Buscar

Trab Est Disc XII

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
ESTUDOS DISCIPLINARES XII
TG _ Trabalho em Grupo
				
Dalva Metz Petry			 1500155
Everaldo Vitorino da Silva		1514205
Graciane de Castro			1531448
Pabiole Helena Silva		 1543273
Novo Hamburgo
2017
SUMÁRIO
RESUMO 
O trabalho propõe ler, compreender, analisar e responder o conjunto de questões objetivas e a elaboração de textos argumentativos que justifiquem as respostas selecionadas de maneira clara e objetiva. 
ABSTRACT
The paper proposes to read, understand, analyze and answer the set of objective questions and the elaboration of argumentative texts that justify the selected answers in a clear and objective way.
INTRODUÇÃO
A Disciplina Estudos Disciplinares XII busca realizar uma análise critica e de compreensão das questões selecionadas em processos de avaliações, preocupando-se com a qualidade dos cursos de formação dos professores. 
ANEXO A – QUESTÕES
1.1 Pergunta 1:
Resposta: Letra E
 Texto Argumentativo: 
	Segundo a doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília, Cecília Londres:
“Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia”. Cecília Londres.
Ao fazer parte de diversos grupos, como grupos de moradores do bairro, grupos da igreja, grupos sindicais, grupos de comerciantes, etc, as pessoas têm suas identidades formadas, contribuindo para que tenham histórias e memórias coletivas, visões de mundo semelhantes e modos e costumes de organização próprios.
Essa cultura faz com que as pessoas se identifiquem umas com as outras, pois compartilham da mesma língua, mesmos costumes, crenças e passado.
Muitas vezes as pessoas não se dão conta do valor que significa essa identidade e memórias coletivas, pois é algo vivido tão naturalmente que não conseguem ver como algo único e valioso.
Justificando, portanto a resposta correta.
1.2 Pergunta 2:
Resposta: Letra A
Texto Argumentativo: 
A educação básica brasileira continua com desigualdades, e essas desigualdades estão evidenciadas principalmente no diz respeito as raças.
Mesmo que muitas ações estejam sendo tomadas com relação ao ensino de história e cultura afro-brasileira e tem-se combatido o racismo, Domingues destaca que
 “os negros no Brasil têm passado por uma miríade de dificuldades na área educacional. Eles lideram as estatísticas em matéria de evasão escolar, repetência e analfabetismo” (DOMINGUES, 2007, p. 25). 
As Leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008, são consideradas instrumentos de combate contra a discriminação e são afirmativas no sentido de reconhecer a escola como espaço de promoção da igualdade, de formação de cidadãos e promoção da valorização das diversas culturas brasileiras.
Sabe-se que só a existência de leis não garante que aconteça o respeito e a valorização dos discriminados, é preciso uma mudança de hábitos por parte da sociedade e sensibilidade quanto as diferenças.
Quando se trabalha a interculturalidade nas escolas, acontece um incentivo pelo respeito às diversas culturas, promovendo trocas entre elas, ampliando conhecimentos e são desenvolvidos noções de responsabilidade e solidariedade.
1.3 Pergunta 3:
Resposta: Letra C
Texto Argumentativo: 
	Faz-se necessário que se debata junto com os Wajapi as alternativas para o resgate cultural, e como desenvolver políticas públicas de valorização, preservação e reconhecimento para que as gerações futuras continuem a história e cultura do seu povo.
As próximas gerações dos Wajapi só darão valor e vivenciarão os saberes sobre, flora, fauna, os conhecimentos sobre as atividades agrícolas, a organização social, pintura corporal se eles julgarem estas práticas como agregadores a qualidade de vida.
A transmissão de valores e cultura está correndo sérios riscos de serem totalmente abandonados por comodidade ou por simples curiosidade de ser como os “brancos”.
1.4 Pergunta 4:
Resposta: Letra D
Texto Argumentativo: 
	Conforme o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, mediação significa “ato de servir de intermediário entre pessoas, grupos, partidos, facções, países a fim de dirimir divergências ou disputas, arbritagem, conciliação, intervenção e intermédio”.
Nesta descrição concluímos que mediação estabelece uma ordem.
Já “mediação cultural” é definida como “processos de diferente natureza cuja meta é promover a aproximação entre indivíduos e coletividades e obras de cultura e arte”.
1.5 Pergunta 5:
Resposta: Letra A
Texto Argumentativo: 
	
	De acordo com a resposta o Museu Inhotim está coligado ao aumento de uma inclusão entre arte e natureza, que permite aos artistas elaborarem e mostrarem suas obras em harmonia do homem com a natureza, onde se faz presente ao apresentar as obras uma comunhão de sentido. O visitante é incentivado a caminhar por hortos, cenários de florestas e espaços rurais, submerso entre lagos, trilhas, montes e vales, formando uma experiência significativa do ambiente e interagindo de maneira crítica sobre o campo socioambiental.
1.6 Pergunta 6:
Resposta: Letra D
Texto Argumentativo: 
	Essas mudanças afetam a articulação da educação com o campo da arte, pois a educação é uma prática social que visa à formação do ser humano, contribui e amplia possibilidades cognitivas, e também afetivas e expressivas, daí a necessidade de um conhecimento que estabeleça conexões entre o processo mental e a educação dos sentidos. Uma das finalidades do ensino de arte é a formação estética, além do refinamento da percepção e da sensibilidade, por meio do fomento à criatividade, da autonomia na produção e fruição da arte. 
A questão neste texto é conseguir explicar como a estética está diretamente vinculada ao ensino de arte e vice-e-versa. É um exercício difícil e relevante para a educação, pois a estética está presente em praticas social e cultural como forma de expressão e representação do mundo, contudo, é essencialmente predominante na arte. Por meio da educação estética se pode despertar a sensibilidade, perceber e organizar os estímulos do exterior e as funções globais do corpo.
1.7 Pergunta 7:
Resposta: Letra D
Texto Argumentativo: 
	
	De acordo com a resposta o ensino da arte ainda apresenta situações de elitização. As apresentações culturais tentam interagir com a sociedade, mas não integram a população como um todo a uma realidade. A arte deveria atingir todas classes sociais, trazendo elas naturalmente para perto da programação artística da cidade de maneira natural. Não parecendo uma ação “bondosa” para o público convidado. 
	O ensino da arte nos dias atuais necessita tornar-se uma aprendizagem apreciável aos alunos, que não se preocupa com a cópia dos artifícios clássicos de aprendizagem das artes eruditas, mas que busca verdadeiros significados e vivências dos alunos, por meio de o conhecimento da sociedade e da sua cultura.
1.8 Pergunta 8:
Resposta: Letra E
Texto Argumentativo: 
É correto afirmar que as três alternativas são corretas, pois é objetivo da intervenção questionar as imposições sociais às mulheres, já intervenções urbanas destinam-se à ocupação e novo significado do espaço público e a referência ao projeto “Entre Saltos” trata a questão do feminino no setor público.
1.9 Pergunta 9:
Resposta: Letra D
Texto Argumentativo: 
As afirmativas I II e IV estão corretas, pois, uma formação de qualidade é meta a ser atingida pela questão demografia, sendo necessária
participação de todos, tendo a decisão coletiva da gestão democrática da educação como coletiva reivindica a elaboração de uma cultura institucional crítico-reflexivo e a participação de todos na criação do projeto pedagógico e no seu acompanhamento e na sua avaliação é de suma importância. Já a afirmativas III está incorreta, pois a administração demográfica da educação depende da existência de lideres apta para orientar as pessoas no desenvolvimento das ações que direcionam o cumprimento dos objetivos definidos por eles.
1.10 Pergunta 10:
Resposta: Letra C
Texto Argumentativo: 
As afirmativas I e II estão corretas, pois, o PPP é o documento que defende a maneira da organização do trabalho pedagógico e formado a partira da noção do sujeito a ser ensinado em relação à concepção de educação e da sua relação com a escola e sociedade. Já a afirmativa III está incorreta, pois, não é necessário o convencimento dos professores, e sim uma criação de forma democrática com a participação de todos em sua elaboração.
Conclusão:
	Este trabalho nos mostrou algumas das dificuldades que o mundo enfrenta atualmente. É precisa unir-se para resolver estas dificuldades que assolam o mundo e consequentemente atingem toda a sociedade que nela vive. 
Cabe a cada um de nós como futuros professores de artes nos comprometermos a fazer a comunidade escolar a vivenciar a arte de maneira significativa para sua vivência na sociedade. 
Faz-se necessário estimular habilidades cognitivas e afetivas, pois sem estas habilidades é muito difícil o indivíduo se colocar no lugar do outro, ou mesmo pensar em soluções criativas para os problemas e participar das atividades pedagógicas.
Bibliografia:
file:///C:/Users/Dalva/Downloads/3677-6154-1-PB.pdf
www.portaldepublicacoes.ufes.br/reel/article/download/3677/2906
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/uploads/BibliotecaTable/9c7154528b820891e2a3c20a3a49bca9/138/13767633911715480676.pdf
http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisimposioeducacao/anais/trabalhos/196.pdf
http://www.institutoiepe.org.br/media/artigos/doc12.pdf
https://pib.socioambiental.org/pt/povo/wajapi/837
http://www.cultura.mg.gov.br/files/museus/1caderno_diretrizes_museologicas_2.pdf
Material Complementar – Estudos Disciplinares XII -EDFG Q_1_2_3_4_5 Adilson 31-10 SEI (fm) (Ca)(RF)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando