Buscar

relatorio final prointer iv

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.
Faculdade Anhanguera de Negócios de Belo Horizonte
Curso Superior de Tecnologia Gestão em Recursos Humanos
Viviane Carina de Sena Martins RA: 6194733559
Tutora  Gisele Moura Castro.
Projeto Interdisciplinar Aplicado A Gestão De Recursos Desafio Profissional
 
Belo Horizonte
2017
Viviane Carina de Sena Martins 
Projeto Interdisciplinar Aplicado A Gestão De Recursos Desafio Profissional
PROINTER IV– RELATÓRIO FINAL
Relatório apresentado, como exigência parcial para a obtenção do grau de Tecnólogo em Recursos Humanos na Anhanguera Faculdade de Negócios de Belo Horizonte, sob a orientação da profa. Tutora Gisele Moura Catro.
 Belo Horizonte
2017
Ressumo
Atualmente com o crescente mercado de trabalho, a globalização e o fácil acesso à informação as empresas tem investido cada vez mais no capital intelectual buscando profissionais melhor capacitado e oferecendo capacitação de qualidade a seus colaboradores, com isso tornando-se mais competitiva frente ao mercado e seus clientes.
Uma técnica utilizada hoje é o investimento em educação corporativa, que é o esforço institucional estruturado de desenvolvimento continuado do capital humano, compreendendo toda cadeia de valores composta dos fornecedores e clientes. Esta educação corporativa visa as metas adotadas pela empresa e relaciona-se diretamente ao desenvolvimento da pessoa fornecendo valor estratégico. O propósito disso tudo é alcançar patamares mais significativo de aplicabilidade de todo conhecimento previamente adquirido no treinamento e capacitação no seu posto de trabalho. Torna contudo, as empresas mais ágeis e consequentemente mais confiante.
Palavras-Chave: capacitação, estratégico, desenvolvimento.
SUMÁRIO
a) Introdução ..................................................................................................5
 b) Pesquisa..................................................................................................... 6
 c) Resultados..................................................................................................8
 d) Considerações Finais ...............................................................................10
e) Referências Bibliográficas........................................................................11
Introdução 
Organizações busca, esperam e cobram melhoria de resultados, produtos e serviços oferecidos com qualidade e valor agregado, por inovações pois são indicadores consideravelmente importante para o sucesso da empresa. Diante desce cenário amplamente competitivo viu-se a necessidade de buscar a mudança de modo a selecionar e recrutar em algumas organizações, e de maneira muito especial nas organizações de porte menor. 
Visando obter o sucesso esperado, as organizações procuram buscar a pessoa certa na quantidade e momento correto, é preciso então, obter sistemas de recrutamento e seleção, e um plano de salário, cargos e benefícios que seja eficiente e que equilibre os salários oferecidos. As práticas salarias deve ser compatível com as do mercado, de acordo com a área de atuação da empresa.
Fala-se atualmente em educação corporativa, que refere-se ao esforço institucional estruturado de contínuo desenvolvimento do capital humano, alcançando toda cadeia, fornecedores e clientes. A educação corporativa está relacionada ao desenvolvimento intelectual da pessoa e às metas estipuladas pela empresa implicado por um lado no reconhecimento dos talentos pessoais e de outro custando aumentar a aplicabilidade dos conhecimentos oferecidos pela empresa.
A gestão do conhecimento também é uma ferramenta estratégica valiosa para a organização. As mudanças rápidas e bruscas passam a fazer parte da realidade das empresas e faz com que estas busque agilidade.
 
Benefícios que a Educação Corporativa pode trazer para as organizações
Funcionários mais motivados	
Investindo em pessoas e em sua carreira por si só já é grande incentivo para que o empregado se dedique melhor a favor da sua empresa uma vez que sente-se agradecido e recompensado pela valorização dentro da organização.
Redução do turnover e rotatividade dos funcionários o que em grandes quantidades gera muitos prejuízos para a empresa.
Aumento de produtividade
Um funcionário que sabe somente executar seu trabalho não questiona o processo de desenvolvimento que possa propor mudanças que otimizem suas tarefas, gerando prejuízo e estagnação para a a empresa enquanto funcionários melhor preparados domina a execução de suas tarefas sendo capaz de questionar métodos sugerindo melhoria e facilitando seu trabalho.
Confiança e inovação
Colaboradores que não são vistos dentro da empresa não se sentem reconhecido e não se dispõe ajudar em momentos de crise ou contribuir para a inovação e melhoria constante.
Os motivos para que ele aja dessa forma podem ser muitos, porém um dos que mais pesa é a falta de confiança desse colaborador na empresa e, principalmente, nele mesmo. Com treinamentos oferecidos pela empresa, o colaborador terá referencias e conhecimentos, adquirindo confiança e sentindo-se impelido a mostrar seu aprendizado em ação na empresa não apenas para apontamento de falhas mas ainda propondo melhoria e trazendo invocação.
- Gestão de Pessoas com base em competências. 
Trata-se de uma forma eficaz de desenvolver talentos em uma empresa. Através dela se orienta ações das pessoas no intuito de construir uma empresa mais competitiva no mercado e alcançando os objetivos por ela traçados.
Mapeamento das Competências (Gerenciais, organizacionais, funcionais). Uma gestão de pessoas eficaz inicia-se com a definição das competências para diferentes cargos dentro de uma empresa. O mapeamento dessas competências serve para definir as competências que são necessária. A empresa eu define bem essas competências sabe exatamente o que esperar de seus colaboradores.
Antes de começarmos a falar do mapeamento em si é importante definir o que é competência. De maneira bem simples, competência é tudo aquilo que você precisa ter em termos de técnicas, habilidade e conhecimentos para fazer determinada função. Mesmo esse conceito simples ainda é bem abstrato e difícil de definir.
A Fases da Avaliação de Desempenho. Metodologia da Avaliação. 
A avaliação do desempenho implica em avaliação das competências gerenciais (para gestores) competências organizacionais (ligados à empresas) competências funcionais (atreladas aos cargos) Vale a pena frisar que cada empresa tem seu grupo de competências bem mapeado, pois as mesmas estão alinhados à sua missão, visão e valores .
Avaliação 360º.
Para se chegar nesse processo a empresa precisa estar madura o suficiente tanto para seus líderes quanto para seus liderados. O processo de avaliação é feito para desenvolvimento de pessoas e melhoria das competências técnicas organizacionais envolvendo inclusive a chefia, fornecedores e clientes. Passos para preencher a avaliação de desempenho: 
Dividir a implantação em fases, definir se o preenchimento das avaliações será feito manualmente ou mediante sistema, definir as áreas e cargos que irão participar da primeira fase, apresentação do conceito de gestão por competências e feedback para os gestores, treinar os avaliadores.
 Estratégias e Plano de Ação para o desenvolvimento de competências. 
-Aprendizagem Organizacional.
A aprendizagem organização não refere-se unicamente a coletividade de processos de aprendizagens individuais, mas envolve ainda o contexto organizacional, a cultura da empresa, os sistemas utilizados, a estrutura empresarial e ainda o ambiente de mercado e área de atuação da organização.
“(...) as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde surgem novos e elevados padrões de raciocínio, onde a aspiração coletiva é liberada e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender em grupo.”(Senge, 1990, p. 11) .
Gestão do Conhecimento.
Refere-se à criação de integração compartilhamento, recuperação e identificação de diversos conhecimentos e utilização destes dentro da empresa. Observando então as mudanças ocorridas, a crescente globalização e o crescimento tecnológico, conhecimento passa a ganhar seu verdadeiro valor. Es grandes organizações passam por estas 3 etapas: a era industrial, a neoclássica e a era da informação.
A tecnologia em conjunto com a Gestão do conhecimento passa a ser então um meio para se alcançar o sucesso nas organizações.
Corpo de Ensaio 
Exemplificado com a empresa atuante na área de tele atendimento, uma multi nacional italiana que presta serviço para a operadora de telefonia TIM, Banco Itaú, Brasil cap., operadora Oi e seja digital. A matriz principal fica e Belo Horizonte e completou em 2017 10 anos de mercado. O objetivo principal é tornar-se líder e referência em tele atendimento, para isso trabalha com metas planejadas porém tem dificuldades para atingir uma vez que os colaboradores estão desmotivados levando a insatisfação de seus clientes.
Diante deste cenário atuamos de maneira a assessorar a empresa analisando os setores em 
Mediante assessoria especializada em analisar todos os setores organizacionais. E os resultados obtidos seguem na tabela:
	Diretoria
	Visão holística, trabalho em equipe com assertividade, caráter ético, porém deixa a desejar na criatividade
	Supervisores
	Trabalho em equipe de boa qualidade mas com necessidade de apoio organizacional para desenvolver seu trabalho com otimização
	Qualidade
	Facilidade no trabalho com equipe, discrição e ética profissional, falta comprometimento
	RH
	Não há comunicação assertiva, trabalho individual e pouco assertiva
	Operadores
	Trabalho em equipe, porém falta motivação e otimismo
RESULTADO: 
 
Foi identificado que a empresa necessita de intervenções em várias áreas com ajuda especializada pois corre o risco de perder seus melhores clientes.
Neste cenário foi necessária implantação da educação corporativa juntamente com a gestão do conhecimento
Feito a política de administração de cargos e salários
Implantamos a gestão do conhecimento
Começou então identificar dentro da organização os Conhecimentos tático e Explicito
Com isso, a empresa conseguiu desenvolver suas atividades com assertividade, voltando a obter resultados satisfatório ganhando agressividade no mercado, desenvolvendo uma gestão de competência e administrando seu capital intelectual, sua inteligência empresarial e sua educação corporativa.
Considerações Finais
 
 Do cunho geral, a Gestão do conhecimento e a educação corporativa estão interligadas. 
 Haja vista, uma tende a completar a outra, e tem como sustentação a gestão de cargos e salários. Em resumo a gestão do conhecimento e a educação corporativa tornam-se sistemas de educação para uma contínua aprendizagem em que deum lado a empresa disponibiliza recursos para desenvolver seu capital humano a partir de apuração interna de suas competências organizacionais visando sempre suas estratégias de negócios e de outro lado os colaboradores buscando se crescimento profissional.
Quando a empresa implanta políticas salariais clara e bem revisada observando os reajustes evita sobrecargas desnecessárias de seus colaboradores permitindo que as metas estipuladas pela empresa sejam de fato cobradas e alcançadas.
 
 Referências Bibliográficas 
 
Figueiredo, S. P. 2005, "Gestão do Conhecimento: Estratégias Competitivas para a Criação e 
Mobilização do Conhecimento na Empresa", Qualitymark Editora, Rio de Janeiro. 
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial: como as 
organizações gerenciam o seu capital intelectual. R io de Janeiro: Campus, 1998. 
Engelmore, R.; Morgan, T. (1989) Blackboard Systems. Addison-Wesley Publishing 
Company. 
 
Jagannathan, V.; Dodhiwala, R.; Baum, L. S., (1989) Blackboard Architectures and 
Applications.Academic Press Inc - HarcourtBraceJovanovich, Publishers. 
 
 PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de Cargos e Salários. 15. Ed. São Paulo: LTR, 
2011. PLT 358. 
THOMPSON, A. A. Planejamento Estratégico: elaboração, implementação e execução. SãoPaulo: Pioneira, 2000.
http://www.portal-administracao.com/2014/03/gestao-do-conhecimento-nas-organizacoes.html
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-organizacao-que-aprende-learning-organization/44626/
http://bgi.inventta.net/radar-inovacao/a-inovacao/
http://vwbr.com.br/ImprensaVW/page/Educacao-Corporativa.aspx
https://blog.luz.vc/o-que-e/mapeamento-de-competencias/
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/gesto-por-competncias/
http://www.rh.com.br/Portal/Desempenho/Artigo/5082/como-implantar-a-avaliacao-de-desempenho.html

Continue navegando