Buscar

REENGENHARIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
REENGENHARIA
A reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos.
*
*
A reengenharia é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturtas organizacionais, sistemas de informação e valores de organização objetivando uma guinada nos resultados do negócio”.
*
*
A metodologia da implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases:
1ª Fase: Preparação: consiste em listar os processos da empresa, selecionar um ou mais processos a redefinir e mobilizar recursos para o projeto;
2º Fase: Planejamento: devem-se garantir os meios (tempo, pessoas e orçamento), estruturar as equipes de trabalho e distribuir tarefas;
3ª Fase: Implementação: analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo (visão cliente/resultado esperado), avaliar o impacto da mudança e implementar o mesmo;
4ª Fase: Avaliação: medir e comunicar os resultados, controlar o processo e gerir o impacto das alterações nos outros processos.
*
*
A ciência da Reengenharia é subdividida em três níveis de análise:
Reengenharia de cargos ou tarefas,
Reengenharia de processos e
Reengenharia organizacional da empresa. 
*
*
 Reengenharia organizacional trata de replanejar a empresa como um todo, traçando novas estratégias competitivas. 
*
*
“As constantes lutas e batalhas ao longo dos séculos fizeram com que os militares começassem a pensar antes de agir. A condução das guerras passou a ser planejada com antecipação”
Idalberto Chiavenatto
*
*
Um Planejamento Estratégico aumenta a probabilidade de que, no futuro, a organização esteja no local certo, na hora certa. Um plano estratégico oferece uma visão de futuro. Independente do porte da organização, o plano estratégico indica a direção certa. 
*
*
Análise de ambiente interno e externo
*
*
Formulação de Estratégias 
As estratégias são escritas com base na análise de ambiente levantada, após uma priorização de principais objetivos e agrupamento por temas. A estratégia precisa estar voltada para o futuro da organização, porém para ser bem descrita necessita estar de acordo com as etapas anteriores.
*
*
Implementar projetos e controlar
É denominado de Plano de Negócios o resultado deste planejamento
*
*
*
*
*
*
Já a Reengenharia de processos, enxuga os processos ou procedimentos que envolvem a operação global da empresa.
*
*
Exemplo de Reengenharia de Processos
Um dos principais aliados a Reengenharia de Processos é o Downsize.
Estudo de caso: Modelagem de cabelos 
Até a década de 70: Enrolar com bobs, secar naturalmente (média de 6 horas) ou com secador de pé (média de 1 hora), em seguida fazer touca para os dois lados, com 60 minutos cada ou 15 minutos no secador de pé. Retirar os grampos ou clipes e pentear com escova larga ou pente. – Tempo mínimo de realização: 2 horas
A partir da década de 80: Modelar o cabelo utilizando escova cilindrica de calibre, pequeno, médio ou grosso e secador de mão. Tempo de realização: 40 minutos
*
*
Reengenharia de tarefas ou cargos refere-se a alterações das funções de modo a aumentar a contribuição de cada colaborador de acordo com os objetivos estratégicos da organização.
*
*
Ferramenta da Reengenharia de tarefas ou cargos
PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS
O plano de cargos e salários descreve os cargos e suas atribuições, bem como determina o salário inicial e os níveis salariais para possíveis promoções.
Há dois tipos de promoção: horizontal e vertical.
Promoção horizontal: conserva o cargo e muda o salário
Promoção vertical: muda o cardo e/ou o salário
*
*
DOWNSIZE
O Downsize surgiu como uma necessidade de solucionar o excesso de burocracia que se verificava em muitas organizações, o que, além da morosidade, dificultava a tomada de decisões e a adaptação às novas realidades ambientais. Muitas organizações adotaram com razoável os conceitos e as técnicas fornecidas pela Teoria da Burocracia mas, com o aumento dos níveis concorrenciais e da turbulência é necessário repensar as estruturas e métodos de tomada de decisões e aumentar a rapidez e resposta.
*
*
Para as empresas, quanto mais baixo for o nível hierárquico em que as decisões são tomadas, melhores serão os seus resultados, para isso é essencial a diminuição da pirâmide da empresa, esta diminuição facilita a comunicação. A chave para o sucesso de ideias como esta é a criação de sistemas que sejam pequenos (em termos de tamanho e não de potência), flexíveis e distribuíveis.
*
*
O downsizing dos sistemas de informação tem sido associado ao conceito de eliminação dos excessos de burocracia da infraestrutura nas empresas. Alguns objetivos buscados com implantação de um processo de downsizing são: 
custos menores;
maior rapidez nas respostas e tomadas de decisões; 
menores distorções nas comunicações; 
delegação de poder a pessoas de maior produtividade.
*
*
Exemplo de downsize em uma empresa de Beleza
Controle de serviços realizados dentro de um Centro de Beleza
Forma antiga – comanda de dois corpos numeradas e entregue ao cliente após a realização do serviço para pagamento na recepção.
Forma atual – cartão magnético onde são armazenados os serviços que serão digitados pelo profissional através do número do cartão.
*
*
BENCHMARKING
No início dos anos 80 os EUA já haviam percebido como seus produtos e serviços estavam "defasados" em relação ao mercado global, enfrentando forte concorrência dentro se sua casa principalmente em relação aos países orientais, tais como Japão, Coréia, Taiwan (China Ocidental), Hong-Kong etc.
*
*
Estava evidente, aquela altura, que os países orientais tinham desenvolvido após a 2ª guerra mundial, uma cultura de Qualidade tanto a nível industrial como administrativa, que havia provado ser capaz de, em poucos anos, colocar produtos no mercado atendendo a um nível elevado de satisfação de clientes com preços extremamente competitivos. Na verdade, esses produtos não tinham grandes inovações nem eram tão radicalmente diferentes. Ao contrário, eles tinham pequenas melhorias, que supriam algumas novas necessidades, isto é, que atendiam a expectativas dos clientes com alguns serviços a mais. E não custavam mais, pelo contrário, muitas vezes custavam até menos.
*
*
Podemos dizer que Benchmarking é uma atividade de comparação, avaliação e acompanhamento permanentes, voltada para a implantação contínua de melhores produtos/serviços, através de inovações graduais mas constantes nos processos de trabalho.
*
*
Exemplos de Benchmarking
Benchmarking é na verdade uma ferramenta de melhoria contínua, que desconhece fronteiras, línguas, culturas, burocracias e segredos. Seja onde for, de que forma for, o empreendedor estará sempre procurando quem é o "top" de determinado produto ou serviço, e como ele consegue sê-lo. Vai lá, olha, troca informações, aprende, dá o seu produto/serviço e a forma como faz, estuda o produto/serviço do outro, e a forma como ele o faz, e inova (faz com algo a mais, de forma mais barata).
*
*
EMPOWERMENT
Empowerment é uma abordagem de projeto de trabalho que objetiva a delegação de poder de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.
*
*
Como dimensões tratadas têm-se:
a visão compartilhada
a estrutura organizacional e o gerenciamento,
a responsabilidade pela gestão do conhecimento e aprendizagem e
o reconhecimento institucional dos funcionários.
 A diversidade do empowerment é analisada em função de dois tipos de autoridade para tomada de decisão: sobre o conteúdo
do trabalho e a sobre o contexto do trabalho. 
*
*
Com base nesta análise, os seguintes tipos de empowerment são apresentados:
Nulo – liderança laisse-faire
estabelecimento de atividades – liderança paternalista e democrática
Participativo – liderança participativa
definição de missão – liderança autocrática
Auto-gerenciamento - liderança sinérgica
*
*
TERCEIRIZAÇÃO
Terceirizar uma atividade nada mais é que repassar a terceiros a sua realização. Em termos empresariais, podemos dizer que é o repasse de uma atividade MEIO a terceiros.
*
*
Atividade meio é aquela que se presta a dar condições que uma empresa atinja seus objetivos sociais. Por exemplo: uma empresa que fabrica roupas (atividade fim) necessita contratar uma outra empresa que lhe preste serviços de limpeza. A atividade de limpeza, no exemplo que acabamos de utilizar, se constitui em atividade meio da confecção.
Em outras palavras, terceirizar é entregar a terceiros atividades não essenciais da empresa. A empresa tomadora (a que irá terceirizar alguma atividade meio) contrata um prestador de serviços para executar uma tarefa que não esteja relacionada o seu objetivo principal.
*
*
Algumas vantagens da Terceirização para as Empresas:
- Concentração de esforços (Focalização) 
- Adaptação às mudanças (Flexibilização) 
- Agilização de Processos 
- Melhoria de Qualidade 
- Melhoria de Produtividade 
- Redução de Custos 
- Redução de Imobilizado 
- Liberação de Espaço 
- Criação de Ambiente propício ao surgimento de inovações 
- Formalização de Parcerias 
- Valorização profissional 
- Sinergia entre Empresas 
- Ampliação de mercado para Micros, Pequenas e Médias Empresas. 
*
*
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Por definição, uma Aliança Estratégica Comercial, é a união circunstancial de dois (ou mais) sócios, onde uma das partes aporta os produtos/serviços e a outra parte seu mercado de clientes e de relacionamentos com o objetivo concreto mediante uma parceria, de gerar novos negócios com benefícios de ganhos para ambas as partes.
*
*
NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
A organização está dividida em três níveis, são eles:
 Estratégico, Institucional ou Alta Administração – representada pela presidência, vice-presidência e pela diretoria. Responde pelo direcionamento maior das operações e pelas operações da organização. É de sua responsabilidade o desenvolvimento de políticas, estratégias e de estabelecer metas para a organização como um todo. Determina os objetivos de longo prazo e a direção para a organização como um todo. Este nível da administração estabelece objetivos (que serão desmembrados em metas) e os repassam aos níveis hierárquicos mais baixo, até os níveis operacionais. Neste nível encontramos os gerentes de alto nível.
*
*
 Tático, Intermediário ou Média Administração – representado pelas gerências de Departamento ou Setor. Determina que produtos ou serviços abastecerão o mercado, decidindo que público-alvo será alcançado, que estratégias gerais e políticas serão transformadas em objetivos / metas para a atividade da administração no nível de operações. É de sua responsabilidade a direção e coordenação das atividades dos administradores de primeiro nível e outras pessoas não-gerentes. Coordena e decide que produtos ou serviços serão produzidos. Neste nível encontramos os gerentes de nível médio. 
*
*
 Operacional ou Administração Operacional – representado pelos gerentes de vendas, chefes de seção ou supervisores de produção. É responsável diretamente pela produção de bens ou serviços. Coordena a execução das tarefas de todo pessoal operacional. Neste nível encontramos os gerentes de primeira linha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais