Buscar

Luiz Carlos Kanigoski e Lucas Patschiki afirmam, no artigo “Repensando o eurocentrismo como legado imposto: a constituição da historicidade da mono...

Luiz Carlos Kanigoski e Lucas Patschiki afirmam, no artigo “Repensando o eurocentrismo como legado imposto: a constituição da historicidade da monoculturalidade no ambiente escolar” que "os princípios eurocêntricos e etnocêntricos e seus mecanismos universalizantes e homogeneizantes influenciaram ou determinaram a elaboração dos currículos escolares a partir do período colonial brasileiro, bem como em períodos subsequentes. Foram impostos saberes, conceitos, comportamentos e cultura específica. Isso colaborou para invisibilizar identidades e diferenças. [...] Assim, a escola em seu cotidiano pedagógico, adota princípios universais impostos como verdades, advindos da elaboração e operacionalização de políticas públicas educativas, marcadas por influências externas à realidade do país e sob o princípio da homogeneidade. Existe um único saber útil a qualquer lugar e a qualquer cultura." (p. 16). Portanto, reconhece-se que:
Os currículos escolares são forjados política e ideologicamente com o intuito de mostrar histórias que são interessantes para a manutenção do poder, mesmo que para isso se invisibilize identidades e diferenças.
a. Não cabe ao professor olhar criticamente para as histórias narradas nos livros escolares porque elas foram criadas por historiados com total conhecimento sobre o assunto e, justamente por isso, não foram influenciados por quaisquer interesses diversos.
b. Os currículos escolares são forjados política e ideologicamente com o intuito de mostrar histórias que são interessantes para a manutenção do poder, mesmo que para isso se invisibilize identidades e diferenças.
c. Os currículos escolares mostram apenas o que aconteceu durante a história, não sendo possível a escola invisibilizar qualquer tipo de história.
d. Tanto os livros escolares como as suas histórias contidas neles são relatos fidedignos de tudo o que ocorreu durante a formação histórica nacional.
e. Ainda que se tente criar novas histórias com o objetivo de valorizar aquelas que outrora foram silenciadas, reconhece-se que aquelas contidas nos livros escolas são as melhores a serem informadas aos alunos.

Essa pergunta também está no material:

Teste 1 Ed de Relações Étnico-raciais
7 pág.

Educação das Relações Étnicos-raciais Universidade Santa CecíliaUniversidade Santa Cecília

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a correta é: b. Os currículos escolares são forjados política e ideologicamente com o intuito de mostrar histórias que são interessantes para a manutenção do poder, mesmo que para isso se invisibilize identidades e diferenças.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais