Buscar

MODELO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL juvenal 2017 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME DO ALUNO - RU ..... TURMA ......
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL 
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME DO ALUNO - RU ..... TURMA ......
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL 
Relatório do Estágio Supervisionado Ensino Fundamental , do curso de Pedagogia.
PAP: São José dos Campos ITS – SP
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO .........................................................................................00
2.1. LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA .............................................................................00
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ......................................................00
2.3. PLANO DE AÇÃO ..............................................................................................00
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................00
REFERÊNCIAS.........................................................................................................00
ANEXO : FICHA DE FREQUENCIA ........................................................................00
INTRODUÇÃO
Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, a fim de se constituírem em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico cultural, científico e de relacionamento humano." 
(A Lei nº 6.494 de 07/12/ 1977, artigo 1º, parágrafo 2º)
O estágio curricular supervisionado em Ensino fundamental foi realizado no período de 31/05/2017 à 25/06/2017 na escoal estadual Professor Juvenal Machado de Araujo. Este estágio teve a orientação da prefessora da sala de aula Mônica Santaella que fazia observações sobre os procedimentos que deveriam ser adotados nas várias situações vivenciadas. Desenvolvi o estágio em três aspectos: primeiro por meio da observação, onde obtive informações sobre o trabalho desenvolvido pelos educadores da unidade, depois desenvolvi atividades colaborando com a professora da sala do 3 ano e por fim, desempenhei algumas tarefas com os alunos da escola. Nos três aspectos, procurei enfatizar a minha pesquisa resultando no artigo “Jogos e brincadeiras no ensino Fundamental” e tive como objetivos observar e analisar os problemas reais vivenciados no ambiente escolar em relação ao ensino-aprendizagem, à organização do tempo e espaço, ao trabalho coletivo e às diversas funções dos educadores e dos demais funcionários da escola. Por meio do estágio também pretendi estudar o meio e aprimorar meus
conhecimentos, pois entendo a necessidade da prática para o meu aperfeiçoamento profissional.
Chiavenato (2002) nos mostra que o resultado ou efeito do comportamento tem como origem vários estímulos, entre eles o estímulo de relacionamento com todos os envolvidos no ambiente escolar.
 Não cabe a liderança só ao líder maior do grupo, mas a todos. Cada um é líder de se mesmo, têm pessoas que lideram um grupo, outros seu próprio trabalho e suas próprias ações. A relação entre um líder e seus liderados é peça fundamental para o desencadeamento do sucesso da equipe.
 Os líderes escolares, hierarquicamente colocados como gestores, segundo Chiavenato (2002) são responsáveis por orientar e direcionar a equipe ao caminho da organização com os olhos para a realidade de sua missão, mas cabe a todos assumir compromissos, estar abertos a debates, a mudanças quando for necessário; o pensamento e a conversa devem ser vigorosos e atentar aos objetivos estabelecidos. Gil (2001) nos diz que este profissional precisa dispor de muita competência tais como: ser um agente de mudanças, comprometido com os resultados e acontecimentos e com a situação da organização institucional, mostrar racionalidade, cultura, conhecimento, conhecer sua área de atuação, dialogar com facilidade, estabelecer uma relação de confiança, ter perfil negociador, colocar ênfase nas pessoas, ter comportamento ético, inovador, disposição para assumir riscos com equilíbrio, pensamento estratégico, saber compartilhar responsabilidade, lidar com resistências, perceber sentimentos e propor ações que possam ir à raiz do problema e acima de tudo agindo com equidade.
 É através de um trabalho COLETIVO, coordenado pela equipe diretiva que envolve a todos: corpo administrativo, funcionários, professores, estudantes, Conselho Escolar, Grêmio estudantil e outras instituições que mantêm relação direta ou indireta que permitirá que a Instituição exerça um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e carências do meio em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um aperfeiçoamento como indivíduo e ser humano consciente
DESENVOLVIMENTO 
 No desenvolvimento deste relatório, será analisado a rotina de uma turma do 3° ano do ensino fundamental, leitura e interpretação da documentação da instituição e observação da rotina da diretoria da escola Estadual Professor Juvenal Machado de Araújo. O primeiro contato perceptível o quanto é importante que um diretor tenha a habilidade e competência em gerir uma escola, e foi o que encontrei quando fui pedir a permissão o diretor Okita para fazer meu estágios de ensino fundamental, no qual sempre fui bem recebida como estudante, deixando a disposição toda documentação da escola e o acesso a todos os ambientes da instituição de ensino para o desenvolvimento do estágio.
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA 
Nome da escola: 
CECOI CÉLIO LEMOS
Endereço: Rua Ana Gonçalves da Cunha n 30- Jardim Jussara
Cep: 12215-390 - São José dos Campos -SP
telefone: (12) 3922-2716 / 3921-6191
Identificação da entidade mantedora:
Nome da entidade: Obra Social Célio Lemos
Nome do presidente / Dirigente: Paulo Roberto Fernandes
CNPJ: 51.621.290/0001-21
Inscrição Municipal: 008214
Endereço: Rua Ana Gonçalves da Cunha n30- Jardim Paulista
Cep 12215-390- São José doa Campos- SP
Telefone:(12)3922-2716 / 3921-6191
Correio Eletrônico:
oscl@oscl.org.br
pedagogia@oscl.org.br
presidencia@oscl.org.br
Histórico da escola:
A Obra Social Célio Lemos mantém e administra voluntariamente uma creche-escola infantil. As crianças permanecem em horário integral, onde são oferecidas cinco refeições ao dia. Além do currículo oficial da Secretaria de Educação de São José dos Campos, oferecemos educação complementar em musicalização, educação ambiental, horta pedagógica, passeios educativos, programa de saúde bucal, acompanhamento pedagógico e social, além de um programa de amparo social às famílias.
Os recursos básicos são obtidos através de convênio com a Secretaria de Educação da municipalidade, mas necessitamos complementar o custeio da instituição através de variadas formas de captação.
Durante o período do estágio pude perceber a importância do cuidado com a criança que nesta fase é completamente dependente do adulto. Percebi também que o cuidar está ligado ao educar, uma ação não ocorre sem a outra, ambas se complementam. Observei que a creche possui um espaço privilegiado para atender os alunos e que os profissionais da unidade trabalham em cooperação interagindo nas diversas situações para promover o desenvolvimento e o bem estar dos alunos, fato que mostra o compromisso de cada agente escolar com a qualidade do ensino.
 Estrutura da Escola
A Creche Obra Social Célio Lemos possui uma estrutura ampla com 12 salas de aula, equipadas com berços, cercados, andadores, mesas, cadeiras e brinquedos, colchões, camas,
armários, e outros materiais e recursos como aparelho de TV e vídeo. Todas as salas são bem arejadas e bem iluminadas. A creche também possui uma sala para diretoria, uma sala para secretaria, uma sala destinada à brinquedoteca, uma cozinha com despensa para preparar a merenda, uma cozinha equipada com móveis e utensílios apropriados, 2 banheiros para os funcionários, 2 banheiros adaptados para os alunos, área para refeitório com mesas cadeiras/ bancos, 2 fraldários, sala para banho, uma lavanderia e na área externa podemos encontrar o espaço do tanque de areia, uma quadra, jardim gramado e um playground.
Alguns recursos tecnológicos fazem parte dos equipamentos e materiais didáticos da creche como 3 aparelhos de TV, 3 aparelhos de DVD, um aparelho de Vídeo, 3 computadores, 3 aparelhos de som e duas câmeras externas de monitoramento. A creche ainda possui um acervo de livros e jogos infantis.
 Clientela atendida pela escola
Atendemos em 2016 um total de 301 crianças de risco social, na faixa etária de 4 meses a 6 anos de idade, onde oferecendo cinco refeições ao dia, durante as dez horas que criança permanece na escola.
 Horários de funcionamento
O horário de funcionamento da instituição
Período Integral:
De 2° a 6° feira:
Manhã: 7h ás 17h.
Horário de atendimento ao Público 
de 2° a 6° feira: 7h as 17h. 
Concepção pedagógica:
Fundada em 1970, a Obra Social Célio Lemos é uma instituição espírita com foco no trabalho socioeducativos, trabalhando com a comunidade de São José dos Campos. Várias atividades de apoio social são desenvolvidas, como amparo a gestantes (Projeto Bem-Me-Quer), preparo e distribuição de sopa a moradores de rua (Projeto Amigos da Rua), entre outras.
Eles acreditam que a construção de uma sociedade melhor depende da qualidade moral, cultural e intelectual dos seus indivíduos, da família e da comunidade, e é com essa filosofia que trabalham para desenvolver o ser humano desde a primeira infância.
Entende-se que a escola deve ser concebida como um centro cultural onde o conhecimento sistematizado pela humanidade socializado e trabalhado de forma integral, vinculado a realidade.
É preciso promover a identidade cultural do aluno, inserindo-se no mundo em que vive. Para tanto, esta compreensão requer conhecimentos e habilidades cognitivas que possibilitem aos alunos situarem-se no mundo de hoje, ler e interpretar a grande qualidade de informações existentes, conhecer e compreender tecnologias disponíveis, bem como continuar seu processo de aprendizagem de forma autônoma e criativa.
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA 
O segundo item do desenvolvimento é investigar a concepção pedagógica da escola (em linguagem discursiva). 
É imprescindível utilizar os livros da UTA para fundamentar os itens do relatório. 
Por meio de consulta ao Projeto Pedagógico da escola estagiada, identifique a concepção de educação adotada por ela quanto à compreensão de homem, de educação, de sociedade, do papel do professor/profissional e qual o papel social adotado por ela. 
O terceiro item do desenvolvimento deve ser uma análise crítica a respeito da relação entre o plano de ação elaborado para a docência e a realização do mesmo. Aborde os seguintes aspectos: importância do planejamento para o trabalho pedagógico; dificuldades percebidas na elaboração do plano de ação; importância dos recursos didáticos utilizados na docência; domínio dos conhecimentos trabalhados na aula; participação dos alunos durante a docência; sua postura como professor da Educação Infantil. Comente e exemplifique as questões abordadas.
PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO 
a. Estagiário(a): 
b. Escola: 
c. Disciplina: 
d. Turma: 
e. Professor(a) regente: 
CONTEÚDO 
Indicar o conteúdo que será abordado na aula. 
OBJETIVOS 
Indicar, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 5 (cinco) objetivos do Plano de Aula. Os objetivos devem apresentar, de maneira breve e clara, o que se pretende atingir/conseguir por meio das ações que serão propostas. Inicie com um verbo no infinitivo. 
SÍNTESE DO ASSUNTO (pressupostos teóricos do conteúdo) 
Nesse item, apresente a fundamentação teórica do conteúdo indicado. 
Aqui, o aluno deve aprofundar a fundamentação teórica sobre o tema. 
DESENVOLVIMENTO DA AULA (
introdução, desenvolvimento, avaliação e encerramento da aula, em formato texto detalhado) Apresentar uma relação de ações, atividades e/ou exercícios que precisam ser desenvolvidos para atingir os objetivos propostos. Selecionar, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 6 (seis) proposições. Nesse item a aplicação da proposta apresentada deve ser explicada detalhadamente. 
RECURSOS 
Procure indicar os recursos materiais necessários para o bom desenvolvimento da aula. 
AVALIAÇÃO 
Durante a realização das atividades propostas, por exemplo: a professora irá verificar se os alunos reconhecem a função de um bilhete, bem como se reconhecem as características desse gênero.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Apresente uma síntese de suas principais observações realizadas e reflexões a partir da investigação do contexto escolar. 
Enfatizar as ações significativas (positivas) vivenciadas na escola. 
Realizar uma reflexão a respeito das contradições decorrentes das condições concretas de trabalho e da atuação do professor em relação ao referencial teórico que você acessou durante o desenvolvimento do estágio (este referencial teórico deve ser pesquisado por você). 
Abordar sobre de que forma as demais disciplinas da UTA que você está cursando e o curso como um todo lhe deu suporte para a realização deste estágio. 
Construir uma explanação sobre a contribuição do Estágio Supervisionado na Educação Infantil. 
Esse item deve ter, no mínimo, 1 (uma) página e, no máximo, 2 (duas) páginas, e ser construído em texto discursivo. 
REFERÊNCIAS 
São as fontes bibliográficas utilizadas para a pesquisa e o embasamento teórico. Apresentar as referências utilizadas na produção escrita do relatório em ordem alfabética e de acordo com a formatação estabelecida pelas Normas Acadêmicas do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
Listar apenas as referências que foram citadas no corpo do texto do relatório. Na lista de referências podem ser relacionados: livros, sites, 
Textos publicados na internet, revistas, jornais, documentos internos da instituição pesquisada, entre outros tipos de publicações. 
Vejam no manual do estágio alguns exemplos de referencias. Como colocar referencias de livro, revista, artigos da internet. 
ANEXO : FICHA DE FREQUENCIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais