Buscar

Atividade de Contextualização e Atualidades

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO E ATUALIDADES
	NOME DOS COMPONENTES DO GRUPO
	
Igor Moreira dos Santos 
	PROPOSTA
	Pesquise projetos de Responsabilidade Social e/ou de promoção da Sustentabilidade que problematizem, de alguma forma, as questões da terceira idade, no Brasil. 
A pesquisa poderá ser realizada presencialmente, visitando uma iniciativa em curso ou virtualmente, através de sites da Internet (organizações do terceiro setor, artigos acadêmicos ou científicos).
	APRESENTAÇÃO DO TÍTULO DA ATIVIDADE
	
	INDICAÇÃO DO FORMATO DA ATIVIDADE ( exemplo: enquete, exposição de fotos, construção de painel, análise textos literários, análise de música, produção de filmes, etc)
	
	OBJETIVO DA ATIVIDADE
	
Proporcionar aos idosos a melhoria da qualidade de vida, a superação das necessidades básicas relativas às expectativas de cada indivíduo, sem, entretanto hierarquizá-las, que aspira uma satisfação psicossociocultural, para a sua gratificação pessoal.
Restabelecer a sociabilidade, despertar nos praticantes, atitudes que enriqueçam a sociabilidade, fundamental para a melhoria do seu relacionamento e participação social.
Proporcionar ao idoso, através de conhecimentos básicos adquiridos durante sua participação no projeto, condições necessárias para gerir suas ações e elaboração de uma consciência crítica.
Despertar a valorização de si, encontrar-se consigo e seus valores. 
Exercitar o pensamento crítico, a observação e a distinção entre os tempos de ficção/fantasia e realidade.
Recordar e experenciar a narrativa no contemporâneo.
Desenvolver a arte de contar histórias, do encontro do que já passou com o que é atual, com a presença das ausências, com as diferentes gerações, com os fantasmas vagantes em algum lugar da memória e das possibilidades de se produzir.
Proporcionar o encontro entre gerações, desta forma desenvolvendo o respeito de ambas.
	DESENVOLVIMENTO (Apresentação da maneira como a atividade será desenvolvida: etapas, procedimentos, roteiro etc)
	Faça uma análise crítica do projeto, destacando os seguintes aspectos:
Nome do projeto
Nome da organização responsável
Local / região de atuação
Resumo das iniciativas desenvolvidas
Análise crítica sobre a experiência (pontos fortes, pontos fracos, principais resultados, desafios e aprendizagens)
Fontes consultadas
	METODOLOGIAS ( recursos que serão utilizados)
	
Na primeira etapa do projeto foi utilizado de ações preventivas e educativas para propiciar a melhoria da qualidade de vida na Idade Madura. Desenvolveu-se encontros semanais propiciando a escuta qualificada evidenciando a necessidade dos Idosos em se expressar, atividade de entretenimento e sociabilidade entre os membros da instituição. Sendo desenvolvido com um grupo de 15 a 20 pessoas, possibilitando pleno desenvolvimento das atividades e dinâmicas propostas a cada encontro.
Onde foram desenvolvidas as seguintes dinâmicas:
1( Sessão:- Jogo do Novelo 
Objetivo: Conhecer a história de vida de cada indivíduo e proporcionar a integração entre os integrantes do grupo de convivência.
2( Sessão:- Juventude e Comunicação
Objetivo: Favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo.
3º Sessão:- Pesquisa
Objetivo: Obter conhecimentos, informações sobre problemas da realidade do lugar onde vive. Desenvolver o senso crítico sobre a realidade. Obter vários informes em pouco tempo.
4º Sessão:- O tempo não para...
Objetivo: Atividade que exercita o pensamento crítico, a observação e a distinção entre os tempos de ficção/fantasia e realidade.
	REFERÊNCIAS 
	Se for o caso, inclua aqui as referências e fontes consultadas para realização desta atividade.
	O trabalho deverá ser apresentado em Word, entre 2 e 4 páginas (ver modelo)
Fonte: Arial ou Times New Roman, 12, espaçamento simples.
Desenvolvimento do Trabalho
Todas as atividades propostas para o desenvolvimento psicossocial dos Idosos que se encontram inseridos em um ambiente asilar obteve êxito em seus resultados. 
Na primeira etapa do projeto foram propostas dinâmicas em grupo, de 04 Idosos, para melhoria da qualidade de vida, reconhecer suas necessidades atuais devido ao avanço da idade, sociabilidade, pensamento autocrítico, valorização de si. Todos estes aspectos foram desenvolvidos em cada dinâmica em grupo, através de 6 sessões que se executaram em encontros semanais.
A primeira sessão que se propôs o conhecimento de cada indivíduo do asilo foi de total compreensão dos indivíduos para sua execução e o objetivo foi alcançado, sendo importante este conhecimento entre os Idosos que ali se inserem, pois mesmo vivendo juntos muitos não conversam entre si e não tiveram a oportunidade de se conhecerem com mais afinco a história de vida do companheiro.
A segunda sessão foi desenvolvida por uma dinâmica de pensamento crítico, através de figuras tinham que se expor, dizendo quais os pensamentos e questionamentos que a figura lhes traziam. Sendo esta sessão uma das quais os Idosos demonstraram mais dificuldades para desenvolverem, suas respostas eram curtas e desta forma tiveram que ser estimulados dentro de suas respostas.
Na terceira sessão foi desenvolvido um questionário individual para com os Idosos, dentro o qual deveriam responder sobre seus sentimentos, familiares e sobre aspectos do ambiente que atualmente residem. A dificuldade que se obteve dentro da pesquisa foram nas perguntas que se referiam a sentimentos, muitos não sabiam o que responderem e encontravam dificuldades. Quando a pergunta se referia a sentimentos sobre seus colegas no ambiente asilar as respostas se formavam imediatamente. 
Na quarta sessão seria apresentado aos Idosos um filme, Up – Altas Aventuras, onde a atividade exercitaria o pensamento crítico, a observação e a distinção entre os tempos de ficção/fantasia e realidade. Esta sessão se executaria fora do ambiente asilar, no Centro de Aprendizagem do CRAS, mas devido a problemas de saúde da Assistente Social responsável pelo asilo não foi possível executar a sessão, desta forma foi adiada para ser executada durante a última sessão do projeto.
Considerações Finais
A referência deste estudo foi a qualidade de vida na terceira idade, tendo a conclusão da percepção subjetiva da mesma. De acordo com este grupo, a qualidade de vida é definida como a percepção que o indivíduo tem sobre sua posição na vida, considerando o contexto de sua cultura e de acordo com os sistemas de valores da sociedade em que vive, bem como em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. (IRIGARAY e TRENTINI, 2009).
A qualidade de vida é um conceito difícil de ser medido, pois apresenta uma avaliação única, individual, além disso, os valores de referência do indivíduo podem mudar com o passar do tempo. Como exemplo tem as atitudes de indivíduos de gerações divergentes, que foi possível observar neste estudo. Enquanto a geração jovem possue atitudes autocríticas, sociabilidade enriquecida, participação social, consciência crítica, valorização de si apesar dos conflitos psicológicos na fase da adolescência e vocabulário contemporâneo, a geração mais idosa se encontra em contraposição a estes aspectos.
Não podemos também considerar o Idoso como um indivíduo estagnado no tempo, este indivíduo precisa apenas de atenção, mas não de cuidados extremos, precisa ser ouvido com dedicação e ser compartilhado através de sua história de vida.
Deste modo, os Idosos clamam por carinho, atenção, amor, consideração e compreensão, finalizando assim o estágio oferecendo-lhes um dos presentes mais gratificantes para cada um deles, a publicação de suas histórias, as quais serão degustadas e saboreadas por cada indivíduo que alcançará esta etapa da vida.
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando