Buscar

Estudo de Caso 2 Modelo de Mintzberg Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo de Caso 2
ANTAQ retoma reuniões do seu planejamento estratégico
O Núcleo de Planejamento e Modernização da Gestão da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, ANTAQ, reuniu-se hoje (28), em Brasília, para analisar os impactos da recente mudança do regimento interno e da estrutura organizacional da Agência no seu planejamento estratégico. O novo regimento interno e a reestruturação organizacional da Agência foram publicados na edição do Diário Oficial da União da última segunda-feira (25).
Com a mudança organizacional, a ANTAQ passa a funcionar com superintendências organizadas sob a forma de processos de trabalho (Outorgas, Regulação e Estudos e Estatística) e não mais com superintendências setoriais (Portos, Navegação Marítima e de Apoio e Navegação Interior). 
Entre as principais motivações da mudança da estrutura organizacional estão adequar às alterações de competências estabelecidas pelo novo marco regulatório portuário (Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013), racionalizar o trabalho, ganhar sinergia e modernizar e uniformizar processos e procedimentos visando uma maior produtividade operacional.
As mudanças ambientais e o crescimento da economia brasileira nos últimos anos têm evidenciado a necessidade de maior agilidade quanto a logística marítima. Este replanejamento acompanhado de uma reestruturação organizacional teve como objetivo reduzir o tempo de resposta aos estímulos de mercado. Neste sentido, a estrutura antiga que não promovia a sinergia entre as áreas, devido sua estrutura divisional independentes (especificidade do trabalho por tipo de setor) e também, exigia grande investimento da área de Recursos Humanos em capacitação para garantir o alinhamento de todos os colaboradores, deixou de ser sustentável do ponto de vista organizacional. A simplificação estrutural da empresa na direção de padronizar os processos, racionalizar o trabalho em busca da eficiência também incorre em alterações em sua linha de comando que deixa de ser voltado para um setor e passa a ser voltado a ação junto aos processos de trabalho. 
Para o diretor-geral, “as mudanças são necessárias. A ideia é melhorarmos o trabalho da Agência. Com essas alterações, pretendemos que haja um equilíbrio de competências. Essa nova estrutura tem o potencial de ser mais justa em termos de distribuição de trabalho para que não haja sobrecarga de trabalho, propiciando um maior desempenho das atividades.”
 “Estamos retomando o nosso planejamento estratégico a partir do novo regimento interno da Agência”, manifestou o diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, ao presidir a reunião. “Na verdade, prosseguiu, nós já sentíamos essa necessidade, independentemente das mudanças internas, mas, com a implementação dessas mudanças, essa decisão tornou-se ainda mais premente e, hoje, nós estamos retomando os temas que são relevantes para fazer os devidos ajustes, não só para privilegiar a nova estrutura, mas, também, para trilhar os novos caminhos da Agência”.
A ANTAQ iniciou a implantação do seu planejamento estratégico em 2010, com a realização dos diagnósticos interno e externo que levaram a definição dos objetivos e projetos estratégicos da autarquia. Como resultado desse trabalho, logo no ano seguinte, foi criada a Superintendência de Fiscalização, concepção que serviu de modelo para as demais superintendências finalísticas da Agência na reestruturação organizacional.
A meta da ANTAQ para 2015 é ser reconhecida por seu papel relevante na logística e eficiência do transporte, como indutora de desenvolvimento econômico e social e considerada por seus servidores a melhor agência reguladora para se trabalhar.
Texto retirado e adaptado de:
Portos e Navios – 1 de setembro de 2014 – disponível em <http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/25822-antaq-retoma-reunioes-do-seu-planejamento-estrategico>.
Abar - 12 de setembro de 2014 – disponível em <http://www.abar.org.br/acontece-nas-agencias/2909-antaq-agencia-anuncia-reestruturacao-organizacional.html>.
 ARGUMENTO LÓGICO
 
Para as questões discursivas referentes aos casos, empregue a estrutura do argumento lógico em suas respostas. A estrutura do argumento lógico é abaixo apresentada.
Premissa maior contém o termo extremo maior e o termo médio. Aplicada à resolução do caso, a premissa maior é fundamentada na Teoria ou Modelo Teórico a ser empregado e caracteriza de forma geral o fenômeno que se quer investigar no caso objeto de estudo.
Premissa menor contém o termo extremo menor e o termo médio. Aplicada à resolução do caso, a premissa menor é decorrente da observação do fenômeno que se quer investigar no caso objeto de estudo.
Conclusão tem o extremo maior e menor, mas não o termo médio. Aplicada à resolução do caso, a conclusão deve responder objetivamente a questão enunciada.
Termo Médio é o termo que se repete nas duas premissas, mas não aparece na conclusão.
Questões (todos os grupos devem responder as quatro questões)
Utilize o argumento lógico para resolver as questões em que se exige seu uso:
ATENÇÃO: FAVOR SUBLINHAR O TERMO MÉDIO
Considerando os cinco mecanismos de coordenação organizacional indique pelo menos dois deles que eram utilizados na ANTAQ após da mudança estrutural.
Premissa Maior: O ajustamento mútuo ocorre quando há a coordenação do trabalho pelo simples processo da comunicação informal, no qual o grupo define o que deverá ser feito. Existe padronização dos processos quando as execuções do trabalho são especificadas ou programadas.	
Premissa Menor: A estrutura antiga não promovia a sinergia entre as áreas, devido sua estrutura divisional independentes
A nova estrutura passa a padronizar os processos, racionalizar o trabalho em busca da eficiência também incorre em alterações em sua linha de comando que deixa de ser voltado para um setor e passa a ser voltado a ação junto aos processos de trabalho. 
Conclusão: A estrutura antiga utilizava os mecanismos de ajustamento mútuo e padronização dos processos.
Identifique um mecanismo de coordenação organizacional utilizados pela ANTAQ antes da mudança estrutural.
Premissa Maior: A padronização das habilidades ocorre quando o tipo de treinamento para executar o trabalho é especificado.
Premissa Menor: A estrutura antiga não promovia asi
Conclusão: 
Qual a parte da organização mais evidenciada do modelo de 5 partes de Mintzberg?
Premissa Maior: A cúpula estratégica assegura que a organização cumpra sua missão de modo eficaz e também que atenda às necessidades dos que a controlam.
Premissa Menor: 
Conclusão: 
Observe o organograma da Agência (PDF). Qual a configuração estrutural aplicada?
Premissa Maior: 
Premissa Menor: 
Conclusão:

Outros materiais