Buscar

Desafio 2017 (2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
NOME: Jessica Serafim Rodrigues RA 3368535211
 Aprendizagem E Desenvolvimento Social Da Criança ;Atividades Complementares ; Didática Da Alfabetização E Do Letramento ;História Da Educação E Da Pedagogia; Introdução À Educação Virtual
Tutora: Roselaine
Guaíra
2017
INTRODUÇÃO
A professora Cristiane assumiu a supervisão da escola Padre Mario Lano que fica localizada na periferia da cidade de Barretos para alunos do 1º ao 5º ano. Já nos primeiros dias Cristiane percebeu muitas dificuldades entre as professoras do 1º ao 3º ano em relação a alfabetização das crianças com argumentos muito diferentes entre si. Então Cristiane resolveu participar da reunião dos professores que teria na semana seguinte e pode observar que muitas professoras acreditavam que as crianças apenas aprenderiam na base da seriedade e atividades intensas diárias. Outras professoras disseram que apesar das idade das crianças serem entre 6 a 8 anos elas nao queriam saber da aula, apenas doque acontecia no mundo virtual e dos aplicativos que a internet lançava, só queriam saber de brincar e que não estavam nem um pouco interessadas na alfabetização. Depois de ouvir as professoras Cristiane resolveu acompanhar as aulas durante de cada professora do 1º ao 3º ano, seu objeitvo era ver como era o planejamento das professoras; como as crianças reagiam diante da matéria dada; ouvir a opinião dos alunos sobre a escola e doque mais gostavam entre outras informações que poderiam lhe ajudar a resolver esse problema. Depois de duas semanas intesivas asssistindo as aulas , Cristiane analisou com cautela e pautada nos documentos oficiais – Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, Estatuto da Criança e do Adolescente, Proposta Político-Pedagógica da escola, Regimento Escolar, documentos orientadores do MEC sobre a alfabetização das crianças e o direito do brincar, e artigos referentes às novas tecnologias em relação à alfabetização – e então viu quais eram as maiores dificuldades na alfabetização das crianças do 1º ao 3º ano .
Enfim Cristiane fez uma reunião com a direção da escola que afirmou que para esse problema da alfabetização ser resolvido era necessário construir um plano de formação para o grupo dos professores. Cristiane mostrou para diretora a dificuldade das professoras em interagir os componentes da matriz curricular de forma interessante a maneira de aprender dos alunos. Ainda relatou que, mesmo diante dos processos tecnológicos cada vez mais acessíveis para as crianças,as professoras apresentavam dificuldades em utilizar as novas tecnologias nos processos e alfabetizar e socializou que observou que o brincar, tão importante nesta etapa, não era considerado como possibilidade de aprendizagens mais lúdicas. A diretora que já estava ciente da situação , então concordou em fazer um plano de formação pedagógica que deveria acontecer durante um semestre, nas reuniões pedagógicas que aconteciam semanalmente e que tinham duração de duas horas. Para a construção dessa formação a surpevisora saiu da sala com a tarefa de elaborar um projeto para um semestre, que contemple as necessidades observadas por ela.
REVISÃO DE LITERATURA
	As crianças, desde os primeiros anos de vida, gastam grande parte de seu tempo brincando, jogando e desempenhando atividades lúdicas. A brincadeira e os brinquedos são tão fundamentais a criança como a alimentação. Os adultos, por sua vez, têm dificuldade de entender que o brincar e o jogar, representam para a criança, sua razão de viver, ou seja, uma necessidade.
	Frequentemente se ouvem pais dizendo: "Se você fizer seus deveres poderá brincar. Do contrário, não." Ou seja, a brincadeira, nesse caso, representa um prêmio e não é compreendida como uma necessidade da criança. A criança, em decorrência, pode começar a se desinteressar pelas atividades escolares, pois estas representam um empecilho à brincadeira, uma forma de "punição". "Mas isto falseia a motivação do estudo: a criança não estuda para saber e se aperfeiçoar, mas para ter o direito de brincar, de fazer algo que lhe interessa mais." (AMONACHVILI,1991, p.14).
	Então, por que não se pode desenvolver o estudo e a brincadeira, ambos necessários ao desenvolvimento da criança a partir de uma atividade única, comum, onde seja possível aprender brincando?
	Nos dias de hoje podemos ver em qualquer ambiente que nao podemos prender uma criança ou força-la a fazer alguma coisa, tudo é na base do estimulo e da conquista. Devemos pensar em maneiras de chegar até elas e as brincadeiras junto com a tecnologia pode ser uma excelente aliada nesses momentos .
	Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano.O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
	O ato de brincar acontece em determinados momentos do cotidiano infantil, sendo um processo de humanização, no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si. É brincando também que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesma e ao outro. 	Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar. Em contrapartida, em um ambiente sério e sem motivações, os educandos acabam evitando expressar seus pensamentos e sentimentos e realizar qualquer outra atitude com medo de serem constrangidos.
	Outro fato que  devemos nos ater é na tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional, as crianças e jovens estão habituados em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em alta e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada. Os professores devem fazer adaptações e incluir a tecnologia quando tiver oportunidades para buscar a atenção das crianças, pois quando é envolvido algo do interesse delas tudo passa a ser mais interessante ! 	O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de a tecnologia digital fazer parte do dia-a-dia do aluno e cobrar dele o interesse pelas aulas. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.
JUSTIFICATIVA
	As crianças estão cada vez menos interessadas no que acontece em sala de aula e se os professores não procurarem uma forma de mudar isso e trazer os alunos para mais perto dos estudos esse abismo ficará cada vez maior.
	O trabalho sobre o lúdico na Educação Infantil objetiva investigar como as atividades lúdica contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem. A atividade lúdica desenvolve na criança várias habilidades como a atenção, memorização, imaginação, enfim, todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem, que está em formação.Sendo a educação infantil a base da formação sócio educacional de todo cidadão, o lúdico se constitui num recurso pedagógico eficaz que envolve o aluno nas atividades, permitindo a criança se desenvolver cognitivamente.Valorizando o trabalho com jogos e brinquedos, os professores terão uma ferramenta indispensável para o trabalho cotidiano na aprendizagem de seus alunos.Todas as atividades em que as crianças necessitam de atenção e concentração ao participarem dos jogos e brincadeiras auxiliam no amadurecimento cognitivo, conseguintemente o Lúdico também pode servir de estímulo para o desenvolvimento
da criança. Os jogos e brinquedos sempre estiveram presentes no ser humano desde a antiguidade, mas nos dias de hoje a visão sobre o lúdico é diferente. Implicam-se o seu uso e em diferentes estratégias em torno da pratica no cotidiano.Para que o lúdico contribua na construção do conhecimento faz-se necessário que o educador direcione toda a atividade e estabeleça os objetivos fazendo com que a brincadeira tenha um caráter pedagógico e não uma mera brincadeira, promovendo, assim, interação social e o desenvolvimento de habilidades intelectivas.
“Sustenta que a repreensão e a ausência de liberdade à criança impedem a ação estimuladora da atividade espontânea, considerada elemento essencial no desenvolvimento físico, intelectual e moral. “ (O Brincar e suas teorias, p.60)
	De acordo com a afirmação acima se percebe o quanto é importante para a criança que está em fase de desenvolvimento a liberdade de brincar, de experimentar, e de ter a oportunidade de criar e recriar, possibilitando-a desenvolver suas habilidades físicas, intelectuais e morais.
OBJETIVO
	Aludicidade contribui e influencia na formação do aluno, possibilitando uma evolução constante no conhecimento. Contudo o mesmo só será garantido se o educador estiver preparado para realizá-lo.
	O objetivo nesse projeto é mostrar para o professor a importarcia das atividades lucidas e colocar isso em sua rotina, para trazer os alunos para mais perto dos estudos . Os professores teráo que deixar de lado a visão de que as brincadeiras e as tecnologias só atrapalham e aderilas como oportunidades de aprendizado. Eles que irão comandar essa mudança então precisam estar devidamente preparados para elas.
METODOLOGIA
	O projeto será executado nos cinco dias da semana sendo inserido o aprendizado com brinquedos e o aprendizado tecnologico . Dos dias da semana dois serão destinados para o aprendizado tecnológico e outros três para o aprendizado com brinquedos. Como existe apenas uma sala equipada com computadores, as professoras terão de fazer um rodizio para que todos possam usar.
INTRODUÇÃO E CONHECIMENTO DO PROBLEMA
Nosso plano de formação começará logo no primeiro bimestre com a introdução e conhecimento do problema onde discutiremos e veremos as particulariedades de cada turma e depois continuaremos com as próximas estapas de formação.
MEDIDAS DE CORREÇÃO DO PROBLEMA
A próxima etapa são as medidas de correção do problema onde buscaremos formas para mudar essa realidade precária da alfabetização dos alunos do 1 º ao 3º ano.
Segue abaixo um exemplo de rotina para ser usado com cada turma :
Alunos do 1º Ano
Segunda-feira ; Quarta-feira e Sexta-feira: farão atividades com brinquedos que estimulem sua imaginação e que os ajudem a entender melhor os problemas em sala de aula.
Terça-feira e Quinta-feira: farão atividades na sala de computação onde as professoras desenvolveram atividades para serem resolvidas virtualmente .
Alunos do 2º Ano
Segunda-feira; Terça-feira e Sexta-feira: farão as atividades com brinquedos .
Quarta-feira e Quinta-feira: farão as atividades na sala de computação.
Alunos do 3º Ano
Segunda-feira; Quarta-feira e Quinta-feira: farão atividades com brinquedos.
Terça-feira e Sexta-feira: farão atividades na sala de computação.
TREINAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO
Após termos entendido e analisado o problema com cautela, vamos para o treinamento teórico e prático, onde no teórico eu apresentarei jogos e atividades para serem usados dentro e fora da sala de aula onde despertará o interesse da criança na leitura e na escrita. No treinamento prático os próprios professores irão trazer suas propostas de atividades para assim enriquecermos cada vez mais nossa grade de atividades.
	Use sua criatividade e promova jogos e atividades que ampliarão as possibilidades de leitura e escrita das crianças . Alguns exemplos de atividades para se utilizar em sala de aula abordando esse plano pedagogico é :
Jogo dos 7 erros : A profª elabora uma lista de palavras e em 7 delas substitui uma letra por outra que não faça parte da palavras. A criança deve localizar essas 7 substituições .
Caça palavras : A profª monta o quadro e da só uma pista “ Ache cinco nome de animais” por exemplo .
Jogo da memória : O par deve ser composto pela escrita da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão e a outra cursiva.
Cruzadinha : A professora monta a cruzadinha convencionalmente colocando os desenhos para que as crianças escrevam seus respectivos nomes.
Bingo : As cartelas devem conter letras variadas. A porfª dita dita palavras e a criança deve procurar em sua cartela a incial da palavra ditada.
Oficina de fantoches: com rolos de papel-higiênico ou papel toalha cortado ao meio, ou ainda pacotes para pipoca, mais canetinhas, giz de cera, pedaços de lã, cola branca e enfeites à sua escolha, é possível criar fantoches divertidos com as crianças e depois montar até um teatro.
Caminho colorido: procure um grande espaço na escola e disponha pedaços de papel Kraft ou rascunhos de impressão fazendo um longo caminho. Agora, a parte que exige maior cuidado, mas que também vai ser uma grande diversão: pinte os pezinhos das crianças em tinta e faça com que elas caminhem por cima das folhas.
Dia do chapéu maluco: monte chapéus com cartolina. Eles podem ter o formato de cone, por exemplo. Use papel colorido, cola colorida, pedaços de fita ou lã, gliter e até mesmo folhas do jardim da escola, para decorar. Eles devem passar o dia com suas obras de arte!
Oficina de carrinhos: garrafa pet, tampinhas das garrafas, cola colorida, gliter e papel colorido são os itens básicos para montar os carrinhos, que podem ser puxados por um pedaço de lã.
Eu sou eu, e você é você: peça para que cada criança deite em cima de pedaços grandes de papel kraft. Desenhe a silhueta de cada uma delas e entregue de volta, para que elas possam completar com olhos, boca, nariz, roupas e o que mais elas acharem importante.
Circuito do saci: no pátio da escola distribua bambolês, cones e deixe um espaço para corrida. A ideia é que em um pé só elas possam percorrer o circuito todo.
AVALIAÇÃO E FEEDBACK
Avaliação será feita através de visitas aleatórias feitas pela coordenadora em sala de aula e semánarios que as professoras terão de entregar semanalmente contendo o desempenho da sala e as atividades trabalhadas na semana. E o Feedback onde faremos o fechamento do semestre vendo os erros e acertos para evoluirmos ainda mais no segundo semestre onde as reuniões para a formação será mensalmente e nao quinzenalmente como no primeiro semestre.
CRONOGRAMA
As atividades serão realizadas durante todo o ano letivo ( 1º e 2º Semestre), conforme cronograma a seguir:
Referências Bibliograficas
http://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2013/05/21/e-a-partir-do-brincar-que-a-crianca-aprende-a-agir-afirma-educadora/
https://mariaaugustaclimadasneves.jusbrasil.com.br/artigos/111955220/a-importancia-das-atividades-ludicas-no-universo-da-educacao-infantil
http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm
http://www.semprefamilia.com.br/13-atividades-ludicas-para-pais-e-professores-fazerem-na-semana-da-crianca/
http://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2013/05/21/e-a-partir-do-brincar-que-a-crianca-aprende-a-agir-afir
PASSO 3
PASSO 4
Ao realizar esse trabalho percebi muitas coisas que antes eu não dava importancia e que agora vejo que são cruciais para o aprendizado da criança. Entendermos o lado deles é de extrema importancia e devemos sempre estar prontos para ouvir suas experiencias e maneiras de pensar sobre determinados assuntos.
Aprendi também que a criança muitas vezes aprende brincando e que se usarmos isso a nosso favor podemos desenvolver projetos incriveis usando a tecnologia também como nossa auxiliar e não como nossa inimiga .
Muitos professores não conseguem acompanhar as ferramentas pedagogicas
que apareceram nos ultimos anos com isso sofrem consequencias graves dentro da sala de aula quando por sua vez os alunos começam a cobrar mudanças ou nao se interessarem mais pela rotina consativa dentro da sala de aula . Por isso é importante para os professores desenvolverem atividades que envolvam os alunos e buscar ferramentes que eles estão acostumados a usar que no caso é a tecnologia e o aprendizado com brincadeiras cotidianas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais