Buscar

Portadores de doenças Psiquiátricas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE
POLO DE PARAUAPEBAS/PA
Técnico em Enfermagem
Portadores de doenças Psiquiátricas 
Parauapebas
Março 2018
Idade Média
Os loucos eram confinados em grandes asilos e hospitais destinados a toda sorte de indesejáveis, inválidos, portadores de doenças venéreas, mendigos e libertinos.
Nessas instituições os mais violentos eram acorrentados, alguns era permitido sair para mendigar
Idade media
O tratamento aos doentes mentais era feito por magos ou feiticeiros, havendo um retorno ás concepções magica religiosas e o abandono da ideia de que transtornos mentais 						tinham uma origem 						somática. Foi nesse 						período de exorcismo 					que havia perseguição 					aos doentes mentais.
Urgência Psiquiátricas 
Fazem parte dos serviços de urgência psiquiátrica -médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Têm aumentado significativamente os casos de urgência psiquiátrica por todo o mundo desde os anos 60 do século passado, principalmente nas áreas urbanas. O cuidado aos pacientes em urgência psiquiátrica é complexo. Os profissionais envolvidos em urgências psiquiátricas colocam em risco a sua integridade física devido ao estado mental dos seus pacientes
Diagnósticos
Os Transtornos Mentais e Comportamentais são identificados e diagnosticados através dos métodos clínicos semelhantes aos utilizados para os transtornos físicos. Esses métodos incluem uma cuidadosa entrevista (anamnese) colhida com o paciente e com outras pessoas, incluindo sua família, um exame clínico sistemático para verificar o estado mental e suas condições orgânicas, testes e exames especializados que forem necessários. Registraram­-se, nas últimas décadas, avanços importantes na padronização da avaliação mental e emocional, bem como na confiabilidade dos diagnósticos clínicos.
Transtornos mentais na Infância
Doenças mentais não são exclusivas dos adultos, uma em cada vinte crianças tem algum tipo de doença mental que pode dificultar o seu relacionamento com amigos e familiares e impedir o sucesso na vida escolar.
As emergências psiquiátricas na infância e as condutas adequadas.
Comportamento agressivo, Psicoses: Intoxicações e quadros convulsionais,  Comportamento suicida, Transtornos ansiosos e somatofomres a abordagem psicofarmacologia dependerá do diagnostico, e poderá ser controlado com uso de eurocépticos com cautela, benzodiazepínicos que devem ser evitados ao máximo e atualmente uso de anti-histamínico esta sendo largamente difundido.
Fatores 
Fatores biológicos
Genética (hereditariedade)
Muitas doenças mentais são executadas em famílias, sugerindo que as pessoas que têm um familiar com uma doença mental são mais propensas a desenvolver também.
Fatores psicológicos
Trauma psicológico sofrido quando criança, tais como o abuso emocional, físico ou sexual
Uma importante perda precoce, tais como a perda de um dos pais
Negligência.
Pouca habilidade para se relacionar com os outros.
Fatores ambientais
Alguns estressores podem desencadear uma doença em uma pessoa que é suscetível à doença mental.
Esses estressores incluem:
Morte ou divórcio
A vida familiar disfuncional
Sentimentos de inadequação, baixa auto-estima, ansiedade, raiva ou solidão
Mudar de emprego ou escolas
Expectativas sociais ou culturais (por exemplo, uma sociedade que associa beleza à magreza pode ser um fator no desenvolvimento de transtornos alimentares.)
Abuso de substâncias por parte da pessoa ou dos pais da pessoa
Sintomas
Os sintomas são extremamente variáveis, mas a tristeza patológica, a ansiedade, as alucinações e os delírios são bastante comuns e de importância extrema no diagnóstico destas doenças. E esses são apenas os mais chamativos, mas existem muitos outros.
Alcoolismo: sintomas de abstinência quando o indivíduo fica sem bebida alcóolica, como alucinações e agitação.
Depressão: apatia, pensamento lento e desmotivação, isolamento e depreciação.
Transtornos de ansiedade: palpitações, irritabilidade, falta de ar, suor, mãos frias e úmidas, boca seca, náuseas e diarreia. O transtorno do pânico é uma crise de ansiedade, com medo intenso e sensação de asfixia.
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): atitudes obsessivas e compulsões que consomem muito tempo e interferem na rotina e nas atividades diárias do paciente.
Transtorno bipolar: alterações de humor onde há um aumento da energia e, em outros momentos, uma baixa patológica do humor e algo próximo de estados de depressão.
tratamento
Há duas linhas complementares de tratamento para os transtornos mentais comuns: o farmacológico, com remédios, e o psicoterapeutico, com diferentes tipos de terapia. Para a depressão e ansiedade geralmente são ministrados antidepressivos, que variam de acordo com a natureza do caso.
Doenças psiquiátricas sem tratamento ou mal tratadas agravam ou desencadeiam outras doenças.
Pacientes portadores de transtorno bipolar, depressão, dependência química e outras doenças não cuidam de pressão alta, diabetes, distúrbios da gorduras no sangue, tornam-se obesos, fumam compulsivamente e perdem o emprego
Os Transtornos Mentais podem causar incapacidade grave e definitiva, inclusive a incapacidade de trabalhar. Não havendo apoio social disponível, como frequentemente ocorre nos países em desenvolvimento, não havendo organismos de bem-estar social organizados, o empobrecimento se verifica com bastante rapidez.
Referencias bibliográficas
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602011000200007
http://animaconsultorio.site.med.br/index.asp?PageName=doencas-psiquiatricas
https://www.polbr.med.br/ano14/prat1214.php

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando