Buscar

Trabalho Sony Music Fundamentos de Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade de São Paulo
		 FEA - USP
 “A virada de mesa da Sony Music”
Grupo:	Andressa Serrão
Daniel Saraiva
Felipe Rodrigues 
Curso: Administração - Noturno
Turma: 21
Disciplina: Fundamentos de Administração (EAD 610)
Professor: Hélio Janny Teixeira
São Paulo
 2014
Identificação de problemas soluções dentro da Sony Music no Brasil:
Multifuncional x Funcional
- Músicas online
- Divulgação dos produtos da Sony Music na Rádio, TV e Internet, se desprendendo do cd físico
Áreas funcionais da empresa:
Finanças
- Corte de funcionários
- Diminução dos gastos com estrutura física da companhia (fábrica)
Marketing
- Parcerias com artistas renomados e outras empresas para melhorar a situação da companhia Sony Music
- Concurso cultural
Operações
- Criação uma empresa de entretenimento dentro da própria Sony Music (Dayl), a fim de aumentar os lucros (renda alternativa)
- Parcerias com outras empresas
- Diminuição das estrutura física do grupo Sony Music
- Diversificação dos estilos musicais
Gestão de Pessoas
- Prêmios (bônus) para funcionários
- Motivação dos funcionários
O Balanceamento das funções
- Motivação e trabalho em equipe
- Integrações de setores da empresa
A virada de mesa da Sony Music – Síntese
Na área de Marketing a empresa Sony Music diversificou seus produtos que antes se limitavam a CDs físicos e passou a vender músicas online, buscando acompanhar as novas tendências do mercado. Ampliou também seus mercados e passou a divulgar suas músicas através da TV, Rádio e Internet, essa que antes era uma das limitações mais graves da empresa.
Outra solução encontrada pela companhia foi a realização de parceiras com grandes empresas e artistas populares e renomados, procurando fortalecer a imagem da Sony. A exemplo disso foi feita uma aliança com a banda Jota Quest, em que músicas e conteúdos especiais da banda foram colocados nos celulares Sony Ericsson, fazendo com que a Sony popularizasse ainda mais seus produtos. 
Além disso, foi criado um concurso cultural da Sony Music (You Pop You Rock) em parceria com a Tim, Google e a Rádio Mix FM, com o intuito de aproximar o público dos produtos Sony. Também foram feitos “singles” que eram vendidos pela Internet, a exemplo da música “A Mulher que eu amo”, de Roberto Carlos. A música em questão era trilha sonora da novela “Viver a Vida”, aproveitando assim a popularidade da novela e alavancando as vendas de músicas digitais.
Na área de Finanças a Sony Music reduziu sua estrutura física incluindo sua fábrica, terceirizando sua produção com o intuito de diminuir gastos com funcionários e manutenção das instalações da fábrica. O empresa do ramo musical ainda reduziu seu quadro de funcionários não só no âmbito da fábrica, mas também em cargos gerenciais.
Já na área de Operações foi criada uma empresa completa de entretenimento dentro do grupo Sony Music chamada Dayl, que tinha como objetivo cuidar da carreira dos artistas promovendo shows, eventos, editando músicas, além de cuidar do merchandising e patrocínio. A Dayl também tratava de desenvolver o músico cuidando de sua imagem, buscando sempre novas oportunidades de expandir a carreira dele.
A Sony Music também diversificou os estilos musicais que produzia, entre eles o sertanejo e gospel. Sendo assim, a companhia Sony Music deixou de ser apenas uma gravadora e tornou-se uma empresa muito mais multifuncional procurando novos talentos, novas tendências, ampliando o alcance dos seus produtos e se tornando assim uma empresa muito mais atrativa a novos investimentos.
Outra mudança notável foi na área de Gestão de Pessoas da empresa. Querendo melhorar o desempenho de seus funcionários, a Sony estimulou-os a trabalhar em equipe e até passou a distribuir bônus a seus empregados. Com a distribuição e compartilhamento de tarefas o peso do trabalho sobre os funcionários foi diminuído e tornou o ambiente de trabalho mais agradável. 
Todas as técnicas adotadas para solucionar os problemas da Sony Music contaram com maior integração entre as áreas da empresa a exemplo da empresa de entretenimento Dayl, que integrou as áreas de Marketing e Operações.
Resolvendo problemas e encontrando soluções dentro de uma empresa
Os problemas e soluções em uma empresa podem ser articulados através da união, colaboração e compartilhamento de ideias entre as diversas áreas funcionais da empresa. Pode-se encontrar uma solução para um determinado problema, por exemplo, por meio da realização de reuniões entre os funcionários de cada área funcional para definir metas para a melhoria no setor, e posteriormente realizar reuniões com os respectivos representantes das áreas buscando atingir essas metas através da articulação entre todos os setores.
Outra maneira de tentar solucionar questões dentro de uma empresa é através de pesquisas com os consumidores, buscando saber o que na opinião desses o que não é satisfatório e o que é satisfatório.

Outros materiais