Buscar

Apol Língua portuguesa e Produção de texto 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol Prática Profissional- Língua e Produção de Texto Portuguesa– Nota 10019/03 a 20/04/2018
Questão 1/5–Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
“Amontoar um punhado de boas ideias e aplicar regras gramaticais não garante a qualidade do texto. Além de soltura para escrever, é necessário conteúdo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI NIZO, R.Escrita criativa:O prazer da linguagem.São Paulo: Summus, 2008. p. 38. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-basePrática de escrita para o letramento no ensino superiorsobre a pontuação e a paragrafação de um texto, é correto afirmar que o uso inadequado ou a ausência de parágrafos e de pontuação em um texto:
	B
	podem dificultar a compreensão do leitor.
Questão 2/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Ao trabalharmos as variedades linguísticas em sala de aula, estamos contribuindo para formar cidadãos capacitados para compreender e utilizar a linguagem adequadamente em seus diversos contextos”. 
De acordo com os conteúdos do livro-basePrática de escrita para o letramento no ensino superior, é correto afirmar que as variações linguísticas
	
	
	B
	são sociais, culturais e históricas, uma vez que a língua se transforma com
o tempo.
	
	
	
	
Questão 3/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática – que nada mais é do que o resultado de uma (longa) reflexão sobre a língua; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar uma gramática, mas jamais compreenderá o seu sentido”. 
De acordo com os conteúdos do livro-basePrática de escrita para o letramento no ensino superiorsobre texto, textualidade e interação verbal, é correto afirmar que a unidade básica de comunicação deve ser:
D o texto completo e contextualizado.
Questão 4/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais”. 
De acordo com os conteúdos do livro-basePrática de escrita para o letramento no ensino superior, a constituição da linguagem e a nossa constituição como sujeitos são:
	B
	historicamente vinculadas uma da outra.
Questão 5/5 - Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A heterogeneidade ordenada dos sistemas linguísticos, confirmada pelas várias situações em que se constata mais de uma forma para se dizer a mesma coisa, não compromete a estrutura desses sistemas. Tanto é que, nos momentos de variação, que precedem as mudanças linguísticas, as línguas não deixam de atender perfeitamente as necessidades comunicativas do falante”. 
De acordo com os conteúdos dolivro-base,basePrática de escrita para o letramento no ensino superior, há heterogeneidade e variação linguística de uma mesma língua, pois as pessoas se expressam sobretudo de acordo com:
	
C
	
tendo em vista suas identidades sociais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais