Logo Passei Direto
Buscar

Exercício de Fixação 3 (E3) história, filosofia e sociologia da educação

User badge image
Laís Vinhas

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Como aponta Leite (2000, p. 333), “falar dos quilombos e dos quilombolas no cenário político atual é, portanto, falar de uma luta política e, consequentemente, uma reflexão científica em processo de construção”. Ao abordar o conceito de quilombo deve‑se, inicialmente, compreender que ele possui variações de acordo com as disciplinas, com os campos e os contextos em que foi elaborado e que, atualmente, a definição desse conceito está diretamente relacionada com a demanda de regularização fundiária dos territórios dos grupos que se autodefinem com qual termo?
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esta autodefinição:
a. Comunidades descendentes de quilombo.
b. Comunidades afrodescendentes de quilombos.
c. Comunidades remanescentes de quilombo.
d. Comunidades de cultura quilombola.
e. Comunidade de cultura africana.

Para GIRON (2008, p.19) na teoria neoliberal “[...] os direitos sociais tornam-se mercadorias e o movimento econômico restringe a esfera social da cidadania em favor da projeção do mercado”. (apud Livro da Disciplina, FAEL, 2014). De acordo com este apontamento, analise as asserções a seguir, considerando a teoria neoliberal:
É correto o que se afirma em:
I-A teoria neoliberal estimula a competição e a liberdade do comércio, pois, segundo ela, quando o mercado tem livre funcionamento, cresce, gera empregos e aumenta o acúmulo de capital.
II-Na teoria neoliberal o Estado corta gastos com a privatização de setores, como usinas de energia, indústrias de base, construção e administração de estradas e portos, e enxuga as despesas referentes a saúde, moradia e educação.
III-Na teoria neoliberal privatizam-se as instituições e até a escola torna-se um empreendimento comercial. Como o Estado não se sente o responsável por atender toda a demanda educacional, escolas públicas são crescentemente deixadas de lado, funcionários são “trocados” por voluntários (pois a sociedade também teria o dever de ajudar) e escolas particulares ganham espaço e competem por alunos/clientes.
a. I e III.
b. III.
c. I e II.
d. Todas as alternativas.
e. II e III.

“Montessori focava seus estudos, principalmente, nos aspectos biológicos de aprendizagem, por isso, sua concepção de educação era pautada no desenvolvimento e crescimento. Segundo suas conclusões, a educação ajuda o indivíduo a socializar-se e desenvolver a personalidade integral. Na concepção de Montessori, a escola era um local de maior liberdade, não deveria ter carteiras fixas, premiações ou castigos. O aluno precisava sentir-se livre para estudar e crescer.” (Livro da Disciplina, FAEL, 113).
Segundo este contexto, assinale a alternativa que apresenta qual tipo de educação as escolas deveriam oferecer, segundo Montessori:
a. As escolas deveriam oferecer uma “educação para a astúcia”.
b. As escolas deveriam oferecer uma “educação para a vida”.
c. As escolas deveriam oferecer uma “educação individualista”.
d. As escolas deveriam oferecer uma educação pautada no desempenho do currículo.
e. As escolas deveriam oferecer uma “educação profissionalizante”.

“A educação montessoriana teve importante influência nos estudos educacionais e nas escolas do Brasil. Este pensamento pedagógico foi criado pela médica e educadora Maria Montessori. De nacionalidade italiana, a educadora tinha como foco inicial de estudos acerca da aprendizagem de crianças especiais - o que se estendeu para as crianças ditas normais.” (Livro da Disciplina, FAEL).
Na Itália, ela fundou, em 1907, a Casa dei Bambini, de acordo com a proposta destes centros de educação, analise as asserções a seguir:
I-A Casa dei Bambini eram centros de educação mais completos que as antigas escolas de instrução.
II-Estas casas se destinavam apenas a educação pré-escolar.
III-Nestas casas os materiais utilizados estimulavam os aspectos motores e sensoriais da criança, com jogos atrativos.
a. Todas as alternativas.
b. II e III.
c. I e II.
d. I e III.
e. III é profissionalizante.

Para melhoria na educação brasileira, são inúmeros os pontos a serem pensados. Além de todas as questões políticas e burocráticas, precisamos considerar que, em uma sociedade de informação, as metodologias e formas de aprender precisam ser reavaliadas. Gadotti (2000), pautado nas ideias de Jacques Delore (1998), faz uma reflexão sobre a educação do futuro. O autor aponta alguns princípios que devemos seguir para caminhar na educação do século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser. Considerando estes quatro pilares, analise as asserções a seguir sobre os princípios destes e, assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Aprender a fazer tem como princípio: competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da qualificação profissional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( )Aprender a conhecer tem como princípio: competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da qualificação profissional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( )Aprender a viver juntos tem como princípio: viver em conjunto. Administrar conflitos. Participar de projetos comuns.
( )Aprender a fazer tem como princípio: aprender a compreender, a pensar. Reinventar o pensar e reinventar o futuro. É mais do que aprender a aprender.
( )Aprender a ser tem como princípio: desenvolvimento pleno do ser humano: criatividade, espiritualidade, inteligência, iniciativa, pensamento autônomo e crítico, entre outros fatores.

Como princípio de democracia, Freire propõe uma educação com base no diálogo, desprovida de opressão e violência. Isso reflete em muitos aspectos o momento histórico vivido - Regime Militar. Ele critica a educação tradicional, chamando-a de “educação bancária”, ou seja, os alunos são meros depositários do saber. De acordo com a concepção freireana, ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho, pois a educação é um ato de amor e de comunhão entre os homens.
Considerando os estudos de Paulo Freire e seu modo de pensar a educação, analise as asserções a seguir:
I-Na concepção de Paulo Freire, professor e aluno são entendidos como sujeitos ativos do conhecimento.
II-Na concepção freireana o professor é aquele que coordena os debates e consegue adaptar o encaminhamento da aula conforme as necessidades e características do grupo, permitindo que o aluno participe ativamente.
III-Para Freire, por meio de grupos de discussões, conversas e entrevistas são selecionadas “palavras geradoras” (provenientes do cotidiano dos alunos) para engatilhar o estudo da língua portuguesa e demais disciplinas.

O Movimento de Educação de Base (MEB) foi criado em 1961, pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), sendo um programa de educação de base através de escolas radiofônicas, que deveria alcançar regiões subdesenvolvidas, realizando uma educação que superasse a visão materialista. Através dele, a formação humana deveria acontecer em todas as dimensões: política, social, cultural, espiritual, moral, etc. Entretanto, as aulas ministradas encontravam-se longe da realidade dos trabalhadores rurais que as escutavam. Por isso, o MEB foi aprofundado e, em 1962, com o Encontro Nacional de Coordenadores, traçou-se um novo plano de ação para o movimento.
De acordo com este novo plano e seus objetivos, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Alfabetização e iniciação em conhecimentos que se traduzam no comportamento prático de cada homem e da comunidade, no que se refere: a saúde e a alimentação (higiene); ao modo de viver (habitação, família, comunidade); as relações com os semelhantes (associativismo); ao trabalho (informação profissional); ao crescimento espiritual.
( )Alienação do povo, levando-o a permanecer nas condições que se encontra, acreditando de que o Estado se interessa por sua formação.
( )Conscientização do povo, levando-o a descobrir o valor próprio de cada homem; despertar para os seus próprios problemas e provocar uma mudança de situação; buscar soluções, caminhando por seus próprios pés; assumir responsabilidades no surgimento de suas comunidades.
( )Animação dos grupos de representação, promoção e pressão.
( )Desvalorização da cultura popular, diminuindo, erradicando e contrariando as riquezas culturais próprias do povo.
a. V F V V F.
b. V F V F V.
c. F V V F F.
d. V V V F F.
e. F V F F V.

“Além de ser adotada, em alguns países, na vida prática, a teoria marxista foi utilizada como meio de mudança intelectual, sobretudo de áreas de história, sociologia, filosofia e outras ciências sociais, áreas notadamente influenciadas pelos pensamentos de igualdade social de Marx e Engels (1978).” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Desta forma, Marx dedica seus estudos, também à educação, considerando seus ideários, analise as sentenças a seguir e assinale V se for verdadeira e F se for falsa:
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
( )Para Marx, a educação era usada pela burguesia como meio de dominação, na qual a classe dominante controlava o conhecimento adquirido da classe dominada.
( )A escola, mesmo servindo aos interesses do capitalismo não deixou de ser um ambiente de transformação social, formando cidadãos reflexivos e críticos.
( )Marx pregava uma educação que não fosse destinada a uma classe específica.
( )Para Marx somente uma escola que rompesse com as amarras do capitalismo poderia promover uma mudança social.
( )Para Marx o conhecimento técnico e industrial deveria chegar, exclusivamente a classe dominada.
a. F V V F F.
b. V F V F F.
c. V F V V F.
d. V F V F V.
e. F V F F V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Como aponta Leite (2000, p. 333), “falar dos quilombos e dos quilombolas no cenário político atual é, portanto, falar de uma luta política e, consequentemente, uma reflexão científica em processo de construção”. Ao abordar o conceito de quilombo deve‑se, inicialmente, compreender que ele possui variações de acordo com as disciplinas, com os campos e os contextos em que foi elaborado e que, atualmente, a definição desse conceito está diretamente relacionada com a demanda de regularização fundiária dos territórios dos grupos que se autodefinem com qual termo?
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esta autodefinição:
a. Comunidades descendentes de quilombo.
b. Comunidades afrodescendentes de quilombos.
c. Comunidades remanescentes de quilombo.
d. Comunidades de cultura quilombola.
e. Comunidade de cultura africana.

Para GIRON (2008, p.19) na teoria neoliberal “[...] os direitos sociais tornam-se mercadorias e o movimento econômico restringe a esfera social da cidadania em favor da projeção do mercado”. (apud Livro da Disciplina, FAEL, 2014). De acordo com este apontamento, analise as asserções a seguir, considerando a teoria neoliberal:
É correto o que se afirma em:
I-A teoria neoliberal estimula a competição e a liberdade do comércio, pois, segundo ela, quando o mercado tem livre funcionamento, cresce, gera empregos e aumenta o acúmulo de capital.
II-Na teoria neoliberal o Estado corta gastos com a privatização de setores, como usinas de energia, indústrias de base, construção e administração de estradas e portos, e enxuga as despesas referentes a saúde, moradia e educação.
III-Na teoria neoliberal privatizam-se as instituições e até a escola torna-se um empreendimento comercial. Como o Estado não se sente o responsável por atender toda a demanda educacional, escolas públicas são crescentemente deixadas de lado, funcionários são “trocados” por voluntários (pois a sociedade também teria o dever de ajudar) e escolas particulares ganham espaço e competem por alunos/clientes.
a. I e III.
b. III.
c. I e II.
d. Todas as alternativas.
e. II e III.

“Montessori focava seus estudos, principalmente, nos aspectos biológicos de aprendizagem, por isso, sua concepção de educação era pautada no desenvolvimento e crescimento. Segundo suas conclusões, a educação ajuda o indivíduo a socializar-se e desenvolver a personalidade integral. Na concepção de Montessori, a escola era um local de maior liberdade, não deveria ter carteiras fixas, premiações ou castigos. O aluno precisava sentir-se livre para estudar e crescer.” (Livro da Disciplina, FAEL, 113).
Segundo este contexto, assinale a alternativa que apresenta qual tipo de educação as escolas deveriam oferecer, segundo Montessori:
a. As escolas deveriam oferecer uma “educação para a astúcia”.
b. As escolas deveriam oferecer uma “educação para a vida”.
c. As escolas deveriam oferecer uma “educação individualista”.
d. As escolas deveriam oferecer uma educação pautada no desempenho do currículo.
e. As escolas deveriam oferecer uma “educação profissionalizante”.

“A educação montessoriana teve importante influência nos estudos educacionais e nas escolas do Brasil. Este pensamento pedagógico foi criado pela médica e educadora Maria Montessori. De nacionalidade italiana, a educadora tinha como foco inicial de estudos acerca da aprendizagem de crianças especiais - o que se estendeu para as crianças ditas normais.” (Livro da Disciplina, FAEL).
Na Itália, ela fundou, em 1907, a Casa dei Bambini, de acordo com a proposta destes centros de educação, analise as asserções a seguir:
I-A Casa dei Bambini eram centros de educação mais completos que as antigas escolas de instrução.
II-Estas casas se destinavam apenas a educação pré-escolar.
III-Nestas casas os materiais utilizados estimulavam os aspectos motores e sensoriais da criança, com jogos atrativos.
a. Todas as alternativas.
b. II e III.
c. I e II.
d. I e III.
e. III é profissionalizante.

Para melhoria na educação brasileira, são inúmeros os pontos a serem pensados. Além de todas as questões políticas e burocráticas, precisamos considerar que, em uma sociedade de informação, as metodologias e formas de aprender precisam ser reavaliadas. Gadotti (2000), pautado nas ideias de Jacques Delore (1998), faz uma reflexão sobre a educação do futuro. O autor aponta alguns princípios que devemos seguir para caminhar na educação do século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser. Considerando estes quatro pilares, analise as asserções a seguir sobre os princípios destes e, assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Aprender a fazer tem como princípio: competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da qualificação profissional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( )Aprender a conhecer tem como princípio: competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da qualificação profissional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( )Aprender a viver juntos tem como princípio: viver em conjunto. Administrar conflitos. Participar de projetos comuns.
( )Aprender a fazer tem como princípio: aprender a compreender, a pensar. Reinventar o pensar e reinventar o futuro. É mais do que aprender a aprender.
( )Aprender a ser tem como princípio: desenvolvimento pleno do ser humano: criatividade, espiritualidade, inteligência, iniciativa, pensamento autônomo e crítico, entre outros fatores.

Como princípio de democracia, Freire propõe uma educação com base no diálogo, desprovida de opressão e violência. Isso reflete em muitos aspectos o momento histórico vivido - Regime Militar. Ele critica a educação tradicional, chamando-a de “educação bancária”, ou seja, os alunos são meros depositários do saber. De acordo com a concepção freireana, ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho, pois a educação é um ato de amor e de comunhão entre os homens.
Considerando os estudos de Paulo Freire e seu modo de pensar a educação, analise as asserções a seguir:
I-Na concepção de Paulo Freire, professor e aluno são entendidos como sujeitos ativos do conhecimento.
II-Na concepção freireana o professor é aquele que coordena os debates e consegue adaptar o encaminhamento da aula conforme as necessidades e características do grupo, permitindo que o aluno participe ativamente.
III-Para Freire, por meio de grupos de discussões, conversas e entrevistas são selecionadas “palavras geradoras” (provenientes do cotidiano dos alunos) para engatilhar o estudo da língua portuguesa e demais disciplinas.

O Movimento de Educação de Base (MEB) foi criado em 1961, pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), sendo um programa de educação de base através de escolas radiofônicas, que deveria alcançar regiões subdesenvolvidas, realizando uma educação que superasse a visão materialista. Através dele, a formação humana deveria acontecer em todas as dimensões: política, social, cultural, espiritual, moral, etc. Entretanto, as aulas ministradas encontravam-se longe da realidade dos trabalhadores rurais que as escutavam. Por isso, o MEB foi aprofundado e, em 1962, com o Encontro Nacional de Coordenadores, traçou-se um novo plano de ação para o movimento.
De acordo com este novo plano e seus objetivos, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Alfabetização e iniciação em conhecimentos que se traduzam no comportamento prático de cada homem e da comunidade, no que se refere: a saúde e a alimentação (higiene); ao modo de viver (habitação, família, comunidade); as relações com os semelhantes (associativismo); ao trabalho (informação profissional); ao crescimento espiritual.
( )Alienação do povo, levando-o a permanecer nas condições que se encontra, acreditando de que o Estado se interessa por sua formação.
( )Conscientização do povo, levando-o a descobrir o valor próprio de cada homem; despertar para os seus próprios problemas e provocar uma mudança de situação; buscar soluções, caminhando por seus próprios pés; assumir responsabilidades no surgimento de suas comunidades.
( )Animação dos grupos de representação, promoção e pressão.
( )Desvalorização da cultura popular, diminuindo, erradicando e contrariando as riquezas culturais próprias do povo.
a. V F V V F.
b. V F V F V.
c. F V V F F.
d. V V V F F.
e. F V F F V.

“Além de ser adotada, em alguns países, na vida prática, a teoria marxista foi utilizada como meio de mudança intelectual, sobretudo de áreas de história, sociologia, filosofia e outras ciências sociais, áreas notadamente influenciadas pelos pensamentos de igualdade social de Marx e Engels (1978).” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Desta forma, Marx dedica seus estudos, também à educação, considerando seus ideários, analise as sentenças a seguir e assinale V se for verdadeira e F se for falsa:
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
( )Para Marx, a educação era usada pela burguesia como meio de dominação, na qual a classe dominante controlava o conhecimento adquirido da classe dominada.
( )A escola, mesmo servindo aos interesses do capitalismo não deixou de ser um ambiente de transformação social, formando cidadãos reflexivos e críticos.
( )Marx pregava uma educação que não fosse destinada a uma classe específica.
( )Para Marx somente uma escola que rompesse com as amarras do capitalismo poderia promover uma mudança social.
( )Para Marx o conhecimento técnico e industrial deveria chegar, exclusivamente a classe dominada.
a. F V V F F.
b. V F V F F.
c. V F V V F.
d. V F V F V.
e. F V F F V.

Prévia do material em texto

Painel / Minhas disciplinas / História, Filoso�a e Sociologia da Educação / Exercício de Fixação 3
/ Exercício de Fixação 3 (E3)
História, Filoso�a e Sociologia da Educação
Atividade anterior Próxima atividade
Iniciado em sexta, 23 Mar 2018, 22:13
Estado Finalizada
Concluída em sexta, 23 Mar 2018, 22:22
Nota 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Como aponta Leite (2000, p. 333), “falar dos quilombos e dos quilombolas no
cenário político atual é, portanto, falar de uma luta política e,
consequentemente, uma re�exão cientí�ca em processo de construção”. Ao
abordar o conceito de quilombo deve‑se, inicialmente, compreender que ele
possui variações de acordo com as disciplinas, com os campos e os
contextos em que foi elaborado e que, atualmente, a de�nição desse
conceito está diretamente relacionada com a demanda de regularização
fundiária dos territórios dos grupos que se autode�nem com qual termo?
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esta autode�nição:
Escolha uma:
A resposta correta é: Comunidades remanescentes de quilombo..
a. Comunidades de cultura quilombola.
Conteúdo: 
Quilombo: 
conceito político e cientí�co em construção. Cruz destaca que, ao abordar o
conceito de quilombo deve‑se, inicialmente, compreender que ele possui variações
de acordo com as disciplinas, com os campos e os contextos em que foi elaborado e
que, atualmente, a de�nição desse conceito está diretamente relacionada com a
demanda de regularização fundiária dos territórios dos grupos que se autode�nem
como Comunidades remanescentes de quilombo. Página: 
142.
b. Comunidades remanescentes de quilombo.

c. Comunidades afrodescendentes de quilombos.
d. Comunidades descendentes de quilombo.
e. Comunidade de cultura africana.
Questão 2
Correto
Para GIRON (2008, p.19) na teoria neoliberal “[...] os direitos sociais tornam-
se mercadorias e o movimento econômico restringe a esfera social da
cidadania em favor da projeção do mercado”. (apud Livro da Disciplina, FAEL,
2014). De acordo com este apontamento, analise as asserções a seguir,
considerando a teoria neoliberal:
I-A teoria neoliberal estimula a competição e a liberdade do comércio, pois,
segundo ela, quando o mercado tem livre funcionamento, cresce, gera
empregos e aumenta o acúmulo de capital.
II-Na teoria neoliberal o Estado corta gastos com a privatização de setores,
como usinas de energia, indústrias de base, construção e administração de
estradas e portos, e enxuga as despesas referentes a saúde, moradia e
educação.
III-Na teoria neoliberal privatizam-se as instituições e até a escola torna-se
um empreendimento comercial. Como o Estado não se sente o responsável
por atender toda a demanda educacional, escolas públicas são
crescentemente deixadas de lado, funcionários são “trocados” por
voluntários (pois a sociedade também teria o dever de ajudar) e escolas
particulares ganham espaço e competem por alunos/clientes. 
É correto o que se a�rma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I e III.
Conteúdo: 
Política neoliberal e agências internacionais. Silva destaca a ideia de Giron, para
reforçar que, a teoria neoliberal estimula a competição e a liberdade do comércio,
pois, segundo ela, quando o mercado tem livre funcionamento, cresce, gera
empregos e aumenta o acúmulo de capital. Em contrapartida, o Estado corta gastos
com a privatização de setores, como usinas de energia, indústrias de base,
construção e administração de estradas e portos, e enxuga as despesas referentes
a saúde, moradia e educação. Privatizam-se as instituições e até a escola torna-se
um empreendimento comercial. Como o Estado não se sente o responsável por
atender toda a demanda educacional, escolas públicas são crescentemente
deixadas de lado, funcionários são “trocados” por voluntários (pois a sociedade
também teria o dever de ajudar) e escolas particulares ganham espaço e competem
c. Todas as alternativas.

A resposta correta é: Todas as alternativas..
por alunos/clientes. Sendo assim, todas as asserções estão corretas. Páginas: 
92 e 93.
d. III.
e. I e II.
Questão 3
Correto
“Montessori focava seus estudos, principalmente, nos aspectos biológicos de
aprendizagem, por isso, sua concepção de educação era pautada no
desenvolvimento e crescimento. Segundo suas conclusões, a educação ajuda
o indivíduo a socializar-se e desenvolver a personalidade integral. Na
concepção de Montessori, a escola era um local de maior liberdade, não
deveria ter carteiras �xas, premiações ou castigos. O aluno precisava sentir-
se livre para estudar e crescer.” (Livro da Disciplina, FAEL, 113). Segundo este
contexto, assinale a alternativa que apresenta qual tipo de educação as
escolas deveriam oferecer, segundo Montessori:
Escolha uma:
A resposta correta é: As escolas deveriam oferecer uma “educação para a vida”..
a. As escolas deveriam oferecer uma educação pautada no desempenho do
currículo.
b. As escolas deveriam oferecer uma “educação individualista”.
c. As escolas deveriam oferecer uma “educação pro�ssionalizante”.
Conteúdo: 
Educação montessoriana. Silva enfatiza que Montessori defendia que a escola
deveria oferecer uma “educação para a vida”, pois seu método respeitaria as etapas
de desenvolvimento e das faixas etárias dos alunos. Página: 
113.
d. As escolas deveriam oferecer uma “educação para a vida”.

e. As escolas deveriam oferecer uma “educação para a astúcia”.
Questão 4
Correto
“A educação montessoriana teve importante in�uência nos estudos
educacionais e nas escolas do Brasil. Este pensamento pedagógico foi criado
pela médica e educadora Maria Montessori. De nacionalidade italiana, a
educadora tinha como foco inicial de estudos acerca da aprendizagem de
crianças especiais - o que se estendeu para as crianças ditas normais.” (Livro
da Disciplina, FAEL). Na Itália, ela fundou, em 1907, a Casa dei Bambini, de
acordo com a proposta destes centros de educação, analise as asserções a
seguir:
I-A Casa dei Bambini eram centros de educação mais completos que as
antigas escolas de instrução.
II-Estas casas se destinavam apenas a educação pré-escolar.
III-Nestas casas os materiais utilizados estimulavam os aspectos motores e
sensoriais da criança, com jogos atrativos. 
É correto o que se a�rma em:
Escolha uma:
A resposta correta é: I e III..
a. Todas as alternativas.
b. II e III.
c. I e II.
Conteúdo: 
Educação montessoriana. Silva destaca que, ao fundar a Casa dei Bambini, Maria
Montessori, fundou centros de educação mais completos que as antigas escolas de
instrução. Estas casas eram destinadas a educação pré-escolar, mas também se
estendiam para crianças da segunda infância. Os materiais utilizados estimulavam
os aspectos motores e sensoriais da criança, com jogos atrativos. Portanto, as
asserções I e III estão corretas. Página: 
112
d. I e III.

e. III
Questão 5
Correto
Com o avanço do neoliberalismo “Agências internacionais e, principalmente,
o Banco Mundial tornam-se os grandes prestadores de empréstimos para a
educação dos países pobres e, dentre esta lista, encontra-se o Brasil. Os
�nanciamentos não são ingênuos e livres de interesses. Instituições como o
Banco Mundial veem estas “ajudas” como um controle do capitalismo. O ato
de investir na educação não pressupõe a sua democratização.” (Livro da
Disciplina, FAEL, 2014, p.93). Portanto, as consequências desta política
podem ser percebidas claramente na educação brasileira, considerando
estas consequências, Andrioli (2002) sustenta alguns pontos, frutos destas
consequências, sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a
sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Mais recursos, por dois motivos principais: aumento da arrecadação
(através de isenções, incentivos, sonegação); aplicação dos recursos e
descumprimentode leis.
( )Formação menos abrangente e mais pro�ssionalizante.
( )Grande reprovação para ocupar vagas, tendo a ideia de qualidade
educacional.
( )A sociedade civil deve erradicar os “órfãos” do Estado (por exemplo, o
programa “Amigos da Escola”). Se as pessoas não tiverem acesso a escola a
culpa é colocada nos líderes políticos que “não se organizaram”,
sobrecarregando, assim, o governo de sua responsabilidade com a
educação.
( )Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) determinando
as competências da federação, transferindo responsabilidades aos Estados e
Municípios. 
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. V V V F V.
b. F V V F F.
c. F V F V F.
d. V F V V F.
e. F V F F V.
A resposta correta é: F V F F V..
Conteúdo: 
Política neoliberal e agências internacionais. Silva destaca que Andrioli destaca que
alguns pontos re�etem as consequências da teoria neoliberal na educação
brasileira, dentre estes: 
menos recursos, por dois motivos principais: 
a) diminuição da arrecadação (através de isenções, incentivos, sonegação); 
b) não aplicação dos recursos e descumprimento de leis; 
formação menos abrangente e mais pro�ssionalizante; 
aceleração da aprovação para desocupar vagas, tendo o agravante da menor
qualidade; 
a sociedade civil deve adotar os “órfãos” do Estado (por exemplo, o programa
“Amigos da Escola”). Se as pessoas não tiverem acesso a escola, a culpa é colocada
na sociedade que “não se organizou”, isentando, assim, o governo de sua
responsabilidade com a educação; 
nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) determinando as
competências da federação, transferindo responsabilidades aos Estados e
Municípios. Portanto, a sequência correta é: 
falso, verdadeiro, falso, falso, verdadeiro. Páginas 93 a 95.

Questão 6
Correto
Em 1848, Marx e Engels, lançaram O manifesto comunista e publicaram,
trinta anos depois, os escritos de O capital. Em linhas gerais, a teoria
marxista acredita que a sociedade é formada por duas classes principais: a
dominante e a dominada. De acordo com esta divisão da sociedade, analise
as asserções a seguir:
I-A classe dominante seria aquela formada pela burguesia, aquela que
detém o poder e o capital (a riqueza).
II-A classe dominada seria formada pela grande massa de trabalhadores que
vendem a sua mão de obra por um mísero salário.
III-Esta divisão de classes na sociedade ocorria apenas para estudos, pois
independente da classe ocupada pelos cidadãos, todos viviam em harmonia,
tendo divisão igualitária de bens e recursos materiais. 
É correto o que se a�rma em:
Escolha uma:
A resposta correta é: I e II..
a. III
b. II e III.
c. Todas as alternativas.
Conteúdo: 
Marxismo e a educação. Silva destaca que, ateoria proposta por Marx e Engels
possui teor anticapitalista. Rapidamente, ganhou adeptos e espalhou-se pela
Europa. Países utilizaram-se do discurso marxista para promover mudanças e
revoluções. Em 1917, a Rússia tornou-se socialista - na verdade, incorporou o
socialismo real. Algo semelhante ocorre na China, em 1949. Depois da Segunda
Guerra Mundial, Cuba, Moçambique e Angola passaram a adotar este mesmo
sistema. A classe dominante seria aquela formada pela burguesia, aquela que
detém o poder e o capital (a riqueza). A classe dominada seria formada pela grande
massa de trabalhadores que vendem a sua mão de obra por um mísero salário.
Portanto, é correto o que se a�rma nas asserções I e II. Página: 
115.
d. I e II.

e. I e III.
Questão 7
Correto
Para melhoria na educação brasileira, são inúmeros os pontos a serem
pensados. Além de todas as questões políticas e burocráticas, precisamos
considerar que, em uma sociedade de informação, as metodologias e formas
de aprender precisam ser reavaliadas. Gadotti (2000), pautado nas ideias de
Jacques Delore (1998), faz uma re�exão sobre a educação do futuro. O autor
aponta alguns princípios que devemos seguir para caminhar na educação do
século XXI: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos;
aprender a ser. Considerando estes quatro pilares, analise as asserções a
seguir sobre os princípios destes e, assinale V se a sentença for verdadeira e
F se a sentença for falsa:
( )Aprender a fazer tem como princípio: competência para enfrentar
situações. Trabalho em equipe. Vai além da quali�cação pro�ssional
(lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( )Aprender a conhecer tem como princípio: competência para enfrentar
situações. Trabalho em equipe. Vai além da quali�cação pro�ssional
(lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos por máquinas).
( )Aprender a viver juntos tem como princípio: viver em conjunto.
Administrar con�itos. Participar de projetos comuns.
( )Aprender a fazer tem como princípio: aprender a compreender, a pensar.
Reinventar o pensar e reinventar o futuro. É mais do que aprender a
aprender.
( )Aprender a ser tem como princípio: desenvolvimento pleno do ser
humano: criatividade, espiritualidade, inteligência, iniciativa, pensamento
autônomo e crítico, entre outros fatores. 
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. V F V V F.
Conteúdo: 
Desa�os e perspectivas. Silva destaca que, Gadotti (2000), pautado nas ideias de
Jacques Delore (1998), faz uma re�exão sobre a educação do futuro. O autor aponta
alguns princípios que devemos seguir para caminhar na educação do século XXI: 
aprender a conhecer; 
aprender a fazer; 
b. V F V F V.



A resposta correta é: V F V F V..
aprender a viver juntos; 
aprender a ser. Sobre estes princípios, enfatiza-se: 
Aprender a conhecer tem como princípio: 
aprender a compreender, a pensar. Reinventar o pensar e reinventar o futuro. É
mais do que aprender a aprender. Aprender a fazer tem como princípio: 
competência para enfrentar situações. Trabalho em equipe. Vai além da
quali�cação pro�ssional (lembrando que muitos dos afazeres hoje são substituídos
por máquinas). Aprender a viver juntos tem como princípio: 
viver em conjunto. Administrar con�itos. Participar de projetos comuns. Aprender a
ser tem como princípio: 
desenvolvimento pleno do ser humano: 
criatividade, espiritualidade, inteligência, iniciativa, pensamento autônomo e crítico,
entre outros fatores. Portanto, a sequência correta é: 
verdadeiro, falso, verdadeiro, falso, verdadeiro. Páginas: 
107 e 108.
c. F V F F V.
d. F F V V V.
e. F V V F F.
Questão 8
Correto
Como princípio de democracia, Freire propõe uma educação com base no
diálogo, desprovida de opressão e violência. Isso re�ete em muitos aspectos
o momento histórico vivido - Regime Militar. Ele critica a educação
tradicional, chamando-a de “educação bancária”, ou seja, os alunos são
méritos depositários do saber. De acordo com a concepção freireana,
ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho, pois a educação é um
ato de amor e de comunhão entre os homens. Considerando os estudos de
Paulo Freire e seu modo de pensar a educação, analise as asserções a seguir:
I-Na concepção de Paulo Freire, professor e aluno são entendidos como
sujeitos ativos do conhecimento.
II-Na concepção freireanao professor é aquele que coordena os debates e
consegue adaptar o encaminhamento da aula conforme as necessidades e
características do grupo, permitindo que o aluno participe ativamente.
III-Para Freire, por meio de grupos de discussões, conversas e entrevistas são
selecionadas “palavras geradoras” (provenientes do cotidiano dos alunos)
para engatilhar o estudo da língua portuguesa e demais disciplinas. 
É correto o que se a�rma em:
Escolha uma:
a. I e III.
Conteúdo: 
Paulo Freire e a educação. Silva destaca que, na concepção freireana, professor e
aluno são entendidos como sujeitos ativos do conhecimento. O professor é aquele
que coordenaos debates e consegue adaptar o encaminhamento da aula conforme
as necessidades e características do grupo, permitindo que o aluno participe
ativamente. Por meio de grupos de discussões, conversas e entrevistas são
selecionadas “palavras geradoras” (provenientes do cotidiano dos alunos) para
engatilhar o estudo da língua portuguesa e demais disciplinas. Portanto, todas as
asserções estão corretas. Página: 
125.
b. Todas as alternativas.

c. II e III.
d. I e II.
e. III.
A resposta correta é: Todas as alternativas..
Questão 9
Correto
O Movimento de Educação de Base (MEB) foi criado em 1961, pela
Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), sendo um programa de
educação de base através de escolas radiofônicas, que deveria alcançar
regiões subdesenvolvidas, realizando uma educação que superasse a visão
materialista. Através dele, a formação humana deveria acontecer em todas
as dimensões: política, social, cultural, espiritual, moral, etc. Entretanto, as
aulas ministradas encontravam-se longe da realidade dos trabalhadores
rurais que as escutavam. Por isso, o MEB foi aprofundado e, em 1962, com o
Encontro Nacional de Coordenadores, traçou-se um novo plano de ação
para o movimento. De acordo com este novo plano e seus objetivos, analise
as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a
sentença for falsa:
( )Alfabetização e iniciação em conhecimentos que se traduzam no
comportamento prático de cada homem e da comunidade, no que se refere:
a saúde e a alimentação (higiene); ao modo de viver (habitação, família,
comunidade); as relações com os semelhantes (associativismo); ao trabalho
(informação pro�ssional); ao crescimento espiritual.
( )Alienação do povo, levando-o a permanecer nas condições que se
encontra, acreditando de que o Estado se interessa por sua formação.
( )Conscientização do povo, levando-o a descobrir o valor próprio de cada
homem; despertar para os seus próprios problemas e provocar uma
mudança de situação; buscar soluções, caminhando por seus próprios pés;
assumir responsabilidades no surgimento de suas comunidades.
( )Animação dos grupos de representação, promoção e pressão.
( )Desvalorização da cultura popular, diminuindo, erradicando e contrariando
as riquezas culturais próprias do povo. 
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
Conteúdo: 
Movimento de Educação de Base. Silva enfatiza que,a partir do novo plano de ação
do MEB, seus objetivos eram aalfabetização e iniciação em conhecimentos que se
traduzam no comportamento prático de cada homem e da comunidade, no que se
refere: 
a saúde e a alimentação (higiene); 
a. V F V V F.

A resposta correta é: V F V V F..
ao modo de viver (habitação, família, comunidade); 
as relações com os semelhantes (associativismo); 
ao trabalho (informação pro�ssional); 
ao crescimento espiritual.Conscientização do povo, levando-o a descobrir o valor
próprio de cada homem; 
despertar para os seus próprios problemas e provocar uma mudança de situação; 
buscar soluções, caminhando por seus próprios pés; 
assumir responsabilidades no surguimento de suas comunidades.Animação dos
grupos de representação, promoção e pressão.Valorização da cultura popular,
pesquisando, aproveitando e divulgando as riquezas culturais próprias do povo.
Sendo assim, a sequência correta é: 
verdadeiro, falso, verdadeiro, verdadeiro, falso. Página: 
121.
b. V F V F V.
c. F V V F F.
d. V V V F F.
e. F V F F V.
Questão 10
Correto
“Além de ser adotada, em alguns países, na vida prática, a teoria marxista foi
utilizada como meio de mudança intelectual, sobretudo de áreas de história,
sociologia, �loso�a e outras ciências sociais, áreas notadamente
in�uenciadas pelos pensamentos de igualdade social de Marx e Engels
(1978).” (Livro da Disciplina, FAEL, 2014). Desta forma, Marx dedica seus
estudos, também à educação, considerando seus ideários, analise as
sentenças a seguir e assinale V se for verdadeira e F se for falsa:
( )Para Marx, a educação era usada pela burguesia como meio de
dominação, na qual a classe dominante controlava o conhecimento
adquirido da classe dominada.
( )A escola, mesmo servindo aos interesses do capitalismo não deixou de ser
um ambiente de transformação social, formando cidadãos re�exivos e
críticos.
( )Marx pregava uma educação que não fosse destinada a uma classe
especí�ca.
( )Para Marx somente uma escola que rompesse com as amarras do
capitalismo poderia promover uma mudança social.
( )Para Marx o conhecimento técnico e industrial deveria chegar,
exclusivamente a classe dominada. 
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
Escolha uma:
a. F V V F F.
b. V F V F F
Conteúdo: 
Marxismo e a educação. Silva enfatiza que, para Marx, a educação era usada pela
burguesia como meio de dominação, na qual a classe dominante controlava o
conhecimento adquirido da classe dominada. A escola que servia aos interesses do
capitalismo só poderia se tornar um ambiente de transformação quando quebrasse
as amarras da alienação e dominação. Marx pregava uma educação que não fosse
destinada a uma classe especí�ca. O conhecimento técnico e industrial deveria
chegar a todos. Somente uma escola que rompesse com as amarras do capitalismo
poderia promover uma mudança social. Sendo assim, a sequência correta é: 
c. V F V V F.

A resposta correta é: V F V V F..
verdadeiro, falso, verdadeiro, verdadeiro, falso. Página: 
116.
d. V F V F V.
e. F V F F V.

Mais conteúdos dessa disciplina