Buscar

Como a tecnologia pode beneficiar quem mais precisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como a tecnologia pode beneficiar quem mais precisa
http://lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=pessoas+com+defici%C3%83%C2%AAncia+visual&lang=3
 	Atualmente em nosso país, existem muitas pessoas portadoras de deficiência física e mental. Uma delas é a deficiência visual.” Segundo dados do Censo Escolar 2008/2009, feito pelo Inep/MEC, mais de 55 mil alunos têm deficiência visual no país. Desse total, 51.311 são os chamados estudantes com baixa visão e 4.604 são cegos.”
Cegueira nada mais é do que uma condição caracterizada pela perda da habilidade de enxergar, mesmo com a melhor correção. Existem vários meios de avaliar a extensão da perda visual ou cegueira. Há diferentes casos de cegueira podendo ser congênita que é numerosa e ocorre pela malformação ocular ou cerebral, cegueira por traumatismos como pancadas, explosões entre outros, por medicamentos que afetam a visão e por portadores de doenças infecciosas.
”Existem recursos capazes de auxiliar os cegos: Reglet que é uma prancheta perfurada utilizada para escrever em Braille com a ajuda do Punção que é um objeto que produz o relevo no papel, a bengala para auxiliar na locomoção, o Soroban que opera cálculos matemáticos e outros”, porém nosso mundo está virando cada vez mais digital, então precisou-se de alguns recursos mais avançados.
“Pensando nisso, o MEC em parceria com os Estados, Municípios e o Distrito Federal, implantaram um Programa que se chama: Projeto Livro Acessível, e tem como objetivo a promoção da acessibilidade aos alunos da Educação Especial no ensino regular. Disponibilizando materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos, mobiliários e laptops para comporem as Salas de Recursos Multifuncionais com o objetivo de apoiar os alunos com esse tipo de deficiência.” 
	A informática está sendo uma ferramenta indispensável nas aulas para os portadores de deficiência visual. Ela somente precisa ser adaptada com softwares desenvolvidos justamente para atender à realidade desse público, o que facilita e muito o aprendizado e a inclusão desses alunos. O acesso a esses programas é fundamental para que a pessoa possa interagir melhor com a sociedade e o mundo. A informática adaptada tem três tipos de programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto. Os leitores, como o próprio nome sugere, leem tudo o que está na tela do computador, seja texto, Access, Power point, linguagem de programação, e-mail, MSN, etc. Por isso, são ideais para os cegos totais. Os ampliadores são bons para os chamados baixa visão.
 Como o programa amplia os ícones, as imagens, as letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a patologia da baixa visão, ou seja, não é totalmente cego. Já os digitalizadores transformam textos em sons. “Todos são muito bons mas cada um atende a uma realidade específica. E um complementa o outro.” O que está ajudando também, é que muitos programas podem ser baixados gratuitamente pela internet, o que facilita o acesso a um maior número de pessoas que precisam desses recursos.

Outros materiais