Buscar

MARKETING INTERNACIONAL A IMPLEMNTAÇÃO DE MERCADO FORA DO PAÍS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MARKETING INTERNACIONAL: A IMPLEMNTAÇÃO DE MERCADO FORA DO PAÍS
CAROLINE UCHÔA MONTE¹
Resumo: 
O presente trabalho visa apresentar os conceitos de Marketing Internacional, e o que é necessário para que haja uma implementação de produto no mercado internacional baseado nas constantes mudanças provocadas pela globalização e atendendo as necessidades de seu público-alvo.
Palavras-chave: Marketing. Internacional. Implementação. Desafios
Introdução:
 A globalização avança a cada dia e as empresas querem cada vez mais expandir seus alcances de mercado para fora de seus respectivos territórios, mas para que isso aconteça é necessário planejamento prévio e conhecimento do mercado a ser atingido já que qualquer descuido pode gerar rejeição do produto.
	Na busca por essa expansão as empresas buscam encontrar meios de adaptação que agradem os consumidores dos mercados estrangeiros. O presente trabalho visa esclarecer algumas dúvidas sobre a implantação de mercado e a superação de algumas dificuldades do empreendedor internacional.
¹ Discente do curso de Marketing
FAP – Faculdade Paraíso do Ceará – Rua da Conceição N° 1228 – Centro
Email: uchoa.carolline@gmail.com
Marketing
Antes de falarmos de Marketing Internacional é necessário que tenhamos primeiro o conceito de Marketing. Muitos costumam aliar o Marketing à propaganda achando que fazendo um estamos automaticamente praticando o outro, mas seu conceito vai, além disso, o Marketing nada mais é que um estudo de causas, ideias, objetivos e resultados e como lidamos com isso diante do mercado.
Através dos anos várias linhas de pensamento foram surgindo, atualmente os estudos de Marketing são liderados por Kotler e Keller que defendem uma linha de pensamento voltada para o consumidor, onde as empresas deveriam tirar seu foco apenas do lucro e das vendas e procurar investir em novas campanhas e estratégias voltadas para seu público-alvo.
Ou seja, o Marketing consiste em uma série de estratégias e ações formuladas para agregar valor a determinadas marcas, produtos ou serviços e assim torna-los mais atrativos para o público-alvo. Por isso engana-se quem associa o marketing apenas a propaganda ou venda, para que todos esses objetivos sejam alcançados é necessário bastante preparo, logística, estudo de mercado e acompanhamento no pós venda.
Marketing Internacional 
Para que qualquer empresa obtenha sucesso em uma possível incursão no mercado internacional é necessária uma boa estratégia de marketing, caso contrário, existem grandes chances de haver um fracasso, então agora que já temos um conceito de Marketing é necessário aplicá-lo de uma forma mais abrangente, é possível que se encontre muitas semelhanças entre o Marketing Internacional e o que nós chamamos de Marketing doméstico, a grande diferença está no fato de que ao lidar com o público internacional o profissional de Marketing enfrenta o desconhecido, o que faz com que alguns cuidados sejam necessários, alguns aspectos precisam ser estudados mais a fundo antes de assumir riscos no mercado internacional, eles são:
Análise mais ampliada do ambiente
Distribuição de produtos em alta escala
Se no marketing doméstico existe uma preocupação com a análise do ambiente, então no mercado internacional essa preocupação fica ainda maior já que ao lidarmos com o mercado internacional é facilmente detectável um considerável aumento do público-alvo a ser estudado, é necessário um conhecimento aprofundado sobre os aspectos, sócio-culturais, políticos, tecnológicos, financeiros e legais da população em questão para que se possa encontrar o público-alvo a ser atingido, mas acima e tudo é necessário que se tenha conhecimento da legislação vigente no país, para que nenhum erro seja cometido e assim acabe gerando uma rejeição do produto.
A distribuição de produtos gera uma preocupação maior já que no mercado internacional ela será feita em escala muito maior do que se está acostumado no mercado nacional tendo assim uma preocupação maior com a área a ser coberta e a escala de produção para que todo o público-alvo tenha acesso aos produtos com igual qualidade.
 Os efeitos da globalização do mercado internacional
O início da Guerra Fria nos anos 80 deu início a um movimento que hoje chamamos de globalização, com esse movimento o mundo observou a criação de grupos comerciais como o Nafta, Tigres Asiáticos, União Européia, Mercosul e etc. a presença de todos esses grupos possuem características próprias de atuação, o que torna o trabalho de um profissional de Marketing no mercado Internacional ainda mais árduo já que todas as particularidades devem ser estudadas, pois são elas que podem facilitar ou dificultar a implementação de um produto em determinado país.
Outro fator bastante comum à globalização é a constante busca por inovação o que pode acabar se tornando um desafio, mas que ao mesmo tempo pode ser uma oportunidade, já que essa constante busca permite ao profissional de marketing um maior leque de possibilidades para seu negócio criando assim um produto que corresponda a todas as expectativas do público em questão.
Implementação de mercado no contexto internacional 
 Como foi dito anteriormente ao nos depararmos com um contexto internacional de mercado devemos pensar de uma forma global já que a partir desse momento nosso mercado não se restringe mais apenas ao que conhecemos, devemos nos adaptar ao desconhecido, para que isso aconteça é necessário um estudo baseado no composto de marketing, mais popularmente conhecido como “quatro P’s”, essas são as variáveis que guiam uma empresa na hora de elaborar estratégias de implementação de mercado.
Os quatro P’s envolvem as seguintes variáveis:
Produto
Preço
Praça 
Promoção
Ao estudarmos essas quatro variáveis podemos ter uma ideia de como o mercado irá se comportar e reagir a implementação de um novo produto, na maioria das vezes as empresas optam por pesquisas de campo que estudem os vários aspectos de um determinado público alvo.
3 Estudo de caso
Podemos pegar como um exemplo de aplicação do Marketing Internacional com sucesso a maior franquia de faz-food do mundo, o McDonald’s que atualmente possui mais de 35 mil pontos de vendas somando 199 países atendidos. Criado em 1940 pelos irmãos Richard e Maurice McDonald, o que começou como uma churrascaria logo se tornou um negócio de sucesso e acabou se transformando em uma hamburgueria. Em 1955 o empresário ray Kroc tornou-se um franqueado e mais tarde comprou a franquia dos irmãos tornando-a um negócio mundial.
Mas para alcançar o sucesso mundial o McDonald’s precisou se adaptar aos mercados de todo mundo, pois apesar de muitos países possuírem um estilo muito parecido de consumo cada um possui uma particularidade, podemos citar o caso dos países asiáticos. 
Em 2015 após um escândalo envolvendo uma de suas principais empresas fornecedoras de carne o McDonald’s que estaria vendendo carne estragada na China, após esse incidente a franquia começou a registrar quedas significativas em suas vendas no mercado asiático, o que acabou gerando uma inovação no cardápio para os países dessa região, foram criados nuggets de tofu, sanduíches com peixe e outros elementos da culinária nacional para manter o mercado fidelizado e tentar se recuperar das grandes perdas financeiras causadas pelo escândalo de 2015.
Conclusão
Assim podemos concluir que o mercado internacional representa um desafio ainda maior para qualquer profissional de marketing já que é necessário mais do que investimento financeiro para fazer com que um produto faça sucesso em um mercado totalmente desconhecido, é necessário uma grande capacidade de inovação e adaptação ao mercado.
Referências	
PATRIOTA, Lívia; VILAR, Luanna Lopes; SOUZA, Luciane Albuquerque de Sá. As estratégias do Marketing Internacional em um Contexto Global. Paraíba. Disponível em: < http://www.usp.br/anagrama/Patriota_marketinginternacional.pdf> . Acesso em: 15 ago. 2016
NETO, Antônio Camargo; CAMARGO, Fernanda de Freitas; FRAGA, Georgia Teiko
Ribeiro, et al. Marketing Internacional, Itapeva, São Paulo. Disponível em: <http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/eIUsWDOT8KOg0S6_2015-1-30-16-3-12.pdf> Acesso em: 18 ago. 2016
MESQUITA, Renato. O que é Marketing: tudo que você precisa saber sobre o assunto. Marketing de Conteúdo, 2015, Disponível em: <http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-marketing/> Acesso em: 01 nov. 2016
LIMA, Ari. A Importância do Marketing Internacional. Portal Administradores 2008. Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-do-marketing-internacional/25155/> Acesso em: 01 nov. 2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais