Buscar

As Partes Interessadas e Sua Posição Diante do Projeto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

As Partes Interessadas e Sua Posição Diante do Projeto
Temos as seguintes partes interessadas identificadas e seu interesse e posição frente ao projeto:
A) Equipe de Projeto: apoiadores.
B) Gerente do Departamento a ser reformulado/reorganizado: resistente.
C) Equipe do Departamento: apoiadores.
D) Dono da Empresa – patrocinador: entusiasta.
E) Gerente de Outros Departamentos: neutro.
O quadro acima é uma ferramenta do processo de identificação de partes interessadas, onde colocamos em diferentes quadrantes as partes interessadas de acordo com seu poder e influência. Eu trouxe esta ferramenta para o planejamento de gerenciamento de partes interessadas porque vamos utilizar ela em conjunto com outra ferramenta, que irá resultar na orientação que queremos dar para o engajamento entre as partes. A ferramenta a qual me refiro já foi utilizada: é a definição de neutralidade, resistência, apoio, entusiasmo e ainda outras que podem ser verificadas ao lado de cada uma das partes interessadas indicadas acima do quadro apresentado.
Mais uma vez, o resultado é simples. No começo do projeto é possível que você chegue aqui e seu plano de gerenciamento das partes interessadas se resuma a uma planilha com o nível de engajamento atual das partes (apoiadores, resistentes e etc.) e o nível que você precisa atingir para que o projeto seja um sucesso.
Exemplo:
Parte interessada: Gerente de outros departamentos.
Nível atual de engajamento: neutros.
Nível necessário de engajamento: apoiadores.
O Que Realmente Interessa
O que mais me interessa enquanto gerente de projetos é a análise qualitativa das partes interessadas. O gerente de departamento que irá ser reformulado, neste exemplo, é resistente porque ele pode vir a perder seu emprego. As pessoas daquele departamento estão apoiando o projeto porque querem mudanças positivas, por exemplo. Outros gestores estão tão ocupados que não conseguem prestar atenção no projeto, mas precisamos de sua ajuda. Como vamos fazer isso acontecer? A resposta é, no ponto de vista deste autor, o seu verdadeiro plano de gerenciamento das partes interessadas – que será complementado perfeitamente com seu plano de gerenciamento de comunicações, que é o instrumento de engajamento ou de realização do que for planejado aqui e que também precisa de planejamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando