Buscar

Exercício Remuneração Variável Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Remuneração Variável
Daniel Saraiva		Felipe Rodrigues	Laura Pucci
Introdução
A proposta foi dividida em três partes. Na parte 1, explicitamos o programa e fazemos a análise da viabilidade do mesmo, indicando as premissas tomadas para a escolha do programa de remuneração variável. Na parte 2, são descritos os critérios para a ganho do bônus. Na parte 3, as vantagens e desvantagens do plano. Por fim, na parte 4, mostramos os cuidados que tomamos com a definição do programa e como minimiza-los.
Viabilidade de Programa
Com base em práticas do mercado, foi definida um percentual de 25% do lucro que exceder 300 mil. O benchmarking usado foram empresas que praticam a remuneração variável de forma agressiva, tais como bancos de investimentos. Optou-se por praticar a remuneração variável somente para os gerentes devido a natureza do negócio, pois a principal atividade que é o desembaraço em processos de importação e exportação, que exige muita coordenação. 
Considerando que os funcionários mais abaixo na hierarquia não têm muita noção do todo, eles apenas devem executar a sua tarefa específica, enquanto que o papel mais crucial e que exige maior esforço, o dos gerentes, é coordenar todas as atividades da empresa a fim de atingir as metas preestabelecidas. Ademais, devida a grande parcela de funcionários restantes, 147, caso aplicássemos a remuneração variável a todos, ficaria um valor muito pequeno, como pode ser visto no gráfico ao lado, onde foi feita uma simulação de aumento de lucro de 25%, que é um valor relativamente alto e mesmo assim, os valores não foram satisfatórios. Valores baixos assim, tendem a não exercer muito incentivo para que os funcionários se esforcem mais. Por isso, o bônus será dados somente aos gerentes, na simulação feita, o bônus seria de 8333, um valor bem atrativo. 
A empresa VITA é capaz de implementar este programa de forma autossuficiente, pois a remuneração variável será efetuada a partir de parte do excedente do lucro habitual, configurando uma segura forma de incentivo à produtividade.
Critérios da Implementação e Distribuição
A remuneração deverá ser atribuída a partir do cumprimento de certos requisitos.
O primeiro requisito para a distribuição de parte do lucro aos gerentes é, obviamente, a empresa ter gerado excedente de lucro no período em questão. Caso esse requisito se confirme, passa-se para o segundo requisito.
O segundo requisito é a unidade operacional que o gerente controlar ter gerado lucro à empresa.
Caso estes dois requisitos se confirmem, procede-se então para o repartimento do bolo. O critério usado será o da contribuição direta para o resultado operacional da empresa. Por exemplo, se a unidade operacional do gerente 1 contribuiu em 50% para o resultado operacional da empresa como um todo naquele período, então sua remuneração será a metade dos 24% excedentes do lucro corriqueiro (R$300 mil).
Vantagens e Desvantagens do programa baseado em Lucros
As vantagens do programa são:
Incentivo ao aprimoramento dos processos e à busca da máxima eficácia na tarefa de maximização do lucro.
Premiação do desempenho individual do gerente.
Montante remuneratório expressivo ao gerente, dado o seu salário.
Critérios simples e de fácil entendimento.
Desestímulo à acomodação, já que mesmo se a empresa tiver excedente de lucro, se a unidade operacional de um dos gerentes não tiver contribuído, este não será premiado.
As desvantagens do programa são:
Sentimento de injustiça por parte dos funcionários, pois somente os gerentes têm direito a bônus.
Desestímulo ao trabalho em grupo e à sinergia, podendo levar ao conflito entre unidades operacionais.
Desconsideração de variáveis externas incontroláveis, como, por exemplo, a crise.
Alguns cuidados que forma tomados para a aplicação do plano:
Lucros nem sempre estão associados ao esforço; 
No caso, nem sempre o esforço do gerente será suficiente para garantir o bom andamento do trabalho dos demais funcionários. Sendo assim, cabe a cada gerente reportar o não esforço que por ventura possa ter algum funcionário, para que as medidas cabíveis sejam tomadas e, com isso, o prejuízo ao desempenho da área do gerente pode ser diminuído.
 Intervalo de tempo para recebimento 
O Intervalo é sempre anual, o que facilita a contabilização do lucro da empresa, de modo a facilitar o cálculo do bônus do gerente.
 Leva a perceber o lucro como única medida de sucesso
É papel do presidente da empresa coletar os indicadores dos demais fatores críticos de sucesso da empresa e fazer a cobrança em cima disso diretamente aos gerentes.
BIBLIOGRAFIA
DUTRA, Joel e HIPÓLITO, José A. - Remuneração e Recompensas – Elsevier, São Paulo 2012;

Outros materiais