Buscar

FILO EQUINODERMATA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
FILO EQUINODERMATA (gr. echino=espinho+derma=pele)
 Animais marinhos, simetria radiada, dotados de uma rede de canais para a circulação de água – sistema ambulacral, que realiza diversas funções nesses animais; o esqueleto é interno formado por placas calcárias que podem ser móveis ou fixas; um sistema hemal cuja função ainda é um mistério; suas larvas são de simetria bilateral. 
 CLASSIFICAÇÃO
 SUBFILO PELMETAZOA
 CLASSE CRINOIDEA
 SUBFILO ELEUTHEROZOA
 CLASSE HOLOTUROIDEA
 CLASSE OPHIUROIDEA
 CLASSE CONCENTRICYCLOIDEA
 CLASSE ECHINOIDEA
 CLASSE ASTEROIDEA
*
FILO EQUINODERMAS
 Crinóide Holoturoide Concentricycloide
 Asteroide Equinóide Ofiuróide 
*
FILO EQUINODERMAS
*
FILO EQUINODERMAS
 Holoturoide
Crinóide
 Ofiuróide
 Asteróide Equinóide
*
FILO EQUINODERMAS
*
FILO EQUINODERMAS
(Crinóides)
 (Holoturoides)
(Ofiuróides)
(Equinóides)
 (Asteróides)
*
CLASSE CRINOIDEA (gr krinon=lírio+eidos=forma)
Diferem dos demais Equinodermas por serem fixos durante a
maior parte do tempo por um pedúnculo ou, diretamente, pelos 
cirros; o disco do cálice é coberto por uma pele coriácea, que 
contém placas calcárias; epiderme é pouco desenvolvida; com 5 
braços flexíveis e ramificados, cada com diversas pínulas que 
são laterais, distribuídas como as barbas de uma pena; o cálice
e os braços formam a coroa As formas sésseis apresentam um 
longo pedúnculo articulado, composto de placas e podem portar
cirros para a fixação; não possuem madreporito, espinhos ou 
pedicelárias. De 150 a 300 mm de comprimento.
O sistema digestório é completo, em forma de U; a boca e o ânus na superfície superior do cálice; alimentam-se de pequenos organismos capturados pelos sulcos ambulacrais com o auxílio dos pés ambulacrais e muco.
Não existem sistemas respiratório, circulatório ou excretor; todas essas funções são realizadas pelo sistema ambulacral.
 
*
CLASSE CRINOIDA 
O sistema nervoso possui um anel oral e um nervo radial que corre no interior de cada braço.
Órgãos dos sentidos escassos e primitivos.
Sexos separados; as gônadas são massas de células localizadas nos braços e pínulas, sendo os gametas liberados pela ruptura dessas pínulas; larva livre natante – doliolária.
Cerca de 630 espécies viventes.
 imagens de Crinóides
*
CLASSE CRINOIDA 
*
CLASSE CRINOIDA
 
*
CLASSE HOLOTUROIDEA(gr holothourion=pepino do mar+eidos=forma)
Apresentam uma semelhança grande com o vegetal do qual tiraram o nome; corpo alongado no eixo oral-aboral e com o esqueleto formado por ossículos muito reduzidos, o que torna o corpo desses animais muito mole; arrastam-se no fundo dos mares ou são cavadores; podem alcançar até 300 mm.
Aparelho digestório completo com a boca rodeada por 10 a 30 tentáculos para apreensão do alimento que é absorvido com a areia que é expelida, posteriormente, pela cloaca.
A respiração é feita por hidropulmões, que absorvem água bombeada pela cloaca, funcionando como brânquias. Esses órgãos são muito ramificados e, juntamente com parte dos intestinos forma o órgão de Cuvier, que pode se expelido, cheio de muco pegajoso, pela cloaca, quando o animal é ameaçado; as ramificações dos hidropulmões são denominadas árvore respiratória. Pode haver trocas gasosas pela pele e pelos pés ambulacrários.
Não existe sangue ou sistema circulatório; a circulação de substâncias é feita pelos sistemas hemal e hidrovascular. 
*
CLASSE HOLOTUROIDA
A excreção é feita pelo sistema ambulacral.
Sistema nervoso padrão para o filo.
Células sensitivas espalhadas pelo corpo.
Sexos separados, sem dimorfismo sexual; gônadas pares com uma coloração esbranquiçada nos machos e amarelada nas fêmeas; fecundação externa; desenvolvimento com fase larvar auriculária. 
Cerca de 900 espécies viventes.
 Larva auriculária tipo de holotúria 
*
CLASSE HOLOTUROIDA
*
CLASSE HOLOTUROIDA
*
CLASSE OPHIUROIDEA (gr ophis=serpente+oura=cauda=eidos=forma
É a classe de Equinodermas com o maior número de espécies, habitando todos os ambientes marinhos. Corpo com um disco central e 5 braços esguios e articulados; não possuem pedicelárias ou pápulas e seus sulcos ambulacrais são recobertos por ossículos; madreporito na superfície oral e pés ambulacrários na parte ventral dos braços, sem ventosas e não utilizados na locomoção. Tamanho variável, nunca de grande porte.
O tudo digestório é incompletos; a boca é circundada por 5 placas móveis que atuam como maxilas; estômago em forma de saco e o intestino, assim como o ânus está ausente, o material digerido é descartado pela boca. São carnívoros e predadores.
A respiração é feita por 5 pares de invaginações que se abrem na superfície oral do disco – as bursas. A água circula para dentro e para fora desses sacos fazendo trocas gasosas.
*
CLASSE OFIUROIDA
Os sistemas nervoso, hidrovascular e hemal são padrões para o filo.
Há células sensoriais nas pontas dos braços, agrupadas em papilas sensitivas.
Sexos separados, alguns hermafroditas; fecundação externa, com uma fase larvar chamada ofioplúteo. Os gametas são liberados pelas fendas genitais ou pelo rompimento de parte do disco. A regeneração é excelente; alguns podem se reproduzir assexuadamente pela clivagem do disco.
Cerca de 2.000 espécies viventes.
 Ofiuplúteo 
*
CLASSE OFIUROIDA
*
CLASSE OFIUROIDA
*
CLASSE ECHINOIDEA (gr echinos=ouriço+eidos=forma)
Corpo globoso ou esférico, com o esqueleto formado por superposição de placas calcárias (isso faz com que mantenha sempre a mesma forma); os órgãos dos animais se localizam quase que totalmente na face oral; o corpo pode se apresentam coberto de espinhos longos ou curtos e móveis. Existem ouriços, chamados irregulares, que se apresentam achatados, sem espinhos e com ânus deslocado para a margem posterior do corpo e, ao invés de simetria pentâmera dos regulares, apresenta simetria bilateral. Possuem pés ambulacrais em faixas do corpo, e pedicelárias; tamanho bastante variável.
Sistema digestório completo, com boca ventral e Ânus dorsal, geralmente; na boca, envolvida por uma membrana denominada perístoma, está a lanterna de Aristóteles, que é uma poderosa peça trituradora formado por 5 peças calcárias e vários músculos; ao redor do ânus existe outra membrana denominada periprocto. 
*
CLASSE EQUINOIDA
A respiração é feita por papilas branquiais situadas no perístoma; podem, também fazer trocas gasosas pelo sistema ambulacral.
Não existe sistemas circulatório nem excretor; essas funções podem ser realizadas pelo sistema ambulacral.
Sistema hemal presente e com as mesma funções.
Sistema nervoso formado por um anel periesofagiano de onde partem 5 nervos, um para cada região ambulacral; existe, ainda, um sistema nervoso aboral, pouco desenvolvido, que inerva os órgãos genitais.
Sexos separados, fecundação externa e fase larvar chamada equinoplúteos. Cerca de 860 espécies viventes.
 larva equinoplúteo
.
*
CLASSE EQUINOIDA
*
CLASSE EQUINOIDA
*
CLASSE EQUINOIDA
*
CLASSE EQUINOIDA
Ouriço rosado 
 Ouriço Dorocidaris
*
CLASSE ASTEROIDEA (gr aster=estrela+eidos=forma)
Equinodermas com o corpo em forma de estrela com 5 ou mais braços, que são prolongamentos do disco central; pés ambulacrários com ventosas, localizados na face ventral dos braços - sulcos ambulacrais;
apresentam placa madrepórica, pedicelárias e o seu esqueleto é formado por placas articuladas, com músculos entrelaçados o que dá ao animal uma grande flexibilidade.
Sistema digestório completo, com boca ventral e Ânus dorsal; possuem, quase sempre um estômago grande dividido em duas partes: a parte maior e inferior – cardíaco, pode ser ejetada para digerir o alimento fora do corpo; a parte menor – pilórico, superior e ligada por canais aos cecos pilóricos que são glândulas digestivas localizadas nos braços;intestino curto ligado a cecos intestinais pequenos que estão ligados à absorção de alimentos. São carnívoros e altamente predadores. 
*
CLASSE ASTEROIDA
A respiração e a excreção são feitas por difusão, através das finas paredes das pápulas (localizadas nos braços) e dos pés ambulacrais. Algumas excretas podem ser capturadas por celomócitos, que migram para o exterior.
O sistema hidrovascular é padrão para o filo e apresenta duas formações bem notáveis: os corpos de Tiedemann que parecem estar relacionados à produção de celomócitos e a vesícula de Poli, que controla a pressão do sistema.
Sistema nervoso padrão para o filo.
Os sentidos estão resumidos a papilas sensitivas espalhadas pelo corpo e a manchas ocelares, localizadas na extremidade de cada braço.
Sexos separados, em cada braço há 2 glândulas genitais, desembocando no exterior por 5 poros dorsais; fecundação externa com 2 fases lavares: bipinária e braquiolária.
Cerca de 1.600 espécies viventes.
*
CLASSE ASTEROIDA
*
CLASSE ASTEROIDA
*
CLASSE ASTEROIDA
 Echinaster 
 Dermasteris 
*
CLASSE ASTEROIDA
 Bipinária e braquiolária
 estela do mar do Pacífico 
Pycnopodia
*
CLASSE ASTEROIDA
*
CLASSE ASTEROIDA
*
PEDICELÁRIAS (EQUINÓIDES E ASTERÓIDES)
*
CLASSE CONCENTRICLOYDEA (gr kyklos=circulo+eidos=forma)
Corpo em forma de disco, com espinhos marginais mas sem braços; placas esqueléticas concentricamente distribuídas; simetria pentarradial; pés ambulacrários localizados perifericamente ao redor do disco; possuem menos de 10 mm de tamanho; foram descobertos em 1986, na costa da Nova Zelândia a 1.000 m de profundidade. 
Sem aparelho digestório completo ou até sem ele.
O sistema hidrovascular consiste em 2 canais radiais dispostos concentricamente, sendo que os pés ambulacrais se originam do canal externo.
Se conhece muito pouco dessa classe até o momento já que existem somente 2 espécies descritas.
*
CLASSE CONCENTRICLOYDEA
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais