Buscar

prova de libras 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Como ainda as questões surdas têm uma discussão centrada no corpo danificado, e é relevante lembrar o fato da surdez dizer respeito a um corpo vigiado (Wrigley, 1996), nada mais justo que pensar no corpo surdo como campo de batalha nos conflitos sociais.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos III. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2008. Pg 214. 
Uma quebra de paradigma importante é a mudança na percepção em relação à pessoa surda. Em vez de ver um “corpo danificado” passamos a compreender que a surdez é uma forma, dentre tantas outras de coexistir no mundo. Sobre essa temática, é possível afirmar que:
	
	A
	Os surdos congênitos sabem que são surdos logo ao nascer, possuem um sentimento de perda auditiva.
	
	B
	Os surdos congênitos têm consciência que são surdos e se sentem frustrados por não possuir a percepção auditiva.
	
	C
	Tanto o ouvinte e o surdo passam por restrições distintas, ambos possuem alguma limitação.
	
	D
	Os seres humanos são idênticos em todas as dimensões, mas o ouvinte é ainda superior ao surdo.
	
	E
	A surdez não é uma diferença, é uma questão de inferioridade em relação as pessoas ouvintes.
“Outro pressuposto básico dos estudos linguísticos aqui considerado constitui a universalidade de tais princípios, ou seja, as investigações de aspectos específicos de cada língua revelam as características da linguagem humana. Portanto, independente do estudo de línguas específicas, tais como o inglês, o português, a língua de sinais brasileira, a língua de sinais americana e assim por diante, é possível determinar os princípios universais que regem todas essas línguas e, possivelmente, todas as línguas. Apesar das diferenças entre as línguas, as estruturas apresentam aspectos comuns que interessam às investigações lingüísticas por explicarem a natureza da linguagem humana.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004. Pg. 17. 
Na tentativa de sistematizar alguns resultados significativos de pesquisas sobre línguas, segue-se um conjunto de características encontradas nas línguas que utilizam a modalidade oral-auditiva também observadas nas línguas que utilizam a modalidade vísuo-espacial.
Leia as proposições a seguir sobre à natureza dos universos linguísticos:
 
I. Onde houver seres humanos, haverá língua.
II. Não há línguas primitivas – todas as línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia. O vocabulário de qualquer língua pode ser expandido a fim de incluir novas palavras para expressar novos conceitos.
III. As línguas se conservam no tempo, ou seja, não sofrem modificações.
IV. Todas as línguas apresentam categorias gramaticais.
V. Os significados das línguas de sinais são em sua maioria arbitrários.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	D
	Afirmativas  II, IV e V, apenas.
	
	E
	Afirmativas III, IV e V, apenas.
a língua de sinais não é a datilologia ou mímica (como muitos podem pensar), também não é universal  (igual em todos os países), muito menos artificial (uma língua inventada). Ligada a essas crenças, vem a seguinte indagação: então, seria a língua de sinais uma adaptação das línguas orais? Ou, dito de uma forma, seria LIBRAS um português sinalizado, por exemplo?
Não. A língua de sinais tem estrutura própria, e é autônoma, ou seja, independente de qualquer língua oral em sua concepção lingüística.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e proconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. Pg. 33. 
Considerando as diferentes características entre as línguas orais-auditivas e as visuo-espaciais, sobre as línguas de sinais, leia as proposições a seguir:
 
I. Uma característica das línguas de sinais é que, diferentemente das línguas orais, muitos sinais têm forte motivação icônica.
II. São utilizadas marcas não-manuais, como expressões fisionômicas e movimentos do pescoço, em sincronia com o movimento manual, enquanto em línguas orais, é utilizada a modulação do contorno melódico (entoação e intensidade) da cadeia linguística, em sincronia com os segmentos fônicos.
III. Os recursos expressivos são irrelevantes na conversação, pois a Libras (os sinais) expressam o significado completo do discurso.
IV. A simultaneidade entre as línguas de sinais e marcas não-manuais, é um aspecto relevante para esta categoria linguística.
V. Os surdos utilizam somente a expressão facial e corporal no ato da conversação.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II, III e V, apenas.
	
	B
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, IV e V, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas I e II, apenas.
“A teoria cultural se expressa como sucessão de identidades no mundo contemporâneo, para que os sujeitos sociais valorizem, expressem suas diferenças, suas culturas especificas, em busca da afirmação cultural (...)  O povo surdo participa do espaço, da luta pela educação e pelos direitos culturais.
O surdo tem a capacidade de discutir política, fazer exigências sociais e criar associações com o intuito de viver em comunidade, sempre são capazes de lutar pela sociedade do povo surdo.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos III. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2008. Pg 107.
Em relação a cultura surda e a surdez, é correto afirmar:
	
	A
	As pessoas surdas que compartilham da cultura surda, não possuem uma história de vida e pensamentos próprios.
	
	B
	A cultura surda não gera valores e nem comportamentos comuns compartilhados entre os surdos.
	
	C
	A cultura surda não se caracteriza como multicultural.
	
	D
	Sociólogos e antropólogos, desde os primórdios, reconhecem e valorizam a cultura surda como independente dos outros grupos humanos.
	
	E
	Os surdos residentes no Brasil, e ouvintes compartilham uma série de hábitos e costumes que são próprios dos brasileiros.
“Os jogos de antecipação, em que a mãe e o filho aprendem um papel que se repete, permitem que a criança realize as ações previstas e as altere com as da mãe. Dessa forma, se estabelece uma estrutura interativa análoga à que se criará depois com os intercâmbios linguísticos. Esses jogos são acompanhados e reforçados com expressões orais.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. Pg.177.
Sobre o brinquedo na educação precoce, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as alternativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O brinquedo para a criança surda torna-se objeto de interação entre ele e o meio ambiente qual está inserido, podendo aprender conhecimentos próprios de seu grupo sócio-cultural.
II. ( ) Ao ter a oportunidade de explorar o brinquedo, a criança tem contato com diferentes vivências perceptivas como reconhecer diferentes cores, tamanhos, formas, texturas, cheiros, etc.
III. ( ) Ao brincar, a criança surda desenvolve-se em uma infinidade de ações, favorecendo seu pensamento prático desde os primeiros meses de vida.
IV. ( ) Livros predominantemente teóricos devem ser utilizados em sala de aula para com alunos surdos em detrimento de livros ilustrados.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, V, V
	
	B
	F, F, F, V
	
	C
	V, V, F, F
	
	D
	V, V, V,
F
	
	E
	F, V, V, F
“A partir dos anos 80, no Brasil, os estudos referentes a surdez e a língua de sinais vêm adquirindo um espaço bastante significativo, especialmente,  no contexto escolar, reafirmando o papel desta língua a no processo de desenvolvimento lingüístico, cognitivo e social do surdo, bem como da aprendizagem da escrita da língua oral, com segunda língua.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos I. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2006. Pg 285.
De acordo com os textos lidos, as políticas linguísticas preconizam o acesso e produção cultural aos surdos. Sobre essa temática é correto afirmar que:
	
	A
	No processo de alfabetização dos surdos dois acessos são considerados os mais importantes: Vídeos e a Língua portuguesa. Desde cedo é necessário que os surdos dominem os dois sistemas de fala e escrita para estar inserido na multiculturalidade.
	
	B
	Todas as crianças surdas, logo ao nascerem já possuem acesso aos processos e produtos que determinados grupos de surdos geram em relação ao teatro, ao brinquedo, à poesia visual (Cultura Surda).
	
	C
	O processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas para sua efetivação: o relato de histórias e a produção de literatura infantil em Libras.
	
	D
	A família não se possui responsabilidade no ensino dos filhos, então não há necessidade de envolver-se na busca para seus direitos linguísticos serem respeitados.
	
	E
	O processo de alfabetização de surdos para melhor se efetivar deve ser inicialmente pela língua portuguesa oral para depois utilizar-se da língua de sinais.
Não se pode negar que a surdez e a Língua de Sinais são traços de identificação entre os surdos, mas isso não é suficiente para dizer que todos os surdos são iguais ou, ainda, que vivem em uma clausura cultural, celebrada no singular, no purismo, e na estabilidade total. Se continuarmos discursando, exclusivamente e acriticamente, sobre a cultura surda em oposição à ouvinte, estaremos nos limitando a enxergar as diversidades e multiplicidades entre os surdos, estaremos repetindo os traços perversos e melindrosos do discurso hegemônico do processo de normalização.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: QUADROS, Ronice Muller de; STUMPF, Marianne Rossi.(Org.). Estudos Surdos IV. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2009. Pg 303.
Leia e analise as afirmativas sobre a cultura surda na educação do surdo e sua importância: 
I. É fundamental o contato da criança surda com adultos surdos e outras crianças surdas para que haja inserção lingüística facilitando a aquisição da língua materna do surdo.
II. Se uma criança surda puder aprender a língua de sinais da comunidade surda na qual está inserida, ela terá mais facilidade em aprender a língua oral-auditiva da comunidade ouvinte.
III. A multiculturalidade permite ao surdo ter oportunidades nos dois mundos: surdo e ouvinte.
IV. Recomenda-se que a educação dos surdos seja efetivada em língua de sinais. Assim, paralelamente às disciplinas curriculares, faz-se necessário o ensino de língua portuguesa como segunda língua.
V. Ao aprender a língua de sinais, o surdo não precisa mais aprender a língua portuguesa, no caso do Brasil, pois já tem uma primeira língua fluente.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, III e V, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II, III e V, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas II, III, IV e V, apenas.
“Atualmente, a escola comum passa a receber os alunos portadores de necessidades educacionais especiais e, entre eles, o deficiente auditivo. A Constituição de 1988 legislou sobre o atendimento desses no ensino regular (BRASIL, 1998). Além disso, de acordo com a Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994) as escolas regulares são consideradas os meios mais eficazes para combater as atitudes discriminatórias, criando assim uma educação para todos. Deste modo, o Brasil adotou esta proposta, ou seja, compromisso com a construção de um sistema educacional inclusivo.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BOSCOLO, C. C.; JARDIM, F. V. S.; MARTINS, K. V. O.; GALDINO, M. C.; GATTI, V. I. C. S. O deficiente auditivo em casa e na escola. São José dos Campos: Pulso; 2005. Pg. 48.
Considerando o texto dado e o conteúdo contido nos artigos lidos, a escola como instituição formal de ensino tem como responsabilidade de trabalho especializado para crianças surdas, alguns fatores essenciais.
Leia e analise as afiemativas a seguir:
I. Criar estratégias metodológicas que possibilitem as primeiras aprendizagens dessas crianças
II. Orientar os familiares sobre as especificidades da surdez
III. Desenvolver potencialidades dos alunos
IV. Deixar que apenas os pais propiciem conhecimento formal à criança
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e IV, apenas
	
	B
	Afirmativas II, III e IV, apenas
	
	C
	Afirmativas I, II e III, apenas
	
	D
	Afirmativas I, III e IV, apenas
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas
“A possibilidade de receber uma atenção educativa desde o momento em que se detecta a surdez é uma garantia para um desenvolvimento satisfatório da criança. Uma atenção educativa que inclua a estimulação sensorial, as atividades comunicativas e expressivas, a utilização da língua de sinais se a criança for surda profunda, o desenvolvimento simbólico, o envolvimento dos pais e a utilização dos resquícios auditivos da criança favorece a superação das limitações que a surdez acarreta.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. Pg.176.
De acordo com o artigo lido, sobre o atendimento educacional ao aluno surdo, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.  ( ) O aluno deve ter acesso ao conteúdo curricular na Língua Brasileira de Sinais.
II. ( ) A avaliação do aluno surdo é igual a do aluno ouvinte, não havendo necessidade de entender a especificidade da deficiência ou de adaptar materiais.
III.( ) O aluno pode necessitar de tempo extra para responder aos testes.
IV. ( ) O professor deve disponibilizar o material a ser trabalhado em sala previamente ao aluno para que o mesmo possa tomar conhecimento das palavras técnicas do conteúdo da aula. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	V, V, V, V
	
	C
	V, F, V, F
	
	D
	F, F, V, V
	
	E
	F, V, V, F
“(...) A avaliação do processo escolar deve analisar todos os aspectos que incidem no processo de aprendizagem dos alunos surdos. Em primeiro lugar, deve-se verificar o tipo de comunicação que se estabelece com o professor e com os colegas. (...) Em segundo lugar, é necessário avaliar o ritmo de aprendizagem da criança surda e verificar as mudanças que devem ser feitas nos diferentes componentes escolares.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. Pg. 186.
Sobre o correto atendimento do aluno em sala de aula, leia as proposições:
I. Os alunos com deficiência auditiva que utilizem o recurso acústico do aparelho auditivo devem sentar-se na primeira fila de carteiras da sala afim de amplificar os sons, oportunizando um melhor aproveitamento das aulas.
II. Os alunos que utilizam-se da leitura labial para assimilação dos conteúdos explanados pelo professor fazem anotações constantes do conteúdo para estudo e aprofundamento posterior, sem a necessidade do professor ficar frente ao aluno para falar.
III. Disponibilizar
com antecedência cópia do material bem como uma lista das terminologias técnicas utilizadas na disciplina para o aluno tomar conhecimento das palavras e do conteúdo da aula a ser lecionada.
IV. Fornecer tempo adicional para realização de testes e exames.
V. Falar com naturalidade e clareza, sem gritar.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, IV e V, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, II, III e IV, apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais