Buscar

LIGACAO IONICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LIGACAO IONICA
E AQUELA QUE OCORRE COM A TRANSFERENCIA DE ELECTRES NETRE METAIS E AMETAIS 
ESTE TIPO DE LIGACAO OCORRE ENTRE ATMOS CUJOS ELEMENTOS CONSTITUINTES TEM UMA GRANDE TENDENCIA PARA PERDER OU GANHAR ELECTROES, FORMANDO RESPECTIVAMENTE OES POSITIVOS E NEGATIVOS 
exemplos de ligacao ionica
As ligações iônicas, geralmente estabelecida entre um metal e um ametal (não metal), formam os compostos iônicos: elementos sólidos, duros e quebradiços que apresentam alto pontos de fusão e ebulição, além de conduzirem corrente elétrica quando dissolvidas em água. Alguns exemplo de ligações iônicas:
Na+Cl- = NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha)
Mg+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio)
Al+O- = Al2O3 (Óxido de Alumínio)
AS FORCAS ELECTROSTATICAS (DE ATRACAO E REPULSAO)EXISTENTES NAS SUBSTANCIAS COM0 LIGACAO IONICA FAZEM COM QUE OS IOES ESTAJAM DISPOSTOS DE FORMA ORGANIZADA E BEM DEFINIDA. AO REDOR DOS IOES DE FORMA POSITVA(CATIAO), SITUAM-SE OS OES COM CARGA NEGATIVA(ANIOES). ESTA ORGANICACAO E DENOMINADA POR REDE CRISTALINA OU REDE IONICA. 
OBSERVAMOS A FIGURA.
NOS COMPOSTOS IONCOS,AS ESTRUTURAS, AS ESTRUTURAS CRISTALIZADAS sao formados por ioes, sendo, por isso, denominadas de rede ionica. 
Cristais 
Sao corpos solidos constituidos por atomos, moleculas ou ioes que estao interligados por forcas de accao mutua estruturadas numa rede cristalina.
Propriedades das substancias ionicas
As substancias com ligacao ionica sao constituidas por ioes (catioes e anioes)
e apresentam as seguintes propriedades:
Sao geralmente solidos quebradicos;
Entre os atomos, a diferenca de electronegatividade é superior a 1,7( ∆En>1.7);
Apresentam pontos de fusao e ebulicao elevados;
Sao na sua maioria soluveis em agua;
Os ioes ligam-se atraves de forcas electrostacticas;
Conduzem a corrente electrica apenas quando fundidos ou solucao aquosa.
 
Ligacao Covalente
É aquela que ocorre com partlha de electroes entre elementos ametalicos, isto é, entre atomos que necessitam de ganhar electroes para atingir a estabilidade quimica.
Ligação covalente simples	
Neste tipo de ligação covalente, os átomos “dividem” um elétron de cada elemento buscando a estabilidade de ambos, de acordo com a regra do octeto. Na formação do gás cloro (Cl2), há o compartilhamento de um elétron de cada átomo de Cloro:
Ligação covalente dupla
Neste tipo de ligação covalente, os átomos “dividem” dois elétrons de cada elemento buscando a estabilidade de ambos, de acordo com a regra do octeto. No caso da água (H2O), há o compartilhamento de um elétron de cada átomo de hidrogênio com os elétrons de apenas um átomo de oxigênio:
Ligação covalente coordenada ou dativa
Neste tipo de ligação covalente, os átomos “dividem” os elétrons da camada de valência e, quando há pares de elétrons disponíveis, é feito a “doação” destes elétrons com outro átomo, é o que ocorre com o dióxido de enxofre (SO2), quando há a formação da molécula do gás, há o compartilhamento de dois elétrons de oxigênio com um átomo de enxofre e há a doação de um par de elétrons do oxigênio para outro átomo de enxofre:r
Propriedades das substancias com ligacao covalente (substancias moleculares ou covalentes)
 Sao geralmente constituidas por atomos ou moleculas no estado gasoso, liquido ou solido;
Apresentam rede os pontos de fusao e ebulicao relativamente baixos;
Na sua maioria nao conduzem a corrente electrica. As moleculas polares conduzem a corrente electrica quando em solucao aquosa; 
Apresentam rede cristalina molecular e atomica.
Ligação metálica
Ligação metálica – é a ligação que ocorre entre átomos de metais. Esta ligação é caracterizada por forças de tracção entre os catiões dos metais e os electrões livres. Os electrões livres são atraídos pelos núcleos dos outros iões positivos vizinhos.
Nesse tipo de ligação, os electrões de valência constituem uma núvem electrónica que se estende em toda estrutura, sendo assim, consebendo uma rede metálica.
Num cristal metálico, os iões positivos distribuem-se de uma forma regular em posições fixas, rodeados por um ‘mar’ ou uma ‘nuvem’ de electrões.
As expressões ‘nuvem de electrões’ ou ‘mar de electrões’ são utilizadas para designar electrões livres.
As posições fixas dos iões postivos resultam da existência de forças electrostáticas atractivas entre electrões livres e os núcleos de iões positivos vizinhos.
A ligação metálica é mais forte quanto maior for o número de electrões livres para cada átomo metálico.
Propriedades das substâncias com ligação metálica(substâncias metálicas):
São geralmente sólidas à temperatura ambiente, excepto mercúro, que é o único metal líquido;
Apresentam um brilho metálico característico;
Apresentam pontos de fusão e ebulição elevados;
São bons condutores de calor;
São bons condutores de corrente eléctrica;
São maleáveis;
São dúcteis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando