, nos mais diversos aspectos da vida social.
( ) Acreditam que a igualdade de oportunidades é a mais necessária.
( ) Criticam a igualdade, pois acreditam que ela é incompatível com a liberdade.
	A	3 – 4 – 2 – 1
Conservadores: “alegam que a busca da igualdade é incompatível com a liberdade” (p. 160). Liberais: “dão maior peso à igualdade de oportunidades” (p. 161). Socialistas: “a igualdade de renda se tornou um valor fundamental” (p. 161). Comunistas: “Poucos são a favor da completa igualdade, concepção presente apenas na perspectiva comunista”. (p. 161).
	B	4 – 3 – 2 – 1
	C	4 – 2 – 3 – 1
	D	1 – 3 – 2 – 4
	E	3 – 1 – 4 – 2
Questão 4/10
“Nos Estados Unidos da América a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade.”
 MARTINS, S. da S. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos Feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996.
 
Sobre as políticas afirmativas nos EUA, marque as asserções verdadeiras com V e as falsas com F, e depois assinale a alternativa com a sequência correta.
 
I.( ) A política de cotas esteve presente desde a independência americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II.( ) Nos EUA, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.( ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV.( ) As políticas afirmativas nos EUA foram influenciadas por medidas semelhantes adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África.
 
	A	
F – V – V – V
Sobre a II e a IV: “… como resultado da luta da comunidade negra estadunidense por direitos civis, desencadeada nos anos 1950, os Estados Unidos incorporaram, na década seguinte, à sua legislação e prática social, mecanismos que surgiram do contexto de descolonização do mundo afro-asiático.” (p. 165). Sobre a III: “a experiência dos negros estadunidenses reforçou (...) a luta das mulheres pela igualdade em todas as esferas da vida pública” (p. 165).
	B	
V – F – F – F
	C	
V – V – V – F
	D	
V – F – F – V
	E	
V – V – F – F
Questão 5/10
“O termo ‘gênero’, na sua acepção gramatical, designa indivíduos de sexos diferentes (masculino/feminino) ou coisas sexuadas, mas, na forma como vem sendo usado, nas últimas décadas, pela literatura feminista, adquiriu outras características.” 
ARAÚJO, M. de F. Diferença e igualdade nas relações de gênero: revisitando o debate. Psicologia Clínica, v. 17, n. 2, 2005. (p. 42)
 
Sobre os conceitos de sexo e gênero como usados nos estudos feministas é correto afirmar:
 
	A	
Sexo e gênero são conceitos idênticos.
	B	
Gênero é biologicamente estabelecido e o sexo é construído socialmente.
	C	Gênero é uma construção social, enquanto sexo é um dado biológico.
Você acertou!
“o Gênero não é um reflexo do sexo biológico e, sim, uma construção social”. (p. 54).
	D	
Sexo é biologicamente estabelecido e gênero é algo que não existe.
	E	
Gênero está ligado as mulheres e sexo está ligado aos homens.
Questão 6/10
“Naturalmente, se tomada como suposta descrição do que na realidade se passa nas relações raciais no país, a ideologia da democracia racial não pode ser senão denunciada como a grande mentira que seria (ou é), de forma a se poder ter no lugar dela o correto diagnóstico das dificuldades e perversidades existentes.”
REIS, F. W. Mito e valor da democracia racial. Multiculturalismo e racismo: uma comparação Brasil-Estados Unidos, pp. 221-232, 1997.
 
De acordo com a crítica que se faz ao mito da democracia racial freyriano, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) As teses de Freyre encobrem a relação hierárquica existente entre brancos e negros.
( ) Apesar de existirem inclusive leis para reprimir a discriminação racial, Freyre prega a existência de uma sociedade harmoniosa entre as etnias.
( ) Freyre não percebeu em sua obra a existência de um arranjo harmonioso entre as etnias.
( ) Freyre considerava, fazendo coro com os racistas, que a mistura racial degenerava o homem brasileiro.
 
A sequência correta é:
	A	F – F – V – V
	B	F – V – F – V
	C	V – F – V – F
	D	F – V – V – F
	E	V – V – F – F
Frase I: Comentário: “um tipo de ‘encobertamento’ das relações de natureza hierárquica existentes entre os sujeitos.” p. 107. Frase II: “este discurso, de um lado, afirma a igualdade e investe na negação do racismo (muito embora existam leis para a proteção dos discriminados)” p. 107.
Questão 7/10
“(...) entende-se violência doméstica como as variadas formas de violência interpessoal (agressão física, abuso sexual, abuso psicológico e negligência) que ocorrem dentro da família, sendo perpetradas por um agressor (que possui laços de parentesco, familiares ou conjugais) em condições de superioridade (física,etária, social, psíquica e/ou hierárquica).”
 DESLANDES, S F. et al. Caracterização dos casos de violência doméstica contra a mulher atendidos em dois hospitais públicos do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública v. 16, n. 1, 2000. (p. 130)
Levando em consideração as elaborações de Saffioti no livro-base, sobre violência doméstica, julgue as afirmações abaixo:
 
I – A violência de gênero é socialmente tolerada.
II – A violência física e simbólica na família é uma forma de punição ao desvio das normas patriarcais.
III – A capacidade de mando dos homens não tem relação com a violência física e/ou simbólica.
IV – A violência doméstica se faz em nome do patriarcado, e não necessariamente dos homens. 
 
São corretas as afirmativas:
	A	II, III e IV apenas.
	B	I e III apenas.
	C	I, II e IV apenas.
“A violência de gênero é uma prática autorizada, ou pelo menos tolerada socialmente, de punição a qualquer forma de desvio ou subversão das normas de gênero patriarcais. Ou seja, a capacidade de mando dos homens e o requisito de obediência das mulheres só funcionam na medida em que são auxiliados pela violência física e simbólica” (p. 84)
	D	
I, III e IV apenas.
	E	
III e IV apenas.
Questão 8/10
“No afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no Antigo Regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada na trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade.”
SOUZA, I. de. A mulher e a revolução francesa: participação e frustração. Revista do UNI-RN, v. 2, n. 2, 2008.
O Iluminismo, a Revolução Francesa e os demais movimentos liberais do século XVIII deram grande esperança à humanidade.
Assinale a alternativa que aponta a relação entre o surgimento do feminismo, no final do século XVIII, e a crítica à ideologia do liberalismo.
	A	
A Revolução Francesa consagrou os direitos das mulheres.
	B	
As revoluções liberais do final do século XVIII retiraram direitos das mulheres.
	C	
A declaração dos direitos universais da Revolução Francesa, marcada pela ideologia liberal, não incluiu direitos para as mulheres, motivo pelo qual foi contestada.
“O ponto de partida deste movimento foi a contestação da exclusão das mulheres da proclamação dos direitos universais na Revolução Francesa.” (p. 66)
	D	
O feminismo surgiu como um movimento antiliberal.
	E	
As revoluções liberais do século XVIII retardaram o surgimento do feminismo.
Questão 9/10
“Equacionar o sistema de previdência social, sem que o país tenha alcançado os primeiros degraus de um Estado do Bem-Estar Social, é um desafio para as políticas que visem aumentar a justiça social e reduzir as desigualdades sociais, sem o que as oportunidades demográficas serão desperdiçadas.”
BRITO, F. Transição demográfica e desigualdades sociais no Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 25, n. 01, 2008. (p. 14)
 
De acordo com as aulas e o livro-base, podemos dividir as explicações das desigualdades sociais em:
	A	
Concepção dicotômica, esquemas de graduação e esquema funcional.
Você acertou!
“as formas de explicação sociológica das desigualdades sociais podem ser divididas em três tipos: a concepção dicotômica, os esquemas de graduação e o esquema funcional” (pg. 17)
	B	
Binarismo funcional, gradação, funcionalismo.
	C	
Renda, trabalho e escolaridade.
	D	
Sexual, gênero e religiosa.
	E	Natural e social.
Questão 10/10
“[...] o sistema de classes constitui uma hierarquia, podendo-se considerá-lo, como já sugerido inicialmente, uma forma histórico-social de estratificação, distinta de outros tipos de estruturação societária (estamentos e castas).”
 SILVA, G. B. da. Critérios de estratificação social. Revista de Saúde Pública, v. 15, n. 1, 1981. (p. 39)
 
Relacione os sistemas de estratificação com suas características:
 
(1) Escravidão
(2) Casta
(3) Estamento
(4) Classe Social
 
( ) Corresponde à organização social do capitalismo.
( ) Relaciona-se ao período do feudalismo europeu.
( ) O estrato superior é composto por proprietários de outros indivíduos, os quais formam a força de trabalho.
( ) Estratificação pela pureza étnica.
 
A sequência correta da ordenação é:
	A	
1 – 3 – 2 - 4
	B	3 – 1 – 4 - 2
	C	
4 – 2 – 1 – 3
	D	2 – 4 – 3 – 1
	E	4 – 3 – 1 – 2
Você acertou!
Para escravidão e casta ver quadro 2.1 p. 30. Para Classes: “equivale ao período do capitalismo” p. 31. Para Estamentos: “fazem parte das formas tradicionais de organização social que incluem o feudalismo europeu”. P. 31.
Objetiva Fundamentos Históricos
Questão 1/10
No currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela “programatização”
ROBALLO, R. O. B. Historia da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8)
 
Entre as décadas de 1950 e 1960 estudos históricos sobre a Educação começaram a surgir e os livros de história da educação em nosso país tiveram caráter didático. Quais eram as características relevantes desses livros? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	A	
Conteúdos sistematizados, descrição detalhada e produção realizada pelos linguístas.
	B	
Paradigma contextualizado, informações claras e avaliação escrita.
	C	
Relatório atual dos fatos e informações, rigidez nos conteúdos, concepção pedagógica informal.
	D	
Abordagem tradicional, relatos descritivos, informativos e produzido pelos educadores.
Você acertou!
Os livros de história da educação tinham caráter didático, apresentavam uma abordagem tradicional e eram produzidos pelos educadores. (p.21)
	E	
Abordagem tecnicista com vistas a vertente da escola nova.
Questão 2/10
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm acesso em 12/07/15
 
O período medieval é marcado na educação pela defesa da fé e da conversão cristã. Qual a ênfase educativa dada pela Igreja e que tanto influenciou a educação desse período? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	A	
A ênfase educativa está pautada na concepção educação de um homem de valores da escola patrística.
	B	A ênfase educativa está pautada na formação do homem de fé, nos valores cristãos, na ação patrística da escolástica.
Você acertou!
A ênfase educativa dada pela Igreja e que tanto influenciou a educação no período medieval está pautada na formação do homem de fé, nos valores cristãos, na ação patrística da escolástica. (p. 52)
	C	A ênfase educativa está pautada na perspectiva de homem cristão caracterizada pela educação escolástica.
	D	
A ênfase educativa está pautada na formação religiosa de todos os cristãos procurando apoiar-se na fé e na razão.
	E	
A ênfase está voltada na prática pedagógica para o aprender a aprender.
Questão 3/10
(...) pode –se afirmar que o objetivo das reformas Pombalinas, de criar a escola útil aos fins dos Estado, passaria a ser concretizado, mas apenas o que diz respeito ao ensino superior.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 42)
 
As reformas pombalinas para o contexto educacional foram influenciadas pelo pensamento iluminista e correntes europeias. Qual era a função da educação segundo esse movimento? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	A	
A função da educação foi marcada pelas ideias renascentistas que enfatizaram as mudanças econômicas do país e a educação.
	B	
A função da educação caracteriza-se pela prática educativa humanista e contrapõe a educaçãoletrada e religiosa.
	C	
A função da educação foi influenciada pelo pensamento iluminista sendo a organizar recursos para o reconhecimento legítimo das leis e dos costumes do estado seu principal objetivo.
Você acertou!
A função da educação foi influenciada pelo pensamento iluminista sendo a organizar recursos para o reconhecimento legítimo das leis e dos costumes do estado seu principal objetivo. (p. 75)
	D	
A função da educação era manter os aspectos formais da educação religiosa, do diálogo, da disciplina e da memorização dos conteúdos.
	E	
A função da educação era escolarizar a todos, ricos e pobres.
Questão 4/10
A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loiola em 1534, dentro do movimento de reação da Igreja Católica contra a Reforma Protestante. Seu principal objetivo era deter o avanço protestante em duas frentes: através da educação das novas gerações; por meio da ação missionaria, procurando converter a fé católica os povos das regiões que estavam sendo colonizados.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 33)
 
Sobre o movimento da Reforma Protestante, analise as afirmativas a seguir:
I – O movimento de Reforma Protestante teve início no século XVI com Lutero e Calvino.
II – A Reforma não envolvia somente a questão religiosa, uma vez que o poder político ainda era fortemente ligado à Igreja Católica.
III – A oralidade e a memorização foram utilizadas como bases para o aprendizado escolarizado, em vários dos níveis e modalidades.
IV - A oralidade E a memorização eram esperadas e utilizadas pelos mestres, que tinham os livros como importantes referencias.
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I, II e III apenas.
	B	Afirmativas I, II e IV apenas.
	C	Afirmativas I, III e IV apenas.
	D	Afirmativas I e II apenas.
O movimento de Reforma Protestante teve início no século XVI com Lutero e Calvino. A Reforma não envolvia somente a questão religiosa, uma vez que o poder político ainda era fortemente ligado à Igreja Catolica (p. 59)
	E	Afirmativas II e III apenas.
Questão 5/10
A repressão ao movimento comunista de 1935 alimentou o autoritarismo de Vargas e seu governo. Com o apoio de amplos setores, do Exército e das classes dominantes, Getúlio passou a conspirar para perpetuar-se no poder.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 87)
 
Sobre a escolarização no Brasil, no governo Getúlio Vargas e no período democrático (de 1930-1964) analise as afirmativas a seguir:
I – A organização educacional do período foi configurada, principalmente, pela Reforma Francisco Campos, pela Reforma Gustavo Capanema, e pela primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
II – O Manisfesto dos pioneiros da Educação Nova foi um balanço sobre os avanços conquistados pelo pais até aquele momento, e uma forma dos intelectuais parabenizarem o governo da época pelos investimentos realizados nessa área.
III – A preocupação com o desenvolvimento do pais e a articulação com a formação para o trabalho foram fortes influencias para os rumos da educação nesse período.
IV – A criação do Ministério da Educação e Saúde foi feita no contexto de organização e desenvolvimento de uma estrutura de Estado no Brasil.
São corretas as afirmativas:
	A	
Afirmativas I e II apenas.
	B	
Afirmativas II e III apenas.
	C	Afirmativas III e IV apenas.
	D	
Afirmativas I, III e IV apenas.
Você acertou!
A organização educacional do período foi configurada, principalmente, pela Reforma Francisco Campos, pela Reforma Gustavo Capanema, e pela primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A preocupação com o desenvolvimento do pais e a articulação com a formação para o trabalho foram fortes influencias para os rumos da educação nesse período. A criação do Ministério da Educação e Saúde foi feita no contexto de organização e desenvolvimento de uma estrutura de Estado no Brasil (p. 126-142)
	E	
Afirmativas II, III e IV apenas.
Questão 6/10
O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
 
Para compreender a importância da história da educação é necessário conhecer que a construção histórica em suas especificidades traz tensões, conflitos, dilemas e desafios no âmbito das práticas e cultura escolar.
Sobre essas especificidades nos períodos Medieval e Renascimento, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Período Medieval
2 – Período do Renascimento
( ) As escolas elementares tiveram significativa expansão.
( ) Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas.
( ) A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
( ) As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
Agora, marque a sequência correta:
	A	1 – 1 – 1 – 2
Período Medieval - As escolas elementares tiveram significativa expansão. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas. Período do Renascimento - As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo (p. 53-60)
	B	2 , 1 , 1 , 2
	C	2, 2, 1, 2
	D	1 , 1 , 2 , 2
	E	2 , 2, 1, 1
Questão 7/10
As novas diretrizes para o ensino de história da década de 1990 traz na problemática, o que ensinar em história, quais são os temas que devem ser abordados. Desta forma os PCNs e a LDB, nos faz pensar, qual é o verdadeiro papel da escola para a sociedade. É neste ponto que temos grandes debates, pois há uma grande problemática no que é cultura e memória e história de uma nação, e como isso deve ser ensinado.
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 29)
 
A sociedade, a cultura e o momento histórico que envolvem a ação educativa ainda são muito discutidos e para compreendê-los é importante compreender os fundamentos históricos da educação no Brasil. Nesse contexto, qual é o papel da história para a sociedade? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	A	
A história é resultado de uma construção coletiva e individual seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial no mundo das ideias.
Você acertou!
O papel da história é o resultado da construção coletiva e individual, seguida de transformações ocorridas gradativamente nos diferentes âmbitos em especial das ideias. (p.40)
	B	A história tem em seu papel a responsabilidade de identificar as mudanças ocorridas nos diferentes tempos e espaços exatamente como elas aconteceram.
	C	
A história é uma crescente construção de fatos e acontecimentos que foram registrados desconsiderando a totalidade da sociedade.
	D	
A história seu arcabouço de registros e documentos contribui para a exposição nos livros didáticos dos principais acontecimentos e fatos.
	E	
A história tem seu papel na sociedade para informar nomes de datas importantes dos fatos históricos ocorridos.
Questão 8/10
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
Disponivel em: http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm acesso em 12/07/15
Sobre a educação na Idade Média, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação na Idade Média estava pautadana formação do homem de fé.
II. Todas as universidades foram criadas desconsiderando a autorização da Igreja Católica.
III. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
IV.Os livros, referências e obras da cultura greco – romana foi controlado por muito tempo pela Igreja Católica.
São corretas as afirmativas:
	A	Afirmativas I, III e IV apenas.
Você acertou!
A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé.A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico. Os livros, referências e obras da cultura greco – romana foi controlado por muito tempo pela Igreja Católica. (p. 52-58)
	B	
Afirmativas I, II e IV apenas.
	C	
Afirmativas II, III e IV apenas.
	D	
Afirmativas I e IV apenas.
	E	Afirmativas I e II apenas.
Questão 9/10
A educação renascentista visava o homem burguês, o clero e a nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando às massas populares. Junto com a revalorização da cultura greco-romana, alguns fatos históricos nos séculos XIV e XV, influenciaram o pensamento pedagógico, favorecendo a superação do próprio homem, o pioneirismo e a aventura.
Disponivel em: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-no-renascimento/8796/#ixzz3fjtlNKlQ acesso em 12/07/15
 
O período renascentista foi marcado por mudanças significativas na Educação. Sobre as características da educação renascentista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A escolástica foi substituída pelo humanismo e as instituições educacionais perceberam essa mudança nas práticas e conteúdo.
( ) É nesse período que ocorre o reconhecimento das necessidades específicas para a infância e a adolescência.
( ) Os Estados prejudicaram a expansão dos colégios devido ao desinteresse deles pela a educação.
( ) As mudanças decorreram do novo panorama urbano, comercial e intelectual do renascimento.
Agora, marque a sequência correta:
	A	F – F – V – V
Os Estados prejudicaram a expansão dos colégios devido ao desinteresse deles pela a educação. As mudanças decorreram do novo panorama urbano, comercial e intelectual do renascimento (p. 52-61)
	B	V – F – V – F
	C	V – V – F – F
	D	F – V – V – V
	E	V – F – F - F
Questão 10/10
A primeira República é o período no qual se colocou em questão o modelo educacional herdado do império, que privilegiava a educação da elite.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 54)
 
Sobre o panorama educacional do início da República no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I – Muitos intelectuais debatiam a educação naquele contexto, como por exemplo, por meio das conferencias nacionais, organizadas pela Associação Brasileira de Educação.
II – Embora a Educação não tenha sido tema central de discussão na primeira assembleia constituinte republicana, ela esteve relacionada ao debate de outras questões, como na definição de quem não teria direito a voto.
III – Houve grande empenho e investimento, no início da Republica, para a organização e expansão do sistema público de ensino no pais.
IV – O estabelecimento de grupos escolares marcou de forma importante a implantação do método simultâneo de ensino no pais.
São corretas as afirmativas:
	A	
Afirmativas I e II apenas.
	B	
Afirmativas II e III apenas.
	C	
Afirmativas III e IV apenas.
	D	
Afirmativas I, II e III apenas.
Muitos intelectuais debatiam a educação naquele contexto, como por exemplo, por meio das conferencias nacionais, organizadas pela Associação Brasileira de Educação. Embora a Educação não tenha sido tema central de discussão na primeira assembleia constituinte republicana, ela esteve relacionada ao debate de outras questões, como na definição de quem não teria direito a voto. Houve grande empenho e investimento, no início da Republica, para a organização e expansão do sistema público de ensino no pais (p. 110-116)
	E	
Afirmativas II, III e IV apenas.
Discursiva
Questão 1/5
"Tudo por um filho. Nove em cada dez casais brasileiros inférteis conseguem ter filho com a ajuda da medicina"
 
Revista Veja, capa, (nº 1699, 9/5/01).
 
A frase acima revela uma crença bastante arraigada no senso comum brasileiro contemporâneo. Isso posto, descreva o que se entende por fertilidade prescritiva: “só não tem filho quem não quer”.
Nota: 10.0
O conceito refere-se à crença na infalibilidade da ciência e uma fertilidade prescritiva. Ver no livro-base: “Luna chama a atenção para a emergência do que denomina fertilidade prescritiva, pois as novas tecnologias reprodutivas estão criando uma aura de infalibilidade da ciência” (pgs. 73 e 74)
Resposta:
A medicina esta muito avançada, e um casal consegue ter um filho por técnicas mais modernas, como fecundação in vitro, inseminação. Que na atualidade você pode escolher como e de que forma quer fazer a fecundação.
Questão 2/5
A partir de 1964, a educação brasileira da mesma forma que os outros setores da vida nacional passou a ser vítima do autoritarismo que se instalou no pais.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 114)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre o período da Ditadura Civil Militar (1964 – 1985.
Nota: 16.0
As preocupações em relação ao desenvolvimento do pais e a segurança nacional refletiram na escola, destacando-se a criação de disciplinas de ênfase cívica. A Lei n 5692/71, que reorganizava e renomeava o ensino primário e secundário, estabeleceu a obrigatoriedade da formação profissionalizante no segundo grau. A Lei n 5540/1968 foi elaborada sob forte influência de diretrizes estabelecidas pela Escola Superior de Guerra e pelos acordos MEC/Usaid (p. 142-148)
Resposta:
Se instalou um poder autoritário, muito regrado, com uma educação tecnicista. Grandes transformações na Econômia
Questão 3/5
O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História.
Nota: 16.0
História Tradicional - Interesse essencial pelo tema política e pela história mundial. História compreendida como uma narrativa dos acontecimentos, factual e linear. Volta-se aos grandes feitos de “grandes homens”, como políticos ou militares. Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história. Restrita a questões objetivas: porque, como, o que levou, buscando “a” resposta correta, e pressupondo que há uma única resposta correta. A história é objetiva, ou seja, o historiador deve apresentar os fatos como eles acontecem.
Nova História - Interesse por toda a atividade humana, daí a expressão história total, relacionada aos annales. Preocupa-se em realizar análise das estruturas que envolvem as permanências, mudanças e transformações históricas. Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes. Busca articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para a compreensão do evento. Não é possível absoluta objetividade na construção de explicação histórica, tanto por parte dos sujeitos envolvidos no evento quanto do historiador (p. 16 e 17)
Resposta:
História tradicional era linear e factual, se apegava a datas e depoimentos. Nova História surgiu com a escola de Annales, com um novo olhar e não se contentando somente com fatos , que a história pode ser mais ampla emutável.
Questão 4/5
 
“A visão etnocêntrica faz com que o grupo do “eu” se perceba como melhor, o grupo que é natural, correto, superior, sendo o seu espaço apresentado como o espaço da cultura e da civilização em oposição ao ´outro` selvagem, bárbaro, atrasado, estigmatizado com toda a sorte de representações negativas.
 
BATISTA, JULIANA DE PAULA. Cultura e etnocentrismo: os direitos territoriais indígenas em uma perspectiva contra-hegemônica. 2010. P. 2-3.
 
 
Conforme explicitado no excerto, ao longo do século XIX, alguns pensadores sociais encaravam as diversidades étnico, sociais, econômica, a partir de uma idéia de estágios de desenvolvimento dentro de uma escala evolutiva. Explique como esta ideia se articula se articula com o etnocentrismo?
Nota: 16.0
Segundo o livro-base: “Durante muito tempo os europeus pensaram que as suas sociedades estavam no patamar mais desenvolvido da escala evolutiva, enquanto as demais encontravam-se em estágios primitivos de civilização, já que não possuíam a mesma organização e costumes que o deles.” Pg 145.
Resposta:
Tendo uma visão superior, se achando melhores em todos setores, se articulou uma representação negativa em relação ao outro.
Questão 5/5
“No dia 11 de agosto de 1971 foi promulgada a Lei nº 5.692, que regulamentava o ensino de primeiro e segundo graus. Entre outras determinações, ampliou a obrigatoriedade escolar de quatro para oito anos, aglutinando o antigo primário com o ginasial, suprimindo o exame de admissão e criando a escola única profissionalizante. A legislação complementar que acompanhou a Lei de Diretrizes e Bases foi imediatamente organizada pelo Conselho Federal de Educação (CFE), por meio da Resolução nº 8, e fixava o núcleo comum para os currículos do ensino de 1º e 2º graus, definindo seus objetivos e amplitude, e o parecer 853 do CFE, que definiu a doutrina de currículo, indicando os conteúdos de núcleo comum, apresentando o conceito de matéria, orientando suas formas de tratamento e integração, indicando os objetivos das áreas de estudo e os do processo educativo e remetendo-os ao objetivo geral do ensino de 1o e 2o graus e aos fins da educação.”
LIRA, Alexandre Tavares do Nascimento. Reflexões sobre a legislação de educação durante a ditadura militar (1964-1985). In.: Revista Histórica. Ed. nº 36, junho de 2009. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao36/materia01/
 
Num primeiro momento a lei nº 5692/1971 recebeu poucas críticas. À medida em que ocorreu sua implantação, no entanto, diversos problemas foram evidenciados. A partir dos conteúdos trabalhados nas teleaulas e no livro base da disciplina, apresente três consequências da implantação da lei para a educação brasileira.
Nota: 16.0
Perda de espaço na matriz curricular das disciplinas da área de humanas como História e Geografia; A introdução obrigatória de disciplinas de conteúdo cívico, como educação moral e cívica e organização social e política brasileira; A precariedade de recursos humanos e materiais para a implantação das habilitações profissionais; A retirada de conteúdo do 2º grau que eram solicitados em vestibulares – em seus lugares foram colocadas disciplinas profissionalizantes; O favorecimento da expansão da rede privada de ensino por meio de subsídios políticos; A formação mais rápida de professores com a introdução das licenciaturas curtas. (p. 147)
Resposta:
Educação Tecnicista, voltada para o aluno sair da escola direto para o trabalho. Educação profissional. Indicação das matérias a serem trabalhadas, como interagir.

Continue navegando