Buscar

Introdução a percepção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Percepção: aula introdutória
Disciplina PSI1010 Processos Psicológicos Básicos I
Professora Albenise de Oliveira Lima
As pessoas variam na sua forma de perceber:
Mulheres grávidas (hormônios)
Animais: cachorro (faro); falcão (acuidade visual); morcego (audição).
O que é percepção:
A percepção define-se como o processo de organizar e interpretar dados sensoriais recebidos (sensações) para desenvolver a consciência do ambiente que nos cerca e de nós mesmos.
A percepção é determinada ao mesmo tempo por:
A) Condições do estímulo;
B) Pelas características do observador. 
Em outras palavras, a percepção sofre influências de fatores internos e externos ao sujeito.
Fatores externos dizem respeito à intensidade, contraste, movimento e congruência do estímulo. Fatores internos estão ligados às características do observador: motivação, experiência, atitudes, personalidade e ajustamento pessoal.
Estímulo:
Estímulo estruturado: a percepção é determinada pelo estímulo existente. Os valores e motivos do observador não importam, nesse caso. Quando lidamos com o estímulo estruturado, a percepção corresponde ao estímulo envolvido. Exemplo, um vaso de flores.
Estímulo ambíguo: nesse caso o estímulo não é estruturado e a percepção é determinada pelas características internas do indivíduo e por fatores externos, como a sugestão, por exemplo.
Os motivos, atitudes, experiências anteriores e a opinião dos outros exercem importante papel para determinar a percepção. Exemplo, olhar um borrão de tinta. Quando eu pergunto o que você percebe em um borrão de tinta, eu estou enfatizando suas características internas. A mesma coisa quando olhamos as nuvens.
Esquema de Referência:
O conhecimento dos fatores internos e externos na percepção reflete-se no conceito de “esquema de referência”. Por exemplo: podemos dizer que o empregador ou empresário, tem um esquema de referência enquanto o empregado ou operário tem outro. Com isso afirmamos que a percepção dos dois grupos difere em virtude de valores e motivações diferentes. Em outras palavras, o mesmo estímulo é percebido de modo diferente segundo os valores ou motivos do observador.
Escala de Referência:
São escalas de valores que o observador constrói para usar no julgamento ou discriminação de algo. Elas refletem a experiência prévia do indivíduo. Dessa forma, duas pessoas podem julgar o mesmo estímulo de forma diferente. Por exemplo: um aluno que só tira 10 nas provas achará muito ruim tirar um 7. Outro aluno que está para ser reprovado, ficará feliz com o 7.
Uma pessoa pode julgar um filme como monótono e outra julgar o mesmo filme como um filme clássico maravilhoso. 
Síntese:
Fatores que influenciam a percepção: fatores internos (características do observador): motivos, atitudes, personalidade, ajustamento pessoal; fatores externos: cultura, sociedade.
No caso dos estímulos ambíguos, o indivíduo tende a ser influenciado pelo que os outros dizem. Exemplo, em uma situação de guerra, atacar antes de ser atacado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais