Buscar

2007 09 17 Capacidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Capacidade
Trata-se de um conjunto de critérios q habilitam uma pessoa ao exercício negocial. O requisito objetivo é de escopo etário, ou seja, requisito p/ a capacidade é a maioridade civil. O objetivo... é a sanidade e a maturidade psíquica, perceptiva do individuo. (Cognição e intelecção)
Incapacidade Absoluta Art. 3º C.C.
É a completa inaptidão do exercício dos negócios jurídicos por uma pessoa. No caso em questão os direitos do incapaz serão geridos em seu benefício por um representante legal (Pais, tutores, curadores). Qualquer exercício negocial feito pelo incapaz é nulo de direito, ou seja, a invalidação tem efeitos extunc. (nulo)
Os menores absolutamente incapazes são aqueles q possuem idade inferior a dezesseis anos. Outro tipo de pessoa absolutamente incapaz é o alienado mental, ou seja, aquele q por doença ou outra modalidade de demência não tem a capacidade de distinguir ...
Menores inpúberes.
Doentes e deficientes mentais e graves.
*transitoriedade.
Incapacidade Relativa Art. 4º C.C.
É a inaptidão parcial do exercício dos negócios nesse caso o incapaz poderá exercer atividades, desde que seja acompanhado por um tutor ou curador assistente. O atos exercidos pelo incapaz sem assistência são anulados, com efeito, “exnunc” não retroage. (Anulável)
A incapacidade Relativa recaira a pessoas q possuem limitações perceptiva da realidade, como por exemplo, os dependentes químicos, o alcoólatras os índios em sua condição natural, os gatadores compulsivos, os excepcionais e os menores de 18 anos a 16 anos.
Menores púberes.
Excepcionais e deficientes mentais leves.
Pródigos.
Ébrios e toxicômacos.
Índios.
Maioridade
É adquirida a partir do 18 anos de idade, o que não significa que haja capacidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais