Buscar

1ª TESTE RESISTENCIA DOS MATERIAIS 26 09 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
CAMPUS DE ARIQUEMES
Departamento de Engenharia de Alimentos
	
Professor: Roberto Marchiori					 Ariquemes, 26 de setembro de 2017
Acadêmico (a): Lucimar Costa de Sales		
 						
1º TESTE DE RESISTÊNCIA DE MATERIAIS 
Exercício 1 
a) Explique o que é o coeficiente de elasticidade e de um material. 10 pontos
R: A elasticidade é a capacidade que o material deve ter de se deformar quando submetido a um esforço, e de voltar à forma original quando o esforço termina. Quando se fala em elasticidade, o primeiro material a ser lembrado é a borracha, embora alguns tipos de materiais plásticos também tenham essa propriedade. Porém, é preciso lembrar que o aço, quando fabricado para esse fim, também apresenta essa propriedade. É o caso do aço para a fabricação das molas.
b) Imaginando de ter um cabo de diferentes materiais e mesmas características geométricas, represente um gráfico que mostre o alongamento l em função do coeficiente (módulo) de elasticidade E; é aplicada uma mesma força F de tração de 120 N, sendo Lcabo=7*103 cm, rcabo=0,5 mm; considere-se o coeficiente de elasticidade E dado pela tabela abaixo (realize o gráfico para 3 materiais). 15 pontos
	
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
Exercício 2
Dada a barra cilíndrica em figura, de raio r=5cm, composta por Al e Cu (1 e 2 na fig.1), calcule-se o alongamento da mesma quando for aplicada uma carga F=3*104 N. O comprimento total da barra é de 15m, sendo LAl = 1m. 
				
1 2	 F 	 (20 pontos)
 
Fig. 1
Exercício 3
 Considere-se uma tabua de madeira de comprimento L=30 cm, de coeficiente de dilatação térmica =4*10-5/0C.
a) Se as tabuas de madeira que compõem o casco de um barco tiverem uma excursão térmica S=30K ao longo de 24 horas, qual seria a dilatação térmica das tabuas depois de um período t=5 horas?	
				 (10 pontos)
l
 
b) Qual coeficiente de dilatação térmica deveria ter a tabua de madeira para que seu comprimento mudasse de L=2 cm devido a uma excursão térmica T=80 0C? 
(20 pontos)
l
Exercício 4 								
							 
Desenhar um diagrama indicando o valor do momento fletor, em função da distância do centro da barra, gerado pela carga P = 150 N aplicada no centro da parte inferior da barra de ferro apoiada nas extremidades. O comprimento da barra é L=3 dm (fig.2). Aonde a barra poderia quebrar com maior probabilidade? Porque?	 (20 pontos)
												 		 		
 			Fig. 2			 P
Exercício 5 								
Fig. 3
Considere-se a tora circular de diâmetro d (figura acima). Essa tora será cortada para obter uma viga, de dimensaoes b e h. Calcular a razão b/h ideal para maximizar a resistência à flexão W da viga, sabendo que para geometria da tora, vale: W = bh2/6. 		 20 pontos
Solução
Roberto Marchiori 
Rua Tancredo Neves 3450 – Setor Institucional. CEP: 76872. Tel: (69) 35353563
Página 4 de 4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais