Buscar

AD 1 turismo e Patrimonio gab CEDERJ 2018-1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AD1 Turismo e Patrimônio 2018-1
QUESTÃO 1: Qual a importância do conceito antropológico de cultura para se pensar o patrimônio como uma construção social?
 
Entender a cultura em sua dimensão antropológica é ampliar o olhar do que se entende como cultura, destacando ela como toda e qualquer manifestação secretada por um grupo social, é o que aquele grupo tem de aprendizado cultural de origem de suas raízes, crenças, hábitos, etc, indo além da crença de que a cultura é apenas aquilo ligado a cultura erudita. Desta forma, esta noção de cultura é fundamental no processo de construção do que venha a ser patrimônio, pois ele nasce do cotidiano de uma comunidade, algo que lhe é protegido, mesmo que não se perceba, mas que lhe gera identidade, logo um processo de construção social.
 
QUESTÃO 2: É possível separar o patrimônio material do imaterial? Justifique sua resposta.
 
Tecnicamente, com base na sua principal dimensão, podemos separar. Porém, mesmo o patrimônio material possui uma dimensão imaterial, pois mesmo sendo material ele só é patrimônio por meio de um conjunto de valor dado pelo grupo no qual origina. Também, podemos destacar que o patrimônio imaterial também possui uma dimensão material, uma vez que ele depende de suportes para sua existência, mesmo que sejam histórias orais, por exemplo, elas dependerão dos indivíduos que as contarão para os demais membros e gerações. Por estes motivos e, principalmente, pelo fato que todo patrimônio depende da percepção e identidade da comunidade os bens patrimoniais não podem ser separados por completo em material ou imaterial, pois sempre vai existir ambas as dimensões presentes neles, o que ocorrerá é que para fins técnicos, de preservação principalmente, é categoriza-los na dimensão que mais se destaca às características que o faz patrimônio.
 
QUESTÃO 3: Em que medida o conceito antropológico de cultural permitiu a valorização disso que chamamos de patrimônio imaterial ou intangível?
 
É neste contexto do conceito antropológico de cultura que a noção de cultura se amplia parte a considerar dentro deste universo os elementos que outra eram vistos como sem valor pelo fato de fazerem parte das práticas cotidianas, saberes, fazeres e tradições que não consistiam em uma materialidade que precisava ser preservada, mas que agora podem ser consideradas cultura e pleitear a categoria de patrimônio com base no valor social que possui aos seus membros.
 
QUESTÃO 4: Como pensar o patrimônio dito natural (Parques, Jardins, etc.) sem levar em conta a noção antropológica de cultura? É possível conceber uma natureza separada da cultura?
 
Esta é uma tarefa impossível, pois algo só se torna patrimônio a partir do olhar/percepção/valorização de um determinado grupo com base em sua cultura vigente. Sendo assim, é por meio de este olhar valorativo e seletivo que elementos da natureza (parques, jardins, etc) são elevados à categoria de patrimônio. Além disso, esta ligação com a cultura também está presente nos bens naturais ao considerarmos as interações entre homem e natureza e as características que lhes conferem valores patrimoniais, entre eles: como parte da história de uma localidade; pela técnica utilizada para sua configuração e/ou profissional responsável; dentre outras.
Por último, podemos destacar que é impossível também se conceber uma natureza separada da cultura, pois a mesma faz parte das dinâmicas sociais e percepção de mundo, seja próxima ou longe das comunidades.
Desta forma, podemos perceber que a visão antropológica de cultura é a costura destas relações, sendo impossível desassociar cultura de natureza.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais