Buscar

MONITORIA 22.05 Garantia de imparcialidade do juiz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA DE MONITORIA 22/05/14 –
GARANTIA DE IMPARCIALIDADE DO JUIZ
Não basta que o juiz, na sua consciência, sinta-se capaz de exercitar o seu ofício com a habitual imparcialidade. Faz-se necessário que não suscite em ninguém a dúvida de que motivos pessoais possam influir sobre seu ânimo.
Daí a fixação pelo Código por causas que tornam o juiz impedido ou suspeito, vedando-lhe a participação em determinadas causas.
Os casos de impedimento são mais graves e, uma vez desobedecidos, tornam vulnerável a coisa julgada.
Já os de suspeição permitem o afastamento do juiz do processo, mas não afetam a coisa julgada, se não houver a oportuna recusa do julgador pela parte.
Aplicam-se os motivos legais de suspeição e impedimento tanto aos juízes singulares como aos membros dos tribunais (art. 137 CPC).
Segundo o art. 134, o juiz é IMPEDIDO. O impedimento tem caráter objetivo, portanto há a presunção absoluta (juris et de jure).
Não necessita conhecer as justificativas do juiz nesse caso. Ocorrendo qualquer dessas hipóteses, o juiz DEVE alegar impedimento e se afastar do processo.
Segundo o art. 135, o juiz é SUSPEITO. A suspeição tem caráter subjetivo, portanto há presunção relativa (juris tantum).
Ele deve, quando sentir que tem sua imparcialidade ferida, alegar suspeição e se afastar do processo. Pode alegar, contudo, que as hipóteses não influenciarão na decisão e continuar atuando, se as partes não se recusarem.
Além dessas hipóteses, admite o Código que o juiz se declare suspeito por motivo de foro íntimo, que, naturalmente, não precisa ser explicitado pelo julgador (art. 135, parágrafo único).
- Adaptado do “Manual de Direito Processual Civil”,
 do Dr. Humberto Theodoro Jr.
Material da Monitoria de TGDP do diurno – 2014 – Monitora: Isabella Branquinho

Outros materiais