Buscar

"Por muito tempo, não se perguntou, por exemplo, sobre a educação dos negros, dos indígenas ou sobre as especificidades da educação feminina nos di...

"Por muito tempo, não se perguntou, por exemplo, sobre a educação dos negros, dos indígenas ou sobre as especificidades da educação feminina nos diferentes momentos do passado. Hoje, essas questões são fundamentais para o entendimento do que foi, do que é a educação brasileira. Mesmo assim muitos ainda teimam em não querer enxergar que são profundamente diferentes as histórias da educação do homem e da mulher, da criança e do adulto, do negro, do branco, do indígena e do judeu... Enxergar o “outro” continua exigindo um grande esforço principalmente para os que não ocuparam o lugar dos que pouco puderam falar ou escrever ao longo da história (LOPES e GALVÃO, 2001: p. 41).”. A essa constatação, recomenda-se que:
A escola trabalhe criticamente o processo de formação social brasileira mostrando como os privilégios se mantiveram, e ainda se mantém, na sociedade, necessitando, assim, encontrar possibilidades de mudanças e melhorias sociais.
a. Ignore quaisquer diferenças sociais existentes no Brasil porque não é de responsabilidade da escola trazer à tona este debate.
b. Desacreditar os livros escolares com o intuito de mostrar todas as questões sociais que não foram retratadas nos livros didáticos.
c. A escola trabalhe criticamente o processo de formação social brasileira mostrando como os privilégios se mantiveram, e ainda se mantém, na sociedade, necessitando, assim, encontrar possibilidades de mudanças e melhorias sociais.
d. A escola ignore as diferenças existentes na sociedade brasileira e se centre apenas no conteúdo escolar, sem fomentar o pensamento crítico de seus alunos para evitar que contestações ocorram em seu cotidiano.
e. Fazer uma leitura fiel dos livros escolares, respeitando as narrativas presentes sem que quaisquer discussões sejam levantadas.

Essa pergunta também está no material:

Teste 1 Ed de Relações Étnico-raciais
7 pág.

Educação das Relações Étnicos-raciais Universidade Santa CecíliaUniversidade Santa Cecília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as opções apresentadas, a alternativa correta é: c. A escola trabalhe criticamente o processo de formação social brasileira mostrando como os privilégios se mantiveram, e ainda se mantém, na sociedade, necessitando, assim, encontrar possibilidades de mudanças e melhorias sociais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais