Buscar

Estudo Socio Antro - Prova A1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - Essas criações do homem que ultrapassam a sua condição biológica é que chamamos de cultura. Para além do ambiente natural primeiro - a natureza -, nossa espécie criou um segundo ambiente, que não é natural, ao qual denominamos ambiente cultural - as sociedades humanas. A cultura compreende tudo aquilo que criamos, material e imaterialmente, a partir da nossa interação com o meio em que vivemos. Instrumentos e objetos de uso cotidiano, hábitos alimentares, vestimentas, relacionamentos interpessoais, religiões, idiomas, tecnologias, cidades etc. são invenções humanas ou simplesmente produtos da cultura.
A partir do texto acima dos estudos antropológicos, marque abaixo a alternativa correta:
R: A cultura é tudo que o homem desenvolveu a partir da sua interação com a natureza e com os outros homens para poder sobreviver e viver coletivamente
2 - O relativismo cultural é um conceito antropológico segundo o qual não é possível julgar a partir de um ponto de vista externo os padrões e valores culturais (moralidade, práticas, crenças) de uma determinada cultura. Essa perspectiva entende que existe uma incompatibilidade fundamental entre os sistemas de valores de diferentes culturas e também que não há critérios objetivos que permitam classificar as culturas entre superiores e inferiores, pois todas as culturas, segundo o relativismo cultural, devem ser vistas como igualmente aptas a preencher as necessidades de seus integrantes. Os defensores do relativismo cultural afirmam que ele é uma forma de dar voz a culturas marginalizadas e acusam a visão evolucionária de etnocêntrica, por derivar de uma disposição humana para classificar outros grupos que não o próprio como inferiores.
A partir da afirmativa acima marque a alternativa correta sobre o relativismo cultural:
R: Conceito antropológico que defende a cultura como relativa a uma sociedade,  portanto não deve ser comparada a outra cultura para efeito de um julgamento ou hierarquização entre elas.
3 - "Se um indivíduo experimentar opor-se a uma dessas manifestações coercitivas, os sentimentos que nega (por exemplo, o repúdio do público por um homem de terno rosa) voltar-se-ão contra ele. Em outras palavras, somos vítimas daquilo que vem do exterior. Assim, os fatos sociais são produtos da vida em sociedade, e sua manifestação é o que interessa a Sociologia." 
A afirmativa acima trata do pensamento de Durkheim acerca do fato social. Sendo assim, marque a afirmativa correta de acordo com o pensamento deste autor:
R: A sociologia estuda os fatos sociais que incidem sobre a sociedade em geral, ainda que despertem opiniões controversas, independentemente da vontade das pessoas.
4 - Weber também busca distinguir ação social de relação social. Para que exista uma relação social é preciso que haja um sentido compartilhado entre os atores. Exemplificando: um sujeito que está andando numa rua e pede informação a outro que vai por ali passando está estabelecendo uma ação social e não uma relação social. Neste caso, o sujeito que está fazendo a pergunta age em relação ao outro com uma motivação, a fim de atingir um determinado objetivo, porém essa motivação não é compartilhada pelo outro que oferece a informação. Todavia, se pegarmos como exemplo uma sala de aula, onde os objetivos dos sujeitos ali presentes são compartilhados, há uma relação social.
Seguindo a explicação acima podemos afirmar que para Weber:
R: Uma pessoa que pede uma explicação à outra na fila de um banco está agindo socialmente, e as pessoas que convivem num mesmo ambiente de trabalho desenvolvem uma relação social centrada na empresa.
5 - Tomando a violência como exemplo de fato social na perspectiva de Durkheim, podemos dizer que ela é geral, pois atinge a todos: pobres e ricos, ainda que de maneira diferente. Coercitiva por se impor ao individuo. No caso em tela, os ricos blindam os seus carros, enquanto o pobre tem de usar outras estratégias de prevenção. Exterioridade, uma vez que a violência existe como um dado da realidade independentemente da vontade dos indivíduos.
Partindo da afirmativa acima marque a alternativa que corresponde ao pensamento Durkheim:
R: O fato social incide sobre toda a sociedade ainda que afete a vida das pessoas e dos grupos sociais de maneira distinta.
6 - Weber definia como objeto de estudo da sociologia a ação social. Por ação social, pode-se entender a ação dotada de sentido e orientada reciprocamente. É social porque o indivíduo age, leva em conta com a resposta de outros indivíduos. Weber discorda da afirmação estruturalista de que as sociedades humanas possuem estruturas que pairam acima dos indivíduos. Segundo ele, a sociedade resultaria de um conjunto de ações individuais, privilegiando, assim, a parte sobre o todo.
Marque a afirmativa correta de acordo com o pensamento de Max Weber:
R: O comportamento humano é passível de uma explicação sociológica porque o ser humano age levando em consideração o comportamento do outro e por isso possui um significado previamente pensado
7 - No contexto do estudo sociológico, os grupos sociais constituem um elemento de grande importância, pois é no interior desses grupos que as interações sociais ocorrem, sendo estas interações o objeto de estudo do sociólogo, visto que não há interação social sem a criação dos grupos sociais, assim como não existiriam grupos sociais se os indivíduos que os compõem não interagissem.
Com base na afirmativa acima, marque a alternativa correta:
Essa eu errei, e na revisão não aparece a resposta correta.
b. O texto acima explica que os grupos sociais são a estrutura na qual se desenvolve a interação social. Ao mesmo tempo sem a interação social os grupos sociais não se desenvolvem.
8 - Uma equipe de cinco cientistas estudou e comparou mais de oito mil amostras genéticas colhidas aleatoriamente de pessoas de todo o mundo. Segundo Alan Templeton, biólogo americano que dirigiu a pesquisa, diferentemente de todas as outras espécies de mamíferos, não há raças entre os humanos porque "as diferenças genéticas entre grupos das mais distintas etnias são insignificantes". Para que o conceito de raça tivesse validade científica, "essas diferenças teriam de ser muito maiores". Ou seja, não importa a cor da pele, as feições do rosto, a estatura ou mesmo a origem geográfica de qualquer ser humano (traços que distinguem culturalmente as etnias): geneticamente, somos todos muito semelhantes.
A partir do texto acima e dos estudos antropológicos marque a alternativa correta:
R: As teorias racistas não possuem um fundamento científico uma vez que podemos afirmar que as diferenças entre os seres humanos são insignificantes geneticamente.
9 - O aparecimento da modernidade, ou das chamadas "sociedades modernas", iniciou-se no século XVI na Europa, intensificando-se nos séculos XVII e XVIII e consolidando-se no final dos séculos XVIII e XIX. Trata-se de uma época de muitas mudanças nas esferas política, econômica, social e cultural, com impacto expressivo sobre a forma como as pessoas viviam, trabalhavam e se relacionavam. Estamos falando da época do Renascimento, da Reforma Protestante, da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. Essas mudanças intensificaram-se e espalharam-se pelo mundo, mantendo-se em diferentes países, em graus diferenciados.
R: A partir do estudado e do texto acima marque a alternativa que corresponde as características da sociedade moderna:
O surgimento da sociedade moderna deu-se de maneira gradativa com a afirmação dos valores econômicos do capitalismo e do cientificismo configurando um novo tipo de organização social.
10 - Instituição social é um sistema complexo e organizado de relações sociais relativamente permanente, que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade. A partir desse raciocínio, podemos afirmar que nas instituições sociais as atividades são rotineiras e previsíveis, fazendo com que as relações entre os indivíduos sociais fiquem cada vez mais padronizadas.
Com base na afirmativa acima, marque a alternativa correta:
Essa eu errei, e na revisão não aparece a resposta correta.
c. As instituições sociais ajudam a organizar a vida em sociedade na medida em que oferece parâmetros para orientar o comportamento das pessoas no cotidiano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando