Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

5
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO ARAÇOIABA DA SERRA
CURSO PEDAGOGIA – 4ª SÉRIE
Disciplinas norteadoras: Brinquedoteca e Elemento Lúdico, Organização e Metodologia da Educação Infantil, Literatura Infanto Juvenil, Multimeios Aplicados à Educação, Organização e Metodologia na Educação Infantil.
OLÍVIA DE CÁSSIA ALVES DOS SANTOS
RA: 3269388678
DESAFIO PROFISSIONAL
Estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas em uma instituição de Educação Infantil
TUTORA: Glaucinei Dutra Galvão
ARAÇOIABA / SP
Setembro de 2017
Sumário
PASSO 1 - O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL	3
PASSO 2 – O OBJETIVO DA BRINQUEDOTECA	4
PASSO 3 - A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.	5
PASSO 4 – A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO
BRINCAR E DA LITERATURA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL..............6 
PASSO 5 - PLANO DE AÇÃO...........................................................................7 
REFERÊNCIAS.................................................................................................8
PASSO 5 - PLANO DE AÇÃO.
- Tema: A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil.
- Problema detectado: Foi abordado a falta de sensibilidade de alguns profissionais que não tem paciência para esperar o tempo da criança, em aprender novas brincadeiras o que acaba fazendo com que o processo sofra efeitos contrários e o aluno não chegue ao objetivo do jogo. E veremos que o lúdico deve receber maior atenção dos educadores que trabalham na educação infantil, pois além dos pais cabe a eles também ajudar na construção da autoestima da criança, fornecendo a ela uma imagem positiva dela mesma.
- Objetivos a serem alcançados: O objetivo desse artigo é entender o papel da brincadeira no desenvolvimento infantil, bem como utilizar jogos como ferramenta, pedagógica para o trabalho em sala de aula. Iremos conhecer o significado do brincar, mostrar que a criança na brincadeira com os colegas se comunica consigo mesma e com o mundo através desse ato, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.
- Justificativa sobre a relevância do tema: Podemos observar ao longo dos nossos estudos a importância que o lúdico exerce no desenvolvimento da criança. Temos como base o nosso trabalho dentro de uma creche municipal. O foco do CMEI (centro municipal de educação infantil) não está somente em cuidar, mas sim desenvolver intencionalmente as habilidades e inteligências do aluno. 
 qual a importância do brincar e da literatura para as crianças que frequentam a Educação Infantil? Neste momento, você pode citar autores que justifiquem a relevância do tema.
 - Definição das ações e estratégias: Através das pesquisas junto as fontes citados ao final desse relatório, iremos mostrar que as brincadeiras e os jogos estimulam e contribuem para o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social da criança, sabendo que isto não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim as auxilia a tomar consciência de si mesma, dos outros, e da sociedade.
 que tipo de ações e estratégias podem ser utilizadas para conscientizar os professores sobre a importância da temática abordada para a Educação Infantil? 
- Materiais a serem utilizados: que materiais poderão ser utilizados nas vivências a serem propostas?
 - Avaliação sobre as ações desenvolvidas: como o plano de ação poderá ser avaliado ao final de sua execução? Como será possível observar se os objetivos propostos foram alcançados? 
REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
Jogos e a educação da infância “muito prazer em aprender” (Aline Sommerhalder/ Fernando Donizete Alves)
Educar brincando “Infância, alegria, encantamento” (Cristiani Freitas/ Educa brasil)
Interações: ser professor de bebes- cuidar, educar e brincar, uma única ação. (Cisele Ortis e Maria Teresa Venceslau de Carvalho)
Coleção Brincar e Pensar Volume 3 “Integrado a educação infantil” (Regina Shudo/ Michele Sallum) 
BAQUERO, Ricardo. Vygotsky e a aprendizagem escolar. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa .Porto Alegre: Artes Medicas, 1998.

Continue navegando