Buscar

avaliação nutricional

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE ADOLESCENTES:
Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, sexual, entre outros. Tendo como ponto principal a puberdade que desencadeia no individuo estágios de pico de velocidade de crescimento, maturação sexual e desenvolvimento das características sexuais. Os limites cronológicos da adolescência são definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre 10 e 19 anos.
O crescimento ocorre com mais intensidade durante os dois primeiros anos de vida. Mas, em uma determinada fase ocorre o estirão pubertário que é definido como uma etapa de desenvolvimento acelerado na fisiologia do indivíduo. No sexo feminino essa fase acontece mais precocemente, dando a elas maior peso e maior altura do que propriamente o sexo masculino que, portanto, na segunda parte da puberdade ultrapassam as meninas na altura e no peso. O estirão aponta várias mudanças, como: aumento da massa óssea, desenvolvimento dos músculos e dos órgãos internos, renovação das células vermelhas (hemácias) e nas meninas também a primeira menstruação, conhecida como menarca.
A puberdade é um momento de mudanças na vida do indivíduo, que o leva a maturação sexual e automaticamente a fertilidade (capacidade de reprodução). Na parte biológica da puberdade acontece o surgimento de mensagens enviadas da hipófise (glândula pertencente ao sistema endócrino) para as gônadas, que estimulam o aumento da produção de hormônios sexuais. 
	
Transformações decorrentes da puberdade
	Meninos
	Meninas
	Aumento da produção de testosterona
	Aumento da produção de estrógeno e progesterona
	Crescimento dos genitais
	Crescimento dos genitais e dos seios
	Surgimento de pelos (barba, axilas e pubianos)
	Surgimento de pelos pubianos e nas axilas
	Mudança na voz
	Início do ciclo menstrual
	Aumento no pomo-de-adão
	Rápido e curto crescimento corporal
	Primeira ejaculação
	Surgimento de acnes em função de mudanças hormonais
	Crescimento corporal (altura e ombros, principalmente)
	Crescimento da região da bacia (cintura)
AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA EM ADOLESCENTES:
Peso e estatura
No caso de avaliação em adolescentes o peso e a estatura são grandes aliados a antropometria, e dentro dessa avaliação nós temos: 
Indicadores:
P/I – Peso para idade: método não invasivo e fácil, não revela muitas informações sobre a composição corporal;
E/I – Estatura para idade: é um método útil e importante para o diagnóstico da desnutrição crônica;
P/E – Peso para estatura: é um estudo feito principalmente em índices populacionais, sendo dispensável o fator idade;
IMC/I – Índice de massa corporal para idade: é um método barato e fácil de fazer para enquadramento nas categorias de gordura corporal que podem ocasionar problemas de saúde, sendo diferenciado pelo sexo.
Índices:
Os índices são resultados obtidos através dos indicadores, e que para sua interpretação e/ou diagnóstico é necessário a consulta em tabelas, referencias ou gráficos de curva.
No ano de 1977 houve a descoberta de uma forma de avaliação mais conhecida como Escore Z que era uma das mais eficazes formas de obtenção de analises dos dados antropométricos. A partir do ano de 2000 foi feita uma reforma na fórmula pois a mesma não abrangia a distribuição da gordura corporal, causando diagnósticos indevidos como exemplo a “falsa” obesidade ou “falsa” desnutrição. Com a reforma foram criadas fórmulas que com base nas informações coletadas seriam analisadas em tabela, levando em consideração o sexo e a idade (P/I), (E/I) e (IMC/I) para maior eficácia e precisão do diagnóstico. A partir de todos esses dados a OMS incrementou os índices com mais bases de cálculos e as demais curvas para classificação do estado nutricional de crianças em fase escolar e adolescentes. Esta foi a referência adotada pelo Ministério da Saúde no Brasil.
Exercício:
R: Analisando o adolescente João de 16 anos de idade com IMC=16, de acordo com OMS, seu diagnóstico é de sobrepeso.
O grupo observou instruções básicas que conscientizam os adolescentes a procurar aderir hábitos alimentares saudáveis que o apoiem em sua fase de crescimento.
A orientação número 1 foi a escolhida para o paciente João: Para orientar melhor o paciente João com o IMC em estado de sobrepeso, a indicação é procurar um profissional na área pois para manter, perder ou ganhar peso é necessário o auxílio de um nutricionista.
CIRCUNFERENCIAS E DOBRAS CUTANEAS:
Para saber quantidade de massa adiposa e massa muscular em adolescentes, as principais medidas usadas são a circunferência do braço na massa adiposa, e a prega cutânea tricipital na massa muscular. Sendo essas as mais utilizadas e precisas.
A equação que mais se utiliza é de Slaughter, que é a melhor equação segundo Guedes, na literatura para a predição de quantidade de gordura relativa, por meio das dobas cutâneas nesta faixa etária.
- Qual seria a classificação do estado de gordura caso uma adolescente de 17 anos de idade tenha 26 mm de dobra cutânea tricipital?
	
	
	
	
	
	
- Qual seria a classificação do estado de gordura caso uma adolescente de 16 anos de idade tenha 20,5 cm 2 de área de gordura do braço?
	
	
	
	
	
	
MATURAÇÃO SEXUAL:
A maturação sexual é um evento que acontece na adolescência e tem como impacto no crescimento, na composição corporal e maturação óssea. Podem ocorrer alterações no desenvolvimento do adolescente devido a condições medicas ou fatores nutricionais como, obesidade e desnutrição que vão afetar a maturação sexual. A maturação sexual vai acontecer de acordo com o crescimento e alterações no peso, composição corporal e alterações hormonais. O critério mais utilizado é o de Tanner, que apresenta uma escala de 5 estágios relacionadas ao desenvolvimento de pelos pubianos, crescimento das genitais nos meninos e da mama nas meninas. No primeiro estágio mostra antes do indivíduo ter desenvolvimentos e consequentemente mudanças. Para avaliar os estágios será feita uma observação visual direta, por um profissional treinado para analisar em detalhes ou por auto avaliação, realizada pelo próprio adolescente.
O principal responsável pelo crescimento das meninas é o estrógeno, elas também secretam andrógenos, os quais estimulam o crescimento muscular, porem em menor quantidade que os meninos. Com os meninos acontece algo parecido, porem o maior responsável por seu crescimento é a testosterona.
Na maturação sexual, ocorre uma série de mudanças incluindo alterações na composição corporal. Há mudança na proporção do corpo, sendo que os meninos ganham mais MLG (Massa Livre de Gordura) e assumem uma forma androide, enquanto as meninas continuam a acumular mais MG (Massa Gorda) e assumem uma forma ginoide.
AVALIAÇÃO DIETETICA:
Na avalição dietética vamos encontrar métodos para facilitar obter de dados alimentares de acordo com o consumo, porém não existe um "padrão ouro" que vai garantir que tudo é uma informação real e exata. 
O grupo ao analisar os instrumentos dietéticos escolhemos os múltiplos recordatórios, pois é de fácil aplicação e vamos ter uma noção do que o indivíduo está ingerindo frequentemente e podendo adequar uma alimentação de acordo com as necessidades.
João:
Imc 16
Sobrepeso
A orientação numero 1 foi a escolhida para o paciente João: Para manter, perder ou ganhar peso procure a orientação de um profissional de saúde
Opinião do grupo: Orientações importantes que conscientizem os adolescentes a procurar ajuda de um nutricionista para aderir hábitos alimentares saudáveis que o apoiem em sua fase de crescimento.

Continue navegando