Buscar

Distúrbios funcionais do aparelho digestivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Distúrbios funcionais do aparelho digestivo
Elisa Freitas Macedo
Dispepsia funcional:  
Dispepsia orgânica tem um dano estrutural ou doenças fora do estômago. Gastrite não é um sintoma, mas uma inflamação do estômago, que muitas vezes não dá sintomas. Dispepsia não é sintoma de gastrite. 
O h pylori provoca uma gastrite assintomática. A dispepsia é uma situação clínica que pode ser disfuncional. Eu só posso descrever a gastrite com uma biópsia, porque muitas vezes a gastrite não dá sintomas. Não pode fazer diagnóstico de úlcera e nem de gastrite com os sintomas. O diagnóstico da gastrite é histológico. Pela anamnese eu vou me inclinar para um ou outro diagnóstico. 
A síndrome do intestino irritável pode se manifestar com uma dor epigastrica.  Na dispepsia tipo úlcera eu tenho dor epigastrica. Ocorrem diferenças na dispepsia tipo úlcera e na dispepsia tipo dismotilidade. 
]Nós temos hipersensibilidade visceral, acomodação do fundo gástrico. Muitos pacientes que tem dispepsia também terão h pylori. O paciente com h pylori tem um risco de dispepsia. 
Os estudos do h pylori na dispepsia funcional mostraram o NNT igual a 18.  Apenas um em cada 18 pacientes melhoram (NNT= número necessário para tratar). Metformina provocam náuseas e vomitos. É muito importante fazer o exame de fezes aqui no Brasil (giardíase e estrongiloidiase). 
A fisiopatologia é complexa e é multifatorial. Não existe um tratamento que é padrão ouro. 60%dos pacientes melhoram com o efeito placebo. É uma síndrome heterogênea.  
Os inibidores da bomba de prótons são úteis na dispepsia do tipo úlcera, mas não fazem tanto efeito na dispepsia de dismotilidade. Na dispepsia tipo dismotilidade nós vamos usar os procineticos. Os procineticos melhoram o clareamento esofagico, aceleram o esvaziamento gástrico, melhoram a coordenação antro-duodenal. A domperidona é o procinetico mais usado. 
Na esclerodermia o esôfago não tem capacidade de clareamento esofagico, ele se dá por meio de uma peristalse integra. Nós usamos a domperidona. A metaclopramida e a bromoprida tem efeito de parkinsonismo. A trimebutina tem efeito de relaxamento do músculo liso. Mas a domperidona é mais usada na dispepsia tipo dismotilidade. O consenso brasileiro recomenda o tratamento do h pylori na dispepsia funcional.     As respostas podem ser inadequadas ou oscilantes. Às vezes temos a associar ibp com procineticos, pois o paciente tem queixa de dor e de dismotilidade.
O antidepressivo preferido é da classe do inibidor seletivo da receptacao de serotonina.

Outros materiais